Gerenciamento de equipe - dicas para uma gestão eficiente

Gerenciamento de equipe: 5 dicas para uma gestão eficiente

Em suma, um dos maiores desafios das empresas é fazer uma boa gestão de equipes. Afinal, apesar da crença comum, essa não é uma tarefa que se restrinja apenas à área de recursos humanos. São os líderes de cada setor que precisam saber transmitir adequadamente aquilo que esperam. Pensando nisso, bem como para facilitar a sua gestão, separamos neste artigo 5 dicas importantes que irão te auxiliar no gerenciamento de equipe. Confira!

Gerenciamento de equipe: 5 dicas para uma gestão de excelência

Antes de mais nada, saber gerenciar uma equipe é uma das maiores preocupações dos gestores de qualquer empresa. Isso porque, requer muito mais do que apenas delegar tarefas. Também envolve atividades e processos fundamentais, tais como:

  • monitorar o fluxo de trabalho;
  • alinhar as expectativas;
  • lidar com conflitos;
  • bem como, gerenciar com foco em resultados.

No entanto, não há uma fórmula secreta para o gerenciamento de equipes. Afinal, cada empresa possui ambientes, metas e líderes diferentes. Quando falamos de processos e rotinas, há algumas ferramentas que podem te auxiliar nessa tarefa. 

Então, confira a seguir 5 dicas que você pode começar a aplicar na sua empresa a partir de hoje:

Produtividade e trabalho em equipe
Produtividade e trabalho em equipe. | Foto: unsplash.com

1. Gerenciamento de equipe: Distribuição de tarefas

Primeiramente, é preciso entender quais são os pontos fortes e fracos de cada profissional que integra a equipe de trabalho. Sendo assim, ao entender suas habilidade e limitações, fica mais fácil fazer a distribuição adequada de tarefas.

A partir daí, você terá:

  • um bom aproveitamento da equipe;
  • qualidade na execução das tarefas;
  • economia de tempo e recursos;
  • maior satisfação, motivação e engajamento dos colaboradores;
  • como consequência, um aumento na produtividade. 

Para realizar essa tarefa você pode testar a equipe. Ou seja, aplicar testes de desempenho, acompanhar o rendimento e até mesmo aplicar um formulário para entender em quais atividades os profissionais possuem mais facilidades ou dificuldades.

2. Reuniões periódicas 

Reuniões são eventos importantes e que devem ser realizadas com frequência para quem busca um gerenciamento de equipes eficaz. E não importa se toda a sua equipe trabalha no modelo de trabalho home office. Afinal, a tecnologia nos trouxe diversos sistemas eficientes para realizar as suas reuniões totalmente online.

No entanto, marque reuniões somente quando forem necessárias e, de preferência, que todos da equipe estejam presentes para discutir de forma clara e coletiva. Além disso, os encontros planejados e bem organizados podem servir para: 

  • alinhamento de equipe;
  • esclarecer dúvidas;
  • corrigir falhas e/ou apresentar resultados;
  • fazer um brainstorming;
  • e até mesmo coletar feedbacks sobre o status de uma operação, por exemplo.

Ao apostar em boas ferramentas, você garante segurança, organização e produtividade em suas reuniões. Quer conhecer os melhores aplicativos de reuniões para otimizar o tempo e facilitar essa tarefa? Então, clique aqui!

3. Superando os imprevistos

Em terceiro lugar, é mais comum do que você imagina que o planejamento de uma equipe não seja seguido à risca, afinal, imprevistos podem acontecer. Com isso, é muito importante entender o que é preciso fazer para se prevenir e saber superar esses imprevistos. Uma dessas formas é alinhar a equipe e traçar uma nova estratégia que será capaz de superar essa eventualidade

Além disso, parte de entender como fazer um bom gerenciamento de equipe está em ter clareza sobre os processos, sobre as rotinas e quais profissionais estão a cargo de quais funções. Dessa forma, um bom software de gerenciamento de processos pode te ajudar. 

Que tal aprender a melhorar a gestão de processos, na prática, e formar uma equipe cada dia mais produtiva e engajada? Para isso, assista ao vídeo a seguir:

4. Gerenciamento de equipe e resultados alcançados 

Para obter bons resultados, o foco deve ser coletivo. Afinal, toda a sua equipe deve estar engajada em um mesmo propósito. Sendo assim, algumas dicas para o gerenciamento de equipe nesse sentido podem ser através de:

  • pensamentos compartilhados;
  • discussões sobre o desenvolvimento das atividades;
  • conversar abertamente com todos os envolvidos e dar abertura para feedbacks, entre outras formas.

5. Utilize um bom software para automatizar e tornar os processos mais ágeis

Software de Gerenciamento de Equipes
Software de Gerenciamento de Equipes | Foto: unsplash.com

Por último, um bom software de gerenciamento de equipe e de processos pode te auxiliar em todas essas dicas. E ainda, em um único lugar você será capaz de conduzir projetos, acompanhar o desempenho da equipe, compartilhar arquivos e documentos, assim, garantindo organização e produtividade. 

Para te ajudar com essa tarefa, nós do Organize na Prática, preparamos um treinamento exclusivo e completo. Através desse treinamento você irá aprender como:

  • organizar as tarefas da equipe com agilidade;
  • otimizar o fluxo de informações;
  • aprimorar controles, auditoria e cobranças;
  • criar relatórios personalizados, e muito mais!

Você vai aprender tudo isso, mesmo que você nunca tenha usado um programa de gestão, nem mesmo seja um expert em tecnologia. É o exato passo a passo para organizar os projetos e as tarefas da equipe em poucas horas. E os ganhos? São em tempo e produtividade. 
Ficou interessado? Então, CLIQUE AQUI e acesse nosso treinamento completo de Gestão de Projetos com Asana.

Conclusão

Temos certeza que com todas essas dicas você irá construir uma equipe de alto desempenho. Bem como, contribuir para o aumento da produtividade e dos processos de comunicação do seu negócio. 

Por fim, o que você achou desse artigo? Deixe sua opinião nos comentários, e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais. Assim, mais pessoas poderão aproveitar essas dicas! 

Além disso, aproveite para conferir mais conteúdos como este em nossas redes sociais. O Organize na Prática está presente no Instagram, e também no YouTube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. ► Gestão de Projetos com Asana. Clique aqui para ter acesso ao treinamento completo.
  2. Clique aqui e crie uma conta gratuita Asana, e experimente essa ferramenta incrível.
  3. ► Quer aprender a gerenciar os processos, na prática? Então, clique aqui!
  4. Clique aqui para ter acesso à página de treinamentos do Organize na Prática.