O Whatsapp Business é um aplicativo dedicado a empresas. Cada vez mais, esse canal de comunicação tem sido um forte aliado para interagir, engajar e até mesmo fidelizar clientes. Em resumo, o que o Whatsapp Business tem de diferente para esses usuários é que ele oferece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente mensagens, recursos que não estão disponíveis no aplicativo normal.
Hoje, ter o Whatsapp como opção de comunicação é praticamente uma obrigatoriedade para as empresas, principalmente em função das inúmeras vantagens que o Whatsapp Business garante. Em junho deste ano, havia 5 milhões de contas no Whatsapp Business só no Brasil.
Dessa forma, neste artigo, vamos te apresentar detalhadamente características e vantagens do Whatsapp Business, além de explicar como ele funciona. Confira e boa leitura!
O que é o Whatsapp Business?
O Whatsapp tem duas versões do seu aplicativo: a versão comum, utilizada por pessoas físicas para conversas do dia a dia, e o Whatsapp Business, que foi criado em 2018 para atender à demanda de comunicação das organizações.
O aplicativo do Whatsapp Business auxilia as empresas, principalmente os pequenos negócios e empreendedores, a aprimorar e manter um relacionamento mais próximo com seu público.
Ele apresenta as mesmas funcionalidades da versão comum:
- Envio de mensagens de texto e voz;
- Compartilhamento de arquivos de imagens, vídeos, GIF e PDF;
- Chamada de voz e de vídeo;
- Mensagens para lista de transmissão;
- Criação de grupos;
- Marcação de mensagem;
- Envio de localização.
Além dessas funções, ele apresenta características e vantagens adequadas às necessidades das pequenas empresas.
Benefícios de usá-lo?
Os benefícios de usar o aplicativo do Whatsapp Business são:
- Perfil comercial;
- Canal exclusivo para comunicação;
- Mensagem de ausência e saudação;
- Facilidade de exibir produtos;
- Análise de estatísticas;
- Etiquetas que organizam as conversas e informações precisas reunidas em um único lugar.
Conheça melhor cada uma dessas vantagens.
1. Perfil Comercial
Em primeiro lugar, quando sua conta muda para um perfil comercial, é possível exibir algumas informações no aplicativo, como e-mail, site e localização do negócio. Dessa forma, o usuário não precisa sair do aplicativo e acessar um outro canal para ter acesso às informações sobre sua empresa.
2. Canal exclusivo para comunicação
Com uma conta de WhatsApp Business, a comunicação da sua empresa fica completamente centralizada em um só lugar e, assim, você pode atender, com exclusividade, aos seus clientes.
3. Mensagem de ausência e saudação
Em terceiro lugar, a possibilidade de criar algumas mensagens automáticas é outra vantagem do Whatsapp Business. Uma delas é a mensagem de saudação, que pode ser programada quando alguém entra em contato com a sua conta. Além disso, você pode programar também uma mensagem para ser enviada quando alguém entra em contato fora do horário de atendimento.
4. Facilidade de exibir produtos
Dentro do aplicativo, tem um catálogo, onde é permitido incluir nome, imagem e preço do que está sendo vendido. Ou seja, ele pode funcionar como uma vitrine virtual para que o seu público conheça melhor sobre sua marca.
5. Análise de estatísticas
Mais uma das vantagens do Whatsapp Business é o menu de estatísticas. Isto é, dentro da versão de negócios do aplicativo, existe essa função que permite acompanhar quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas. Assim, o dono da conta consegue entender como está sendo o desempenho da sua comunicação com o público.
6. Etiquetas que organizam as conversas
As etiquetas são outra ferramenta importante. Elas permitem selecionar contatos, separando-os por categorias. Isso facilita a comunicação, já que o público estará segmentado. Quando for entrar em contato com um de seus clientes, você já saberá o que dizer, como se dirigir a ele, qual tipo de conteúdo ele consome, quais são os produtos mais comprados.
7. Um único lugar que reúne informações precisas
Por fim, a ferramenta centraliza informações fundamentais e objetivas em um só lugar. Ou seja, o cliente que realiza um atendimento por meio desse aplicativo, não precisa ir para outro canal para saber mais sobre a sua empresa.
Como baixar Whatsapp Business?
O aplicativo está disponível na Apple Store e no Google Play Store, basta buscar pelo nome dele. Há um “B” de Business sobre o balão no ícone do Whatsapp para diferenciar. O passo a passo para baixar e usar o aplicativo é:
1. Baixe o Whatsapp Business e abra o aplicativo;
2. Em seguida, toque em “Concordar e Continuar”;
3. Permita que o aplicativo acesse seus contatos, fotos e arquivos;
4. Por fim, insira e verifique seu número de telefone comercial.
Caso seu número de celular já esteja sendo usado no Whatsapp, o próprio aplicativo irá te informar e sugerir que você transfira o número de telefone para o Whatsapp Business. Então, aceite a sugestão e clique em “Continuar”. Em seguida, o Whatsapp vai restaurar o backup de mensagens para o número de telefone.
No seu celular, o aplicativo ficará com o nome “WA Business”. Você pode usar os dois aplicativos em um mesmo celular. No entanto, cada um deve estar vinculado a um número próprio de celular. Isto é, não é possível ter um número de telefone vinculado aos dois aplicativos.
Como funciona o Whatsapp Business?
Como mencionamos, é possível diferenciar a conta comercial de uma pessoal. Isto é, o Whatsapp permite a criação de um perfil empresarial, e nele a empresa deve colocar informações relevantes como a descrição do seu negócio, e-mail para contato, endereço e website para o usuário conhecer seu negócio.
Assim como a versão original, o aplicativo do Whatsapp Business também está disponível na versão Web. Além disso, outra função importante do WhatsApp Business é a facilidade para responder os clientes. Ou seja, com a ferramenta de respostas instantâneas, a empresa cria mensagens para dúvidas mais comuns e elas são disparadas automaticamente depois do primeiro contato ou em casos de ausência.
Na função de estatísticas é possível acompanhar quantas mensagens foram entregues, lidas e recebidas. Em resumo, essas análises ajudam o cliente a monitorar os resultados obtidos com o aplicativo. As etiquetas também são importantes para classificar mensagens. Desta forma, a empresa pode priorizar as mais importantes e nomear cada uma de acordo com as necessidades.
Além disso, você pode usar o G Suite Business em parceria com seu perfil comercial no Whatsapp. Ele garante um armazenamento ilimitado de mensagens, fotos e arquivos, pesquisa o conteúdo da empresa no Gmail, Documentos e outras ferramentas e tem um controle de administrador avançado.
Por fim, se você quiser conhecer mais sobre o Whatsapp Business e outras ferramentas de organização e otimização, a Organize na Prática pode te ajudar.
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