Você resolveu que precisa investir em marketing de conteúdo para alavancar os seus negócios, mas não sabe por onde começar? Ou ainda, não sabe como realizar um planejamento de conteúdo de acordo com seus objetivos? Você tem dificuldade em manter uma constância em suas publicações por falta de planejamento?

Não se preocupe! Neste artigo nós vamos te mostrar uma técnica incrível para você realizar o seu planejamento de conteúdo com eficiência.

O que é Marketing de Conteúdo?

o que é marketing de conteúdo

Se você é novo neste mundo digital, onde todas as informações e conteúdos sobre determinada empresa podem ser passadas através da internet e das redes sociais, então você precisa entender o que é o Marketing de Conteúdo.

Trata-se de uma estratégia de Inbound Marketing (ou marketing de atração), focada na criação e distribuição de conteúdo relevante através de artigos em blogs, eBooks, e textos nas redes sociais. É uma forma de publicidade on-line e de promoção de uma marca.

O marketing de conteúdo é o processo de criação, publicação e distribuição de conteúdos relevantes e personalizados para seu negócio, e se baseia na formação de visitantes e clientes fiéis, por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.

Este conteúdo visa informar ensinar e guiar clientes e possíveis clientes através do funil de vendas, com um único objetivo: engajamento e vendas.

Importância do marketing de conteúdo para os negócios

importância do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia relativamente nova no Brasil, e vem crescendo consideravelmente.

Certamente, investir nesta estratégia pode trazer benefícios incríveis para a sua empresa, entre eles estão:

  • Aumentar o tráfego orgânico do seu site ou blog;
  • Alavancar o reconhecimento da sua marca, isto é, aumentar a visibilidade do seu negócio no mercado;
  • Aumentar o engajamento com a marca;
  • Educar o mercado e o seu público-alvo sobre os produtos e/ou serviços que a sua empresa oferece;
  • Aumentar o número de vendas;
  • Impulsionar a geração de leads;
  • Reduzir os custos envolvidos em estratégias de marketing, entre outros;

Planejamento de conteúdo: aprenda agora mesmo esta técnica e dê um passo a frente nos seus negócios

Realizar o planejamento de marketing de conteúdo é essencial para a produção de material digital de qualidade e que chame a atenção do público.

Esse processo de planejamento que irá direcionar os profissionais responsáveis pela produção e evitar problemas de comunicação. Assim, gerando maior produtividade, menos custos e uma otimização do tempo.

Daí a importância em realizar o planejamento de conteúdo. Através desta ação você consegue não só produzir melhor, como também acompanhar a produção de perto.

E para te ajudar na sua organização e planejamento de conteúdo te apresentados o Trello.

Este é um aplicativo destinado ao gerenciamento de projeto e é, na atualidade, considerado um dos aplicativos mais eficazes para aumentar a produtividade.

Com o Trello você consegue não só realizar o planejamento de conteúdo, como também alinhar com o seu time todas as informações necessárias para que os objetivos da empresa sejam alcançados.

Assim, todas as informações ficam em um só lugar e ao alcance de todos. O Trello possui versão web e também aplicativo para iOS e Android, na versão gratuita e paga. Ou seja, tem para todos os usos e gostos.

Assim sendo, aprenda no passo a passo a seguir como utilizar o Trello para planejamento de conteúdo, de forma rápida e intuitiva.

Primeiro passo: criando uma conta

Trello o que é

Primeiramente, você precisa criar uma conta gratuita no Trello para começar o seu planejamento.

Basta ir à página inicial do aplicativo e preencher com seu e-mail e senha. Em seguida, você irá precisar confirmar seu e-mail e o próprio Trello já irá te instruir sobre como iniciar o seu primeiro quadro.

Confira também: Trello pode mudar a sua vida, entenda por quê

Segundo passo para criação do planejamento de conteúdo

O aplicativo oferece inúmeros modelos para você copiar e incluir as informações de acordo com os seus objetivos.

Mas, caso você queira iniciar um quadro totalmente do zero, basta ir à tela inicial da sua conta no Trello, clicar em “+” no canto superior direito ou em “+ criar um quadro”.

E então, é só deixar a criatividade rolar solta para criar um quadro com a sua cara.

Terceiro passo para criação do planejamento de conteúdo

Adicione listas de acordo com o seu planejamento. Como, por exemplo: lista de ideias, textos a fazer, tarefas em andamento, tarefas para revisão, para publicação e, enfim, artigos ou textos publicados. Como na imagem abaixo.

planejamento de conteúdo com Trello

Quarto passo: adicione etiquetas

Por fim, adicione etiquetas para tornar a visualização ainda mais fácil. Você pode escolher diferentes cores para marcar tarefas urgentes, em atraso ou que necessitam de revisão.

E dentro de cada tarefa você consegue criar uma checklist para te ajudar a dividir uma tarefa maior em tarefas menores como: criar conteúdo, criar arte, revisar antes de publicar, realizar post para Instagram para divulgar o artigo do blog, e assim por diante.

Além disso, você pode incluir uma lista com tarefas pendentes, tarefas enviadas para revisão, caso você tenha uma equipe responsável pelo marketing de conteúdo, e assim por diante.

Dessa forma, você tem um controle maior sobre o que foi realizado e o que ainda é preciso ser feito. Além de entender e acompanhar todo o desenvolvimento das tarefas por parte da equipe.

Além disso, também é possível incluir anexo como imagens, documentos e arquivos. Assim você organiza todas as suas ideias e referências em um só lugar.

E para mover uma determinada tarefa entre um quadro e outro, basta utilizar a técnica de arrastar e soltar. Assim, todo o seu quadro ficará organizado visualmente para você poder consultar o andamento do seu planejamento de conteúdo em poucos segundos.

São inúmeras possibilidades para facilitar o seu trabalho e tornar a sua rotina ainda mais produtiva.

E por falar em rotina produtiva, quer aprender um passo a passo fácil e completo para te ajudar a produzir mais, sem precisar trabalhar mais?

Por fim, o que você achou deste artigo? Deixe um comentário e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.  

Aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no YouTube

MATERIAIS DE REFERÊNCIA 

  1. Organize as tarefas da equipe com Agilidade
  2. Otimize os processos da empresa
  3. Organize os Processos na Prática
  4. Página de treinamentos