Não é novidade para ninguém que o ano de 2020 foi marcado por, entre muitos outros fatores, a migração do trabalho presencial para o trabalho remoto. Diversos setores tiveram que aprender a trabalhar dessa nova forma, como a educação, o comércio, a prestação de serviços e até mesmo partes da indústria.
Em 2021, com as práticas de isolamento social para a contenção do vírus da Covid-19, o trabalho remoto prosseguiu. Contudo, muitas pessoas ainda não sabem o que é trabalho remoto. Ou como articular uma dinâmica produtiva nos trabalhos remotos e quais as diferenças entre trabalho home office e remoto.
Se você quer entender mais sobre como funciona o trabalho remoto home office e como manter uma rotina organizada e produtiva de home office, para você e para seus subordinados, leia o texto a seguir!
O que é trabalho remoto?
Essa é uma palavra que está na boca de todo mundo, especialmente após o início da pandemia: trabalho remoto. Mas, afinal, o que é e o que caracteriza o trabalho remoto? Trabalho remoto é igual a home office? E como fazer essa gestão? Bom, para começar, podemos responder que não, trabalho remoto não é igual a home office. Assim, prossiga a leitura, pois, vamos explicar cada um deles.
Trabalho remoto é um conceito mais amplo. E contempla todo trabalho feito a distância, mas ainda em equipe. Ou seja, os colaboradores do time e da equipe não precisam estar juntos para realizarem determinada tarefa. Não obstante, também não precisam estar em suas casas.
Hoje em dia, existem coworkings, e até mesmo é possível trabalhar de cafeterias, shopping ou de outros países, não deixando de lado a integração e comunicação entre a equipe.
Trabalho remoto ou home office?
O home office, por sua vez, é necessariamente o trabalho de casa. Esse é o que estamos mais acostumados agora, neste momento de pandemia. Assim, o home office pode ser esporádico, quando após determinado período de tempo, o trabalhador volta a trabalhar da sede da empresa, ou definitivo.
Assim, home office é uma categoria englobada pela categoria maior do trabalho remoto, que é mais abrangente.
Quais são as dificuldades de gerir uma equipe remota?
Tudo na vida há benefícios e malefícios. Assim, algumas das dificuldades em fazer a gestão de uma equipe de trabalho remoto podem ser:
- comunicação;
- sensação de solidão ou isolamento;
- bem como, a dificuldade de mensurar a produtividade e a motivação.
3 formas de ultrapassar essas dificuldades do trabalho remoto
Confira, abaixo, como quebrar e passar à frente de todas essas dificuldades. Seja na gestão de uma equipe ou na gestão do próprio tempo e trabalho remoto.
1. Comunicação
Tenha canais efetivos de comunicação. Além disso, invista em aplicativos como WhatsApp, Slack, Trello ou e-mail, faça reuniões semanais para fazer a gestão da produtividade das equipes, organizar as demandas e gerir as expectativas de cada resultado.
Além desses fatores técnicos, use essas reuniões para conversar, conhecer a equipe, os times e conversar sobre situações da vida. Essa comunicação diária também ajudará a superar a dificuldade do isolamento. Este, por sua vez, pode ser um problema para algumas pessoas, principalmente as que moram sozinhas ou são mais extrovertidas.
2. Produção
Uma dica para mensurar a produção do trabalho remoto é avaliar os resultados antes e depois da adoção do modelo. Em seis meses, já é possível ver uma grande diferença na produtividade dos colaboradores.
Caso isso não ocorra, o que é menoridade nas estatísticas, aposte em cursos para que seus funcionários aprendam como se adaptarem ao trabalho remoto e recebam dicas de profissionais qualificados para melhorar a produtividade no dia a dia.
3. Motivação
Manter a motivação pode ser um desafio, pois ao não vermos os colegas de equipe, podemos sentir que nosso trabalho não está sendo apreciado. Dessa forma, é importante que a equipe de gestão de time mantenha a cultura de fornecer feedbacks aos funcionários. Isso vale para feedbacks positivos e negativos.
Outra dica, também, é incentivar para que os funcionários tenham um ambiente propício para o trabalho, ou seja:
- livre de distrações;
- que seja limpo, organizado;
- e usado apenas para essa atividade laboral.
Uma boa iniciativa é que a empresa forneça os recursos e equipamentos necessários para a qualidade do trabalho remoto, como:
- notebooks;
- mouses;
- webcams;
- fones de ouvido;
- e o que mais for necessário.
Tudo vai depender da atividade a ser exercida. Quem está à frente na gestão deve ficar atento à necessidade de cada um da equipe.
8 facilidades de ter uma equipe remota
- Maior conforto dos trabalhadores, que podem trabalhar de onde quiserem, sem necessariamente gastar tempo com locomoção;
- Aumento da produtividade, pois os colaboradores estão em um ambiente mais motivador e aconchegante;
- Economia com vale transporte de funcionário;
- Economia com despesas da sede, como aluguel, limpeza e segurança, pois o local pode ser menor;
- Ainda, é possível nem haver uma sede física;
- Mais possibilidade na identificação e contratação de profissionais talentosos e capacitados, pois eles não precisam residir na cidade de sua empresa;
- Maior independência dos colaboradores, que ganham mais iniciativa e proatividade;
- Como resultado final, melhores resultados no oferecimento de seu produto ou serviço para seu cliente final.
Como otimizar os resultados de uma equipe remota?
Com as dicas deste artigo, você já deve ter aprendido como o trabalho remoto é uma opção super acessível, viável, econômica e produtiva para se adotar em sua empresa.
Assim, lembre-se sempre de que a comunicação e a organização são as chaves para a eficiência e integração entre os times e a equipe (além da boa gestão), o que ajudará a empresa como um todo a crescer, conquistar seus objetivos e atingir o cliente final.
Para otimizar os resultados da equipe remota, busque sempre estar atento para ouvir a todos os colaboradores da equipe, pois um funcionário feliz e saudável é um funcionário produtivo. Também, incentive que eles conversem entre si, para que sejam criados laços profissionais e para que a comunicação sobre o trabalho seja mais fluida. Não há gestão melhor do que essa.
Outra dica é respeitar os horários de trabalho. Não é porque o trabalho é remoto que significa que é possível enviar mensagens, cobranças e demandas sobre o ofício a qualquer hora do dia. É preciso respeitar os limites definidos pela empresa e pelo funcionário em contrato, caso contrário, isso só acarretará no esgotamento físico e mental dos trabalhadores. Por isso, na gestão das equipes, é muito importante estar atento a esse ponto.
Mais do que em qualquer outro modelo de organização, no trabalho remoto, é preciso estar aberto também para ouvir críticas e acatar sugestões – isso faz parte de uma boa gestão. Assim, de tempos em tempos, faça uma pesquisa de satisfação com seus colaboradores e esteja disposto a avaliar as propostas feitas por eles.
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