Você sabe o que é um plano de carreira? Nos últimos anos, muitas pessoas vêm ingressando no mercado de trabalho e as empresas buscam filtrar os melhores. Além disso, os próprios candidatos estão utilizando seus próprios filtros, buscando as melhores oportunidades. Ao contrário do que muitos pensam, as melhores oportunidades não são apenas aquelas que pagam mais, mas aquelas que oferecem um bom salário, bons benefícios e o principal, oportunidade de crescer na empresa.
É por isso, para buscar os melhores funcionários e para oferecer os melhores benefícios, que as empresas estão apostando em planos de carreira. Uma forma de garantir que os melhores funcionários trabalharão com eles e ficarão com a empresa por muito tempo. É preciso dizer, entretanto, que os candidatos também possuem planos de carreira e é fundamental para um bom relacionamento, que esses planos se alinhem.
Dito isso, a seguir, explicaremos o que é plano de carreira, como criar seu plano de carreira e os principais benefícios desses planos para as empresas que buscam por funcionários e para aqueles que buscam por oportunidades no mercado de trabalho. Tudo para que você organize a vida profissional.
O que é um plano de carreira?
Mas a questão que não quer calar é: o que é plano de carreira? É simples, plano de carreira é uma estrutura, feito de caminhos e metas, que servem como um guia para seu crescimento profissional. Esses caminhos podem ser traçados pelo funcionário, antes mesmo de ingressar em sua empresa; e pela empresa, que irá definir, por meios das habilidades e competências do funcionário, o caminho que ele poderá percorrer na empresa. Ou seja, existem dois tipos de plano de carreira, aquele feito pelo indivíduo e aquele feito pela empresa. Ambos os planos podem ser colocados em prática, sendo que eles podem se alinhar e funcionário e empresa trabalham para alcançarem seus objetivos juntos.
Em um plano de carreiras é preciso ter o caminho que o funcionário irá traçar, desde as habilidades que possui e deve obter, os cargos que poderá conquistar, os salários a serem pagos, entre outros detalhes. Um plano de carreira pessoal também deve conter tais informações, garantindo um guia simples e direto do que será necessário fazer para alcançar suas metas.
Existem 6 tipos de plano de carreira que podem ser feitos pela empresa e pelos funcionários ou candidatos, com ele você estimula que a pessoa organize a vida profissional. São eles:
Plano de Carreira em Y
Em resumo, o plano de carreira em Y segue a forma da letra, o funcionário trabalha e se destaca na empresa, adquirindo habilidades e expertise. Como forma de reconhecimento, ele será promovido, ou seja, irá conquistar um cargo melhor. Nesse caso, contudo, ele poderá escolher que tipo de caso deseja, se deseja ir para um cargo de liderança, ou trabalhar em um setor de pesquisas, ou outras áreas que desejar. Isso, é claro, dependerá do que a empresa tem a oferecer, mas significa que a pessoa poderá crescer de diferentes formas dentro de seu local de trabalho.
Sendo assim, a ideia é que o funcionário siga reto, crescendo, e no momento de seu reconhecimento, encontre uma bifurcação, em que irá escolher o que fazer.
Plano de Carreira W
Ao contrário do plano de carreira Y, que oferece ao funcionário duas opções em seu avanço dentro da empresa, que em sua maioria são cargos de liderança e pesquisas, este oferece três opções. Neste caso, além dos cargos de liderança e de pesquisa, as empresas oferecem os cargos de gestão de projetos.
Esse cargo é uma união dos líderes com os pesquisadores, pois permite o funcionário se especializar em uma área, realizar suas pesquisas, mas em um cargo de liderança, comando.
Plano de Carreira Linear
Este é um plano de carreira típico de instituições militares, que seguem um modelo bem rígido de cargos e hierarquias. Nesse caso, as promoções, na maioria das vezes, são por tempo de serviço, além de ser linear, ou seja, de um cargo para o seguinte. Exemplo, a pessoa trabalha como analista em sua empresa e o cargo que está acima dele é o de gerente e após o gerente está o CEO. O analista poderá se tornar apenas gerente, sem saltar esse cargo.
