Você encontra dificuldades em fidelizar clientes? Não consegue identificar potenciais clientes com facilidade? Ou não possui todas as informações dos clientes centralizadas? Bom, se as respostas forem positivas, então está na hora de investir em um sistema CRM para a sua empresa. E você sabia que é possível criar um CRM gratuito com o Evernote? Entenda neste artigo.

O que é um sistema CRM?

o que é um sistema CRM

CRM ou Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente -, trata-se de uma estratégia de negócio com foco no cliente. Isto é, com essa estratégia as ações da empresa são direcionadas para as necessidades dos clientes. Logo, essa estratégia vincula-se às áreas de marketing, serviços de atendimento e suporte ao cliente, e vendas.   

Em resumo, essa estratégia auxilia a empresa a entender seus clientes, em consequência, há um aumento considerável na produtividade e nas vendas. 

Vender é a base de qualquer empresa. No entanto, apenas vender não basta. Pois, é preciso ter um processo que funcione, sistemas inteligentes e estratégias para aumentar a qualidade, e com isso a experiência do cliente em relação ao seu negócio. 

O conceito de CRM vai muito além de um sistema. Ele envolve práticas, estratégias e políticas de gestão, análise e contato com o cliente, e tem como objetivo principal fidelizar os clientes e, dessa forma, fazer a prospecção de mais clientes para seu negócio. 

Em resumo, o sistema CRM permite as empresas gerenciarem seu relacionamento com os clientes, organiza todas as etapas do processo, ajuda a visualizar formas de encantar o cliente em um tempo menor, é o melhor amigo da equipe de vendas e torna a empresa um lugar melhor para trabalhar.

Afinal, um sistema CRM eficiente pode otimizar e aprimorar os processos, melhorar os resultados e trazer ganhos financeiros e pessoais para todos – empresa e colaboradores. 

Tendo isso em vista, confira abaixo as principais vantagens em implantar um sistema CRM em sua empresa.

Vantagens em implementar um sistema CRM para seu negócio

Já vimos no tópico anterior que o sistema CRM pode trazer benefícios significativos para a empresa, em se tratando de produtividade e resultados. Mas, não é somente isso.  

O sistema CRM é como um grande banco de dados, contendo as principais informações sobre os clientes. Afinal, o que seria da empresa sem os clientes. Logo, nada mais justo investir em um sistema que valorize o relacionamento com os clientes de forma eficiente. 

Portanto, veja a seguir uma lista de vantagens que um sistema CRM pode trazer para seus negócios.  

Equipe produtiva e aumento das vendas

trabalho em equipe com Evernote

O CRM facilita o acesso à informação, gerando foco e agilidade no atendimento. Assim, com um negócio mais produtivo, vende-se mais em menor tempo. 

Além disso, o sistema CRM permite que o vendedor navegue com mais facilidade pelas informações do cliente, conseguindo identificar potenciais clientes com mais agilidade e rapidez. 

Todos os dados em um só lugar

Um sistema CRM eficiente facilita o gerenciamento de informações de clientes individualmente. E isso permite análises comportamentais dos clientes, além de tornar o relacionamento com o cliente mais rápido e humanizado.  

Logo, todos os dados em um só lugar a sua empresa ganha agilidade nos atendimentos e com isso, clientes sempre satisfeitos. 

Melhoria no plano de gestão de relacionamento

O sistema CRM é um grande aliado no desenvolvimento de um plano de gestão do relacionamento com o cliente.  

Afinal, todos os dados dos clientes e dos potenciais clientes estarão neste sistema, dessa forma, ao conhecer seu produto, você consegue identificar de forma mais rápida quem tem interesse nos produtos. 

Dessa forma, o seu cliente passará a ter mais segurança ao lidar com uma empresa que entende o que está vendendo, gerando valor para a marca. E com isso, mais indicações de futuros clientes, garantindo o sucesso gradativo da sua empresa. 

Humanização do atendimento e do seu negócio 

Conversar com cliente que você conhece é mais fácil, pois você aproxima o relacionamento e deixa o cliente mais à vontade e mais seguro em relação a sua marca. 

Nesse sentido, o sistema CRM proporciona um contato mais direto e individual com cada cliente, pois todas as informações necessárias estarão em um só lugar. 

Mas, como saber se minha empresa precisa de um sistema CRM?

Um sistema CRM não é um grande aliado somente das grandes empresas. Muito pelo contrário, essa estratégia é totalmente vantajosa para pequenas empresas também. E se você… 

  • Não enxerga as oportunidades de vendas da sua empresa; 
  • Não possui as informações dos clientes centralizadas em um único lugar; 
  • Tem dificuldade em acompanhar seus resultados; 
  • Gasta muitos recursos e tempo para conquistar clientes; 
  • Tem dificuldades em reter cliente após a primeira venda; 
  • Gasta um tempo e energia desnecessária copiando e colando e-mails e propostas; 
  • Não entender porque não consegue vender mais… 

Então, está na hora de investir em um sistema de CRM para garantir o sucesso do seu negócio.  

