As etiquetas são uma forma de categorizar todas as informações para que fique mais fácil de você encontrá-las posteriormente. É um método de organização incrível dentro do Evernote para você tornar sua vida pessoal e profissional mais prática e rápida. Dessa forma, você irá conferir neste artigo dicas de como usar as etiquetas a seu favor.

Afinal, o que são as etiquetas?

A etiqueta ou a “tag” é uma forma de organizar e categorizar as informações mais importantes dentro do Evernote. Elas permitem que você adicione palavras-chave as suas anotações e você pode utilizá-las quando uma nota admite mais de uma categoria, ou quando você quer encontrar uma informação de maneira mais rápida. Assim você pode filtrar uma determinada tag dentro de um determinado caderno com mais facilidade.

Como o número de cadernos dentro do Evernote é limitado para a conta gratuita, ou seja, são permitidos 250 cadernos, você pode utilizar as etiquetas para organizar e para evitar que você crie cadernos similares.

Tanto no plano gratuito quanto no plano Premium, são permitidas 100 mil etiquetas, e 100 etiquetas por nota adicionada. São muitas possibilidades para manter a sua vida mais organizada.

Continue lendo para conferir as dicas que preparei na hora de utilizar as tags.

Benefícios em usar as etiquetas do Evernote

É certo que o Evernote te oferece muitas possibilidades de organização. Ele permite adicionar anexos nas notas como: áudios, vídeos, imagens, documentos em PDF, digitalizar anotações manuscritas e documentos pessoais, entre outros. 

Mas dentre tantas informações que acumulamos diariamente, você sabe como encontrar o que você precisa e no momento em que precisa?

E esse é um dos benefícios mais importantes das etiquetas: elas te permitem filtrar as informações que você necessita através do recurso de pesquisa.

Além de manter os seus arquivos e informações organizadas de forma categorizada, você consegue usar símbolos para que as etiquetas apareçam de uma forma que fique mais fácil para você encontrar as informações que precisa no dia a dia. 

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E você pode adicionar mais de uma etiqueta a nota. Dessa forma você pode categorizá-las com datas, palavras e símbolos que te remetem aos seus trabalhos e arquivos que precisam ser lembrados em determinado momento.

Seja em uma reunião da empresa ou em um trabalho da faculdade, você irá economizar tempo, afinal, as etiquetas servem para te ajudar a encontrar por tema dentro daquele monte de notas em um caderno. 

Interessante, não é mesmo? 

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Dicas para organizar informações importantes com etiquetas

Conforme já verificamos ao longo do artigo, as etiquetas são uma forte estratégia de organização para você categorizar por temas e palavras-chave. E dessa forma, encontrar de maneira mais rápida e eficiente as informações que você precisa diariamente.

Então vamos para a parte prática. Confira a seguir dicas de como utilizar as etiquetas a seu favor e organizar sua vida pessoal, profissional e financeira com o Evernote.

Organize sua vida pessoal

Com o Evernote é possível adicionar listas de compras, checklist de tarefas diárias, contas a pagar mensalmente, organização de viagens e eventos, extratos bancários, recibos de transferências e contas pagas, organizar boletos e notas fiscais. Além disso, é possível adicionar o progresso em uma mudança na alimentação ou incluir hábitos de exercícios físicos. Tudo isso de forma bem fácil e prática. E ainda, você pode levar as suas anotações para qualquer lugar com você.

E como eu faço isso? Confira a seguir um exemplo. 

No caderno “casa” você pode adicionar etiquetas que se ajustem as suas necessidades, como “lista de compras”, “checklist de tarefas diárias ou semanais”, entre outros. 

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Você também pode adicionar um caderno de “vida pessoal”, e dentro dele adicionar diversas notas como “atividades dos filhos”, “boletos a pagar”, “contas pagas”, “contrato de aluguel”, “lista de compras”, “receitas”, e até “metas pessoais”. Dentro dessas notas você pode adicionar tags para encontrar as suas anotações com mais facilidade como “supermercado”, “cronograma de aulas”, “bolos” nas notas de receitas ou “boletos” nas notas de contas a pagar.

E ainda, você pode adicionar datas específicas como, na nota de metas pessoais em um processo de emagrecimento, como por exemplo. 

