Existem algumas técnicas que influenciam a sua rotina de organização e o rendimento nas suas atividades. E o princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20, é uma delas. Popularmente aplicado nos meios de trabalho, essa teoria tem a intenção de aumentar a produtividade e melhorar a gestão dos negócios. Sendo assim, organize a sua vida sabendo tudo a respeito desse princípio!
O que é o princípio de Pareto?
Criada em 1906 pelo economista italiano Vilfredo Pareto, a teoria aborda que 80% dos seus resultados são provenientes de 20% dos seus esforços. Ou seja, 80% dos efeitos totais de trabalho acontecem graças a 20% das suas causas. Por exemplo, 80% do lucro de uma marca vem de 20% dos clientes. Essa porcentagem não é exata, mas pode ser aproximada.
O princípio veio após a análise do cultivo de ervilhas de Pareto, onde apenas 20% das suas vagens produziam cerca de 80% das ervilhas. Mais a frente, o economista também observou que 4/5 de terras italianas pertenciam a 1/5 da população. E assim foi a regra de Pareto 80 20 ficou reconhecida.
Essa teoria também aplica-se a áreas como sociologia, computação, administração, marketing e economia, por exemplo.
Princípio de Pareto com a produtividade
O princípio de Pareto permite aumentar a produtividade e melhorar a gestão de negócios com a maximização das suas atividades. Assim, garantindo que você gere mais resultados possíveis com a execução das tarefas que são mais importantes para os seus lucros. Isto é, o foco será nos afazeres que contribuem para objetivos a longo prazo, absorvendo menos esforços e aumentando seus lucros.
Por outro lado, a teoria também é útil para identificar as tarefas de baixo rendimento e que tomam mais tempo que o necessário no local de trabalho. Neste caso, 80% da improdutividade é causada por 20% das distrações. Isso ajuda a mensurar os resultados lucrativos e facilita na identificação de novas medidas para solucionar o desempenho.

O Princípio de Pareto nos negócios
Além de aumentar a produtividade, a regra 80/20 também é ideal para identificar os clientes que geram maior receita em uma empresa. Bem como, focar os serviços mais elaborados para eles consumirem. Ou seja, tendo em mente que 20% dos seus clientes geram 80% dos lucros, você pode focar seus esforços para continuar fidelizando-os com maior receita.
Essa teoria ainda pode ser aproveitada em outros setores dos resultados de um negócio. Veja alguns exemplos abaixo:
- Ao notar que 80% das reclamações de clientes estão relacionadas a 20% dos consumidores, observe de perto quais produtos e serviços que causam problemas para esses usuários;
- Cerca de 80% das vendas on-line acontecem por meio de 20% das estratégias de marketing para uma marca: concentre sua otimização e melhoramento nesse material que gera mais efeito;
- Ao avaliar que 80% do tráfego pago é gerado por 20% das postagens em redes sociais, aplique mais capital nessas publicações para gerar mais engajamento com novos consumidores;
- Se 80% dos leads são consequências de 20% dos conteúdos postados, intensifique esses materiais com mais informações e capriche no seu desenvolvimento e na qualidade para que gerem mais lucros.
Por fim, o Princípio de Pareto é uma estratégia que ajuda a focar naquelas atividades que mais geram produtividade para a sua rotina. Seja no trabalho, em casa ou com os estudos, ele pode ser muito usado para potencializar os seus esforços e o tempo gasto em atividades supérfluas.
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