Organização e produtividade_trabalhe em um espaço organizado

Organização e produtividade: trabalhe em um espaço organizado

Manter a organização do espaço físico pode trazer grandes benefícios em relação à produtividade e ao rendimento de uma tarefa. Este ambiente de trabalho, seja ele sua própria casa ou uma empresa com outros profissionais, deve estar em ordem para que você não perca tempo em meio à bagunça. Além disso, organizá-lo é uma maneira de criar uma atmosfera aconchegante para melhorar seu desempenho na área.

importância do espaço organizado
Confira a importância de um espaço físico organizado | Foto: unsplash.com

Dessa forma, entenda um pouco mais sobre a importância de organizar seu espaço físico. E como isso aumenta a produtividade dos seus serviços!

Criatividade e produtividade

Um ambiente de trabalho desorganizado é um lugar que desmotiva e pode diminuir a qualidade do seu serviço. Aquele espaço físico ocupado pela bagunça, pelas pilhas de papéis, pelos documentos espalhados e pelos objetos em cima da mesa, faz com que existam bloqueios para a criatividade. Pois, quando a inspiração vem, com certeza você vai querer estar em um lugar confortável para acomodar as suas ideias. Bem como para começar a colocá-las em prática.

Nesse cenário, buscar a organização no ambiente de trabalho é importante para dividir as funções e os conceitos de uma determinada tarefa. Além de planejar suas atribuições e não se perder em meio a tanta informação disponibilizada de uma vez só.

Optar por quadros de parede também podem ser interessantes para organizar a agenda e escrever suas atividades. Além disso, tente colocar perto de você somente os objetos úteis. E, talvez, algum item de decoração que traga alegria ao ambiente.

Prevenção de distrações

Em suma, organizar seu espaço físico é uma forma de evitar distrações. Afinal, com uma boa quantidade de objetos e informações ao redor enquanto trabalha, é muito fácil se distrair com os itens espalhados. E perder o raciocínio que estava sendo seguido antes de perder a atenção.

Em contrapartida, com o local de trabalho arrumado e limpo, é muito mais fácil manter sua concentração nas responsabilidades para concluir o que é preciso.

Em ambientes do ramo educacional, por exemplo, como escolas ou cursinhos, a organização é um item fundamental para desenvolver e potencializar os estudos, e aumentar o foco em conteúdos diversos. Esse é um aspecto que auxilia nas habilidades motoras e cognitivas do aluno.

Um exemplo são as salas de estudos, muitas vezes equipadas por “cabines”. Geralmente você encontrar somente livros, cadernos e algum outro rascunho necessário. Assim, é mais fácil conseguir que o estudante permaneça focado por mais tempo e conclua suas tarefas do dia.

Foco, produtividade e organização
Mantenha o foco organizando os objetos ao seu redor | Foto: unsplash.com

Organização e limpeza

Sem dúvidas, é difícil manter a limpeza e organização em dia com os afazeres do trabalho. Porém, separe um dia da semana, por pelo menos trinta minutos, e invista esse tempo para passar um pano em sua mesa e fazer uma pequena faxina no local. Assim, o hábito da organização fica mais natural e aflorado ao longo dos outros dias de trabalho. Além disso, isto possibilita a conservação da limpeza e da arrumação por mais tempo.

Organização digital

Por fim, uma ótima opção para a organização física, ou seja, de itens e documentos, é investir em arquivos e pastas digitais, liberando o espaço dos papéis que ficariam espalhados pela sala. Ao organizar os documentos de maneira digital, toda a “papelada” ficará junta e com fácil acesso em um computador. Com as pastas on-line, seu gerenciamento será mais compacto e facilitado.

Além disso, a organização digital facilita a comunicação. Bem como o compartilhamento de dados entre colegas e equipes de trabalho. Dessa forma, o acesso on-line será mais seguro e versátil.

A oportunidade de aderir a esse planejamento também diminui os custos para a empresa, com a economia de papéis e espaço.

E aí, gostou desse conteúdo? Então, o que você acha de aprender todas as práticas para organizar seus processos e aumentar a produtividade? Clique aqui para saber mais!

Por fim, tenha acesso a mais conteúdos gratuitos como este no Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Comece por aqui, e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
  2. Google Agenda – Organize a sua agenda de forma prática!
  3. Aprenda a organizar os processos e aumentar a sua produtividade. Clique aqui para saber mais!
  4. Clique aqui e aprenda um passo a passo prático de como fazer mapas mentais.
  5. Página de Treinamentos – Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!