Leia também: Evernote: encontre e-mails rapidamente 

Veja a seguir como é simples e prático, através de ferramentas gratuitas você pode mudar todo o futuro da sua empresa.

Criando um CRM gratuito com Evernote

Primeiramente, você irá precisar criar uma conta gratuita no Evernote, antes de seguir as dicas abaixo. Se você tiver alguma dificuldade, leia esse outro artigo onde explicado o que é o Evernote e como usá-lo. Em segundo lugar, vamos colocar a mão na massa.

Funcionalidades do CRM

Existem inúmeras ferramentas e sistemas para criar um sistema CRM, assim como também existem inúmeras funcionalidades que auxiliam a entrega de resultados e no relacionamento com o cliente.  

O que vamos apresentar hoje é a criação de um sistema CRM prático e fácil através do aplicativo Evernote, e de maneira gratuita. Dessa forma, você irá tornar as tarefas automáticas, eliminando tarefas desnecessárias e que tomariam muito tempo da equipe.

Sistema CRM inteligente com Evernote: modelo gratuito 

Para começar, você irá baixar gratuitamente o modelo de CRM do Evernote.

modelo sistema CRM gratuito Evernote

Esse sistema é importante, pois, muitas vezes um cliente entra em contato com você, mas acaba não fechando a venda no primeiro momento.  

Meses depois ele entra em contato querendo novamente mais informações sobre o seu serviço ou produto para então, realizar a compra.  

Imagine a facilidade em já conseguir localizar o cadastro desse potencial cliente em poucos segundos para um atendimento mais ágil.  

Certamente você fecharia a venda mais fácil com todas as informações ali na palma da mão, do que se tivesse que coletar as informações do cliente pela segunda vez.  

Ou pior, imagina o tempo que você irá economizar se não tiver que buscar manualmente todas as informações trocadas anteriormente com esse cliente, na busca de e-mails e mensagens.

Coletando informação de novos clientes 

Você tem diversas formas de divulgação de seus produtos e serviços? E, dessa forma, você recebe solicitações de orçamento e contatos de possíveis clientes a todo instante, e tem que preencher todas as informações manualmente em planilhas?  

Não perca mais tempo com trabalhos manuais! 

Envie a ficha de cadastro de cliente por e-mail, salve em uma nota e tenha todas as informações pessoais, de contato e de atividades para consultar a qualquer momento.  

No Evernote também é possível salvar capturas de tela, caso você esteja conversando com esse cliente por WhatsApp, é possível arquivar e-mails, documentos, caso você tenha enviado um contrato para o cliente, e até áudios.  

Dessa forma, todas as informações de contato, conversas e propostas ficarão centralizadas em um só lugar. 

Categorize as notas através de etiquetas

As etiquetas são um dos muitos recursos que o Evernote oferece. Com esse recurso você consegue categorizar os clientes para que fique mais fácil encontrá-los depois. 

Após incluir as etiquetas com nomes e palavras-chave que condizem com a informação, utilize a ferramenta de pesquisa do Evernote. Assim, quando um cliente entrar em contato, basta digitar o nome dele e todas as informações irão aparecer em questão de segundos, facilitando o seu relacionamento. 

Compartilhe com a equipe 

Em conclusão, para que todos tenham acesso às informações importantes dos clientes, você consegue compartilhar o arquivo de notas com toda a sua equipe de vendas através do e-mail. 

Isso irá melhorar a comunicação entre os setores de marketing e vendas, integrando os processos e ampliando os resultados da empresa. 

Que tal aprender tudo isso de maneira prática e fácil? Assista ao vídeo abaixo:

Se você quer aprender a organizar a sua rotina no trabalho e obter muito mais eficiência, clique aqui e conheça nosso curso prático. 

Por fim, o que você achou deste artigo? Deixe um comentário e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.  

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no Youtube.

Materiais de referência

  1. Vídeo-aula: Como realizar uma gestão de clientes eficiente através do Evernote – Clique aqui para assistir gratuitamente 
  2. Modelo de CRM gratuito – Clique aqui para baixar. 
  3. Curso – Organize a Rotina Pessoal e Profissional com o Evernote  
  4. Guia Evernote para Iniciantes – Clique aqui e receba gratuitamente o material no seu e-mail.  
  5. Torne-se mais produtivo através da organização e criação de rotinas – Clique aqui e tenha acesso a nossa página de treinamento.