Em meio a tantas propostas e e-mail de clientes, às vezes encontrar aquilo que você precisa e no momento que você precisa pode ser uma tarefa complicada e que demanda longos minutos. No entanto, é possível encontrar e-mails de propostas rapidamente usando o aplicativo Evernote. Quer saber como? Continue lendo. 

Afinal, o que é o Evernote 

Evernote é um sistema destinado à organização de informação pessoal, profissional e organizacional, mediante arquivo de notas.  

Há versão para todos os sistemas operacionais e a versão web. Bem como há o plano gratuito e o plano pago. Cada versão com suas particularidades. 

E mesmo na versão gratuita, o programa já oferece inúmeras possibilidades de organização. 

Ele pode ser usado para diversas funções. Ideal para quem lida o dia inteiro com informações e precisa organizá-las de uma maneira eficiente. 

Leia também: Evernote: o que é e quais são os benefícios 

Além disso, é ideal para quem trabalha com muitas reuniões e diversos projetos e precisa de um ambiente seguro e intuitivo para arquivar todas as informações.  

Vantagens em utilizar o Evernote para organização de e-mails

organização de e-mail

Alguma vez você precisou encontrar um e-mail importante, em um prazo curto, e não conseguiu localizá-lo adequadamente através da pesquisa do próprio software de e-mail? 

Você tem dificuldades para organizar seu e-mail e tornar a sua rotina mais rápida e prática? 

Evernote possui inúmeras vantagens. Seu principal objetivo é manter a organização e otimizar os processos.  

Logo, utilizar o Evernote para organização de e-mails pode não só aumentar a produtividade, como também melhorar a agilidade na execução de tarefas simples.  

Uma de suas vantagens mais incríveis é a ferramenta de pesquisa. Assim, encontrar aquele e-mail importante para uma reunião se torna mais fácil. 

Para isso você pode utilizar as etiquetas. Elas servem para categorizar as informações e para servir como filtro na hora de utilizar a ferramenta de pesquisa.  

E ainda, para fechar com chave de ouro: compartilhe as notas com os membros da equipe para que todos fiquem cientes dos processos e das negociações com os clientes. 

Ficou convencido? Confira abaixo um passo a passo rápido e prático de como encontrar e-mail e proposta de clientes usando o Evernote. 

Como encontrar e-mail e propostas de clientes com Evernote 

Aprenda no passo a passo a seguir como utilizar a ferramenta para encontrar e-mail e propostas de clientes de forma ágil. 

Mas, atenção: antes de seguir o passo a passo você precisará criar uma conta no Evernote 

Clique aqui para criar uma conta gratuitamente.

Instalando a extensão do Evernote 

Primeiramente, você irá instalar uma extensão na loja do Google para poder usar essa função. Basta acessar a web loja e buscar “Evernote Web Clipper”. Como na imagem abaixo:

extensão Evernote Web Clipper

Logo em seguida você irá clicar em “Usar no Chrome”, e depois em “Adicionar a Extensão”. 

É muito simples e intuitivo.  

Além disso, essa extensão também pode ser encontrada facilmente no Firefox, no Safari, e assim por diante. 

Salvando um e-mail  

Assim que você instalar a extensão em seu navegador, um elefante verde (ícone do Evernote) irá aparecer na sua barra de extensões.  

Abra seu Gmail, logo em seguida abra o e-mail que você deseja arquivar e clique no elefante.  

Imediatamente irá aparecer uma tela para você incluir as informações e salvar de uma forma que fique mais fácil para você. Como na imagem abaixo: 

como salvar e-mail: Gmail para Evernote

Editando as informações

Na parte de incluir informações é preciso que você coloque algo fácil de lembrar e pesquisar quando você precisar.  

Portanto, inclua um título, o caderno de acordo com o projeto, as etiquetas correspondentes, bem como se você deseja salvar todo o e-mail ou apenas realizar uma captura de tela.  

Ao editar as informações, o seu e-mail estará pronto para ser salvo automaticamente no Evernote. E em poucos segundos a nota com o e-mail estará disponível para visualizar tanto na versão Web quanto no seu aplicativo de celular. 

Pesquisando um e-mail importante  

Feito isso, quando você precisar de alguma informação sobre determinado projeto ou serviço de cliente, basta colocar as palavras-chave correspondentes na ferramenta de pesquisa do Evernote. 

Uma dica é: inclua etiquetas com nome de cliente, nome do projeto e se está em andamento ou finalizado, referências, entre outras palavras-chave, por exemplo. Assim ao pesquisar por determinado cliente, todos os e-mails arquivados aparecerão para você.  

Para facilitar ainda mais a pesquisa, ao combinar as palavras-chave, por exemplo, “cliente X” e “ata de reunião”, você encontrará o e-mail que está procurando de forma ágil e rápida. 

Além disso, é possível buscar palavras-chave dentro de textos de e-mail ou arquivos. Assim, se você precisar localizar o que você conversou na reunião com seu cliente sobre contrato de serviço, basta incluir as palavras “ata de reunião” e “contrato” no buscador e irá aparecer exatamente a informação que você precisa. 

Com esse complemento do Evernote para Gmail é possível que você arquive conteúdos importantes da sua caixa de entrada e salve-os em uma nota. Além disso, é possível incluir mais arquivos, textos e imagens na nota para que a informação fique completa e faça sentido para você.  

Organize, planeje, edite e encontre com poucos cliques. 

Que tal aprender tudo isso de forma prática? Basta assistir o vídeo abaixo. 

Quer aprender hoje mesmo a organizar toda a sua vida em um passo a passo que irá ajudá-lo a produzir mais sem precisar trabalhar mais? 

Por fim, o que você achou deste artigo? Deixe um comentário e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.    

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no Youtube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA   

  1. Curso Organize a Rotina Pessoal e Profissional com o Evernote
  2. Guia Evernote para Iniciantes – Clique aqui e receba gratuitamente o material no seu e-mail.
  3. Torne-se mais produtivo através da organização e criação de rotinas – Clique aqui e tenha acesso a nossa página de treinamento.