Plano de Carreira Horizontal
Esse plano de carreira é utilizado para empresas que não possuem hierarquia, ou seja, em que todos estão no mesmo nível. Neste caso, ocorrem aumentos salariais, novos benefícios, novas oportunidades de projeto, mas não promoções em si.
Plano de Carreira Paralelo
Neste tipo de plano de carreira, funcionários que ascendem para cargos de liderança ficam em um nível hierárquico diferente dos colaboradores. Ou seja, é como se houvesse “galhos” diferentes e funcionários e colaboradores estão em diferentes.
Plano de Carreira em Rede
Por fim, este plano de carreira se assemelha ao plano em Y e W, em que o funcionário segue um caminho de crescimento e, quando é reconhecido, escolhe como seguirá na empresa. No caso do plano de carreira em rede, contudo, o funcionário terá mais de três opções de escolha, de acordo com o que a empresa irá oferecer.
Quais os benefícios de se ter um plano de carreira?
Um plano de carreira não existe apenas por existir, não é apenas uma lista de metas ou um guia de como cada funcionário deve evoluir. Pelo contrário, um bom plano de carreira possui diversos benefícios, tanto para as empresas quanto para os funcionários. E são eles:
- Desenvolvimento profissional;
- Menor rotatividade;
- Desenvolvimento de liderança;
- Ajuda a encontrar os melhores candidatos às vagas de trabalho e, no caso dos candidatos, as melhores empresa;
- Transparência em processos seletivos;
- Melhora a produtividades dos funcionários;
- Valorização dos colaboradores e dos funcionários.
Como criar um plano de carreira?
Agora que você já sabe o que é um plano de carreira, quais são seus benefícios, tanto para a empresa quanto para o funcionário/candidato, está na hora de saber como criar o seu! A seguir, confira o passo a passo para a criação do seu próprio plano:
Primeiro passo – Metas
Quais são suas metas? Ou quais são as metas para aquele funcionário? Essas são as primeiras questões que devem ser respondidas. No caso dos funcionários, eles devem imaginar quais são seus objetivos dentro da empresa, quais cargos almejam, quanto pensam em ganhar. É preciso traçar metas para sua vida profissional.
No caso das empresas, elas precisam pensar até onde desejam que seu funcionário caminhe. Quais as habilidades que ele terá que desenvolver, quais os projetos deseja que ele participe, entre outras metas. Crie essas metas e as liste, em ordem cronológica.
Essas metas podem ser grandes e pequenas, de longo ou curto prazo, mas devem ser bem objetivas. É preciso lembrar, no entanto, que essas metas devem se basear na realidade, ou seja, é preciso levar em consideração o meio em que está inserido, entre outros pontos.
Segundo passo – Cumpra suas metas
Em seguida, após estabelecer todas as suas metas ou as metas de seu funcionário, é preciso colocá-las em prática. Por exemplo, se a pessoa deseja alcançar um determinado cargo em sua empresa e para isso precisa desenvolver um projeto X, está na hora de desenvolvê-lo. Se organize e faça acontecer, de pouco em pouco se chega lá.
No caso dos planos de carreira feitos por empresas, é preciso dar a seu funcionário as condições para alcançar seus objetivos. Se você deseja que ele assuma um determinado cargo, ajude-o a conquistá-lo. Ofereça cursos profissionalizantes, trabalhe suas habilidades e leve-o para esse caminho.
Terceiro passo – Converse
Por fim, é preciso se comunicar com pessoas de sua área, fortalecer sua rede de networking, para alcançar suas metas do plano de carreira. Fale com aqueles que já traçaram esse mesmo caminho, saiba o que eles fizeram para alcançar seus objetivos, pegue dicas e mostre que deseja chegar lá. Mostre que está em busca de oportunidades para que elas apareçam em sua trajetória.
Um bom plano de carreira é a melhor forma de crescer e se destacar em meio a um mercado de trabalho competitivo.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do app Evernote. Tudo isso de forma prática e rápida!
- Quer aprender a organizar a sua agenda de forma prática e fácil com o Google Agenda? Então, conheça nosso curso de Google Agenda. E facilite a sua gestão na empresa!
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor. E ainda, como render até 2 vezes mais no seu trabalho.
- Se precisar de uma ajuda, fale com a nossa equipe de consultoria.