Evernote e Google DocsPosso me considerar um usuário assíduo do Evernote. Centralizo meus dados profissionais e pessoais com notas, tags, cadernos… Porém, sei das limitações da ferramenta. Ela ainda precisa evoluir na parte de colaboração em tempo real, no layout das notas… Para “suprir” essas falhas, costumo trabalhar com diversas integrações, como Evernote e Google Docs.

Outra utilidade para essas integrações: lidar com meus diferentes clientes. Tenho alguns contatos que tem trabalhado com o Dropbox Paper, a nova suíte de produtividade (à la Office) desenvolvida pelo Dropbox. Para outros trabalhos, preciso trabalhar com integrações entre Evernote e Google Docs (ou o próprio Google Drive).

Independente do caso de uso, esse tipo de integração pode quebrar muito o galho no dia a dia. No post de hoje, vou mostrar minhas práticas com duas integrações. Vou começar pela conexão entre Evernote e Google Docs. Depois vou mostrar como consigo integrar o Dropbox Paper com Evernote.

Evernote e Google Docs: integração nativa

Antes de explicar essa integração, vou só descrever um pouco mais o Google Docs. Essa ferramenta de documentos trabalha integrada ao disco virtual do Google, o Drive – pense nele como um Dropbox, por exemplo. Todo documento criado no Docs é armazenado no seu Drive.

Por que isso é importante? Porque o Evernote tem uma integração nativa com o Google Drive. Ou seja: você não precisa instalar nenhum plug-in ou ferramenta adicional. Basta logar com sua conta e você poderá integrar Evernote e Google Docs.

Veja como funciona:

  • No menu das suas notas, vá no canto superior direito, na parte dos anexos, e você verá o símbolo do Google Drive (um triângulo). Mostro em detalhes no GIF abaixo:

integrar evernote e google drive

  • Ao clicar ali, você verá a lista dos arquivos no seu Google Drive – entre eles os documentos do Docs. Selecione o arquivo que você quer colocar na nota:

evernote e google drive

  • Ele aparecerá como anexo na sua nota. Basta clicar e ele abrirá em outra janela.

evernote e google drive

Eu uso esse processo para centralizar minhas informações no Evernote. Por exemplo: eu crio notas com links para todos os documentos dos meus projetos. Posso anexar os arquivos (se forem documentos do Word, por exemplo) ou colocar links do Google Docs.

Dessa forma, o Evernote é meu banco de dados: consigo pesquisar e encontrar informações com facilidade. Mesmo se os arquivos estiverem em locais dispersos, como o Google Docs, tenho tudo centralizado.  

É possível integrar Evernote e Dropbox Paper?

Existem várias maneiras de integrar o Evernote com o Dropbox. No artigo de hoje, quero mostrar a maneira que, na minha opinião, funciona de forma mais simples.

Quando você gera um artigo no Dropbox Paper, é possível gerar um link público de compartilhamento. Quem tiver o link poderá acessar o documento. Para fazer isso:

  • No topo direito da tela, clique no botão “Share” (ou “Compartilhamento”);
  • No submenu que abre, clique na opção “Get link”;
  • O link será copiado automaticamente para sua área de transferência.

No GIF abaixo eu faço todo o processo e, para testar ao final, eu colo o link no browser.

integrar dropbox paper evernote

Feito isso, basta colar o link na sua nota do Evernote e pronto, lá estará o documento. Simples, não é?

Evernote e Google Docs: é só o começo

O Evernote tem uma série de integrações possíveis – sejam elas nativas ou com o suporte de ferramentas externas. Se você desejar mais dicas de integração de ferramentas, deixe seu comentário e me conte: qual sistema ou ferramenta você quer integrar com o Evernote? A depender da resposta dos leitores, posso desenvolver novos artigos ou vídeos sobre o assunto.

Obrigado pela sua leitura e até a próxima!

Vídeo Tutorial Prático

 

Livro Digital Gratuito – Tutorial Evernote

Quer aprender como organizar a sua vida utilizando o Evernote?

Baixe o nosso material gratuito e receba nossos tutoriais práticos para começar hoje mesmo. Clique no banner abaixo

evernote google docs

Foto do topo: Pexels/CC

 

 


Mauricio Aizawa
Mauricio Aizawa

Empresário, professor e fundador da Organize na Prática (organizenapratica.com.br), empresa de treinamentos e consultoria com foco em produtividade pessoal e empresarial. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo pelo Insper. • Profissional certificado pela Evernote para implantação do Evernote Business. • Mais de 15 anos de experiência com implementação de sistemas corporativos e otimização de processos na área de relacionamento com clientes, gestão empresarial, automação de marketing e business intelligence.