Com tantos recursos provindos da tecnologia que temos atualmente, não é preciso se desdobrar inteiro para conseguir organizar a agenda de forma eficaz para que o trabalho e a vida se torne mais prática e mais produtiva. Portanto, separamos 5 dicas incríveis de como organizar a agenda com o Evernote para você que está perdendo horas do seu dia tentando se lembrar de todas as informações importantes que acontecem diariamente. Confira a seguir.

Por que utilizar o Evernote para criar uma agenda?

como organizar a agenda com Evernote

O Evernote tem se popularizado cada vez mais a um público específico de pessoas que utilizam de seus muitos recursos de organização. Ele é visto como um segundo cérebro e é altamente eficaz para gerenciar tarefas, além disso possui muitas possibilidades de organização. E a organização da agenda pessoal e do trabalho é uma dessas possibilidades.

Além de possuir recursos e uma interface simples de usar, o Evernote é ideal para otimizar as suas tarefas diárias e para organizar a sua agenda de modo que ela esteja sempre ao alcance de suas mãos.

Outro benefício importante é que possui um espaço ilimitado para você anotar as informações coletadas durante o dia.

Quer aprender a organizar a sua vida e a sua agenda de maneira eficaz? Basta clicar aqui.

Tendo todos esses pontos em vista, confira abaixo 5 dicas incríveis de como organizar a agenda utilizando o aplicativo Evernote.

1 – Como organizar a agenda: Acrescente etiquetas para cada mês e dias

Fica mais fácil quando você acrescenta etiquetas para cada mês e para os dias dos meses, assim, na hora de pesquisar uma informação importante na barra de pesquisa em um determinado dia, você encontrará o que precisa com mais eficácia.

Há um leque de opções em como organizar a agenda com o Evernote, entre elas:

  • Você pode criar um caderno com a palavra “Agenda”, dentro deste caderno você pode criar uma única nota para “Agenda 2020”, “Agenda 2021” e criar calendários mensais dentro dessas notas;
  • Uma outra opção é criar uma nota para cada mês do ano e acrescentar etiquetas com datas para que fique mais fácil encontrar informações através do recurso de pesquisa do aplicativo.
  • Uma terceira opção é criar notas dentro do caderno “agenda” para cada dia do mês e ir linkando com as tags e incluindo os meses, exemplo: “01 de maio de 2020”, adicione a tag “maio 2020”.

Use e abuse da sua criatividade e formate de acordo com as suas necessidades.

O importante aqui é organizar a sua agenda de forma que você poupe tempo e torne a sua rotina mais prática.

2 – Crie uma nota com um template que funcione para você

organização da agenda com Evernote

O template é um formato de texto organizado para que assim você encontre as informações que precisa de forma mais rápida e eficaz. Você pode incluir compromissos por horário, listas de tarefas diárias, notas gerais e até gastos do dia, tudo o que for preciso lembrar.

Dica de template para te auxiliar na organização da agenda

Dessa forma, preparamos um exemplo de template para agenda pessoal que você pode copiar e colar, e depois fazer os ajustes necessários e que funcionem melhor para você. Confira a seguir:

Importante

Escrever neste tópico lembretes e coisas que são importantes e que não devem ser esquecidas no dia.

Podem ser frases motivacionais, aniversários, um compromisso ou uma reunião importante.

Compromissos

08:00 – Academia

12:00 – Almoço com os amigos em “Nome do Restaurante” (Aqui você pode incluir um link para a nota com informações sobre o restaurante)

19:00 – Aula de Filosofia (entregar o trabalho)

Plano geral e atividades diárias

06:30 – Acordar

07:00 – Tomar café

08:00 – Ir para academia

10:00 – Fazer lista de supermercado

11:00 – Ir ao supermercado

14:00 – Limpar e arrumar a casa

Neste tópico você pode ir ajustando de acordo com o seu dia, incluir atividades próprias e dos filhos, checklist de tarefas, entre outros.

Gastos

150,00 – Supermercado

50,00 – Farmácia

Notas gerais

Nas notas gerais você pode incluir informações sobre a aula que você teve, sobre um telefonema importante, alguma dica que sua amiga ou seu amigo de teu na hora do almoço. Ou seja, vale anotar tudo o que você achar importante lembrar depois e ir adicionando e combinando tags de acordo com as informações inseridas na nota.

Pode criar um caderno de agenda pessoal e outra de trabalho para que as informações fiquem mais claras e mais organizadas.

Até parece que dá um trabalhão, mas na verdade, com a prática tudo vai se tornando cada vez mais automático.

3 – Como organizar a agenda: guarde informações importantes do seu dia

organização com Evernote

Recibos de pagamento, cartões de visita, um endereço, um telefone com anotação de clientes, tudo pode ser arquivado e anotado dentro do Evernote.

Teve uma reunião com clientes? Crie anteriormente uma nota com a ata da reunião e vai fazendo anotações importantes de acordo com o desenvolvimento da reunião. E tudo isso linkado a sua agenda de trabalho do dia.

Acrescente recibos de pagamentos de compras, cartões de visitas de clientes que você visitou no dia para que você não tenha que guardar todos aqueles papéis.

Todas essas informações podem ser adicionadas a sua agenda diária ou mensal, inclua etiquetas em suas notas para que, quando necessário, você encontre a informação que precisa com mais praticidade.

Exemplo:

Na agenda do dia possui a seguinte tarefa: visitar cliente “x”. Na nota, coloque o link da nota em que consta todas as informações deste cliente como: endereço, telefone, nome e e-mail, entre outras. E embaixo crie um tópico “informações importantes”, e acrescente tudo de importante que você conversou com o seu cliente.

4 – Adicione caixas de seleção para criar checklists

Dentro de uma nota é possível adicionar caixas de seleção para criar os famosos “checklists” e “to do list”, assim a sua agenda ficará ainda mais organizada e você pode ir marcando conforme a tarefa seja concluída.

Você pode fazer lista de compras, lista de tarefas básicas, um passo a passo para deixar um projeto sistematizado, tópicos para tratar em uma reunião, entre outros.

E ainda, você pode usar as caixas de seleção como uma maneira adicional de organizar a sua nota dentro da sua agenda.

5 – Como organizar a agenda: acrescente tarefas mais importantes ao atalho

como organizar a agenda

Por fim, com o Evernote é possível adicionar notas importantes ao atalho para que fique mais fácil de você encontrar quando precisar, principalmente se você irá usar as suas anotações naquele dia mesmo ou no dia seguinte. Ou se é algo que você precisa conferir diariamente.

Mas como eu faço para acrescentar uma nota a um atalho? É muito simples! Basta seguir os passos a seguir:

No Evernote para web: você pode simplesmente clicar e arrastar a nota para o campo de “atalhos” no menu que consta do lado esquerdo. Outra opção é clicar nos três pontinhos que se encontram no canto direito superior da nota e clicar em “adicionar aos atalhos”

No aplicativo para Android e iOS: é muito similar para a web, basta abrir a nota ou o caderno que você deseja adicionar aos atalhos, clique nos três pontinhos e depois em “adicionar aos atalhos”.

Dessa forma, a sua agenda fica mais organizada, e você consegue acessar informações importantes com mais agilidade.

O que você achou dessas dicas? Deixe nos comentários se você tem alguma outra dica importante e compartilhe.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Treinamento Evernote na Prática – http://organizenapratica.com.br/organize-sua-vida
  2. Página de Treinamentos – https://organizenapratica.com.br/treinamentos/
  3. Organize- com o Google Agenda – https://organizenapratica.com.br/google-agenda