Assim, na hora de avaliar o seu progresso você pode pesquisar combinando mais de uma tag, como por exemplo: “peso” e “março de 2020”. 

Certamente um recurso bem simples e funcional.

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Tenha sua vida financeira mais organizada e no alcance de suas mãos

Você sabia que é possível organizar a sua vida financeira com o Evernote?

Sim, é possível, e com o recurso de etiquetas essa opção fica ainda mais fácil.

Como por exemplo, para sua organização financeira você irá criar um caderno de “notas fiscais“. Dentro deste caderno você irá adicionar notas para “compras para casa“, “compras para o escritório“, “compras pessoais“. E dentro destas notas você pode categorizar adicionando tags de datas, parcelas, entre outras.

Assim como você também pode adicionar ao caderno “organização financeira”, notas com recibos de pagamento, e acrescentar a essas notas as seguintes etiquetas: “faculdade”, “luz”, “água”, “INSS” ou “aluguel”. E combinar com tags de datas.

Você também pode adicionar lembretes como “pagar boleto”, “trocar um produto com defeito”, e assim por diante. 

As etiquetas podem ser adicionadas de maneira ilimitada e te permite fazer um filtro mais fácil na horas de buscar uma informação.

Organize projetos e trabalho com etiquetas

Por muitas vezes criamos projetos em bloco de notas, cadernos, arquivos no Word, e na hora que precisamos unir todas as informações para colocar tudo em prática, vira uma bagunça, perdemos tempo e acabamos deixando alguns projetos na gaveta.

A organização a partir do Evernote e das etiquetas te permite ser mais produtivo e ganhar tempo. 

Você leu um artigo importante e quer salvar no projeto de “marketing digital”, por exemplo? O Evernote permite você salvar links e capturas de telas em uma nota, e você pode adicionar facilmente tags como “ler depois”, “referências”, “citações” e até mesmo “estudar”. 

Também vale para organizar os estudos da faculdade, ou se você estuda para um concurso e precisa guardar todas as suas anotações para rever depois de um tempo. 

E por fim, a organização vale para se manter mais produtivo no trabalho, você pode fazer check-list de tarefas e acrescentar uma etiqueta “tarefas” dentro do caderno de “vida profissional” ou “trabalho“. Você também pode adicionar a tag “ata de reunião” para as suas anotações, “contratos” e até mesmo nomes de empresas ou clientes para ficar mais fácil de filtrar nas notas de emails da empresa.

Esse recurso também é possível para agenda de clientes ou agenda pessoal.

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São tantos recursos e possibilidades que fica até difícil de acreditar, não é mesmo? 

E como eu adiciono uma etiqueta?

Agora que você absorveu todas as dicas, você deve estar se perguntando: “como eu adiciono uma tag a uma nota?”.

como adicionar etiquetas no Evernote

É muito simples, basta seguir o passo a passo:

  • Abra a nota que você quer adicionar uma ou mais etiquetas;
  • Abra o editor de etiquetas. No navegador ele pode ser facilmente encontrado no canto inferior da nota, clique em “adicionar etiqueta”. Já no Android clique no ícone em formato de etiqueta. Por fim, para o sistema operacional IOS, selecione o ícone “i”, e em seguida clique em “adicionar etiqueta”;
  • Escreva uma palavra-chave e pressione Enter; e
  • Para excluir uma tag, pressione a tecla “backspace” sobre a palavra.

Muito simples, não é mesmo?

Por fim, cada pessoa tem a sua maneira pessoal de organizar as etiquetas, e eu espero que as dicas tenham de ajudado a encontrar uma maneira eficiente e que funcione para você.

Com toda a certeza, as etiquetas irão otimizar o seu tempo, ou seja, todos esses recursos irão tornar o seu dia mais produtivo e mais prático. Quer entender um pouco mais como isso funciona? Assista o vídeo a seguir:

Você já utiliza as etiquetas para organizar as informações no Evernote? Dessa forma, deixe nos comentários as suas dicas e compartilhe com todos.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. ► Treinamento Evernote na Prática – http://organizenapratica.com.br/organize-sua-vida
  2. ► Treinamento Google Agenda – https://organizenapratica.com.br/google-agenda
  3. ► Treinamentos – https://organizenapratica.com.br/treinamentos/