Agendar reuniões via web é sempre um desafio. E, principalmente, se você trabalha com pessoas em outros países ou fusos horários. Então, é preciso casar a agenda de todos e marcar em um horário factível. Afinal, não adianta fazer a reunião às 10h da manhã no Brasil e 22h em outro local. E, isso partindo da premissa de que você vai acertar nos cálculos de fuso horário de primeira…
Ainda, outra situação que depende de diferentes fusos, só que fora do âmbito corporativo, é agendar programação de férias. Em uma viagem pelos Estados Unidos, a depender da sua rota, você pode passar por diferentes timezones. Assim, para montar sua programação, é importante fazer os cálculos de fuso horário com antecedência
Por sorte, a web está repleta de ferramentas de apoio. E, no caso dos cálculos de fuso horário, quero recomendar uma ferramenta bem simples, indicada para quem trabalha com até quatro fusos diferentes. Assi, vou falar da World Time Buddy: um “conciliador” de agendas para diferentes países.
Além da versão web, o World Time Buddy também tem aplicativos para Android e iOS. E, ele funciona como uma “linha do tempo” de diferentes horários. Desta forma, você insere a cidade onde você está, acrescenta os outros países e o sistema faz os cálculos de fuso horário para cada região.
Logo, vou explicar agora como esse sistema funciona e como ela pode ajudar nas suas reuniões com colegas internacionais.
Como fazer cálculos de fuso horário no World Time Buddy
No tutorial de hoje, vou ensinar o uso do World Time Buddy em computadores. E, em outras oportunidades posso falar mais das versões para celular.
Primeiro, para fazer os cálculos de fuso horário no World Time Buddy, é preciso escolher a sua cidade ou país. No exemplo abaixo, escolhi minha cidade:
Abaixo de São Paulo, coloquei duas cidades de exemplo: Dubai, nos Emirados Árabes, e Nova Iorque. E, ao definir o horário no Brasil, o site faz os cálculos de fuso horário e entrega os resultados na hora. Assim, veja melhor no exemplo abaixo:
Nesse caso, a reunião seria às 8h da manhã no Brasil, 7h em Nova Iorque e 15h em Dubai.
É possível editar ou adicionar mais uma cidade. No canto superior esquerdo, veja a opção “Place or timezone”. Então, digite lá o nome da cidade ou país desejado. No teste abaixo, procuro pelo fuso de Portugal:
Depois de acrescentar a cidade ou país, ele aparece na lista, junto dos outros fusos.
Baixe meu modelo de ata de reunião e outros templates na minha página de Modelos Evernote.
Ao lado de cada uma das cidades o World Time Buddy apresenta a timezone correta. Ele mostra se a região está sob horário de verão (representado pela sigla DST, de daylight saving time).
Ainda, um detalhe importante, a versão gratuita da ferramenta permite até quatro fusos horários diferentes. Ou seja, acima disso é preciso assinar a versão paga.
Ademais, outro recurso interessante é a integração com o seu calendário. É possível conectar o World Time Buddy com o seu Google Calendar e fazer esses ajustes de horários direto nos seus compromissos. Assim, vale a pena experimentar.
Espero que essa dica te ajude nos seus compromissos e reuniões internacionais. Até a próxima!
Livro Digital Gratuito – Tutorial Evernote
Quer aprender como organizar a sua vida utilizando o Evernote?
Baixe o nosso material gratuito e receba nossos tutoriais práticos para começar hoje mesmo.
Foto do topo: Matisses/CC
LINKS DE REFERÊNCIA
- Evernote na Prática – https://organizenapratica.com.br/organize-sua-vida
- Página de Treinamentos – https://organizenapratica.com.br/treinamentos/