Com o mercado ficando cada vez mais competitivo e exigindo muito mais inovação, as empresas precisam tomar boas decisões. Afinal, foi-se a época em que tudo era uma questão de feeling ou insights, é necessário ter embasamento nos dados. Dessa forma, surge o Business Intelligence.
O Business Intelligence através do uso de dados ajuda na racionalização das decisões empresariais e, consequentemente, no alcance de resultados melhores. Neste artigo, você saberá o que é Business Intelligence e para que serve em uma empresa. Então, fique com a gente e saiba mais!
O que é Business Intelligence?
Se você ainda não conhece este termo, não se preocupe. Ele, aos poucos, vem sendo utilizado por empresas na busca por melhores resultados e novas oportunidades de negócio. Sendo assim, é natural que muitos ainda não o conheçam. Então, antes que você pesquise “business intelligence conceito” no Google, vamos te explicar o que ele é.
De acordo com o Gartner Group, o Business Intelligence é um termo guarda-chuva que abarca tecnologias, ferramentas e infraestrutura. Além disso, também inclui boas práticas que permitem o acesso e a análise de dados para a melhora e a otimização de decisões, bem como o desempenho de uma empresa.
Em outras palavras, Business Intelligence ou BI, como também é chamado, consiste no uso de dados para guiar a tomada de decisões de uma empresa. Para isso, colhem-se informações e analisam-se os indicadores. Assim, é possível adaptar as estratégias e colher resultados.
A história do Business Intelligence
Ao contrário do que muitos podem pensar, o conceito de Business Intelligence e o uso de dados nas decisões das empresas não é nem um pouco recente. Pelo contrário, o BI aparece em um artigo escrito por Hans Peter Luhn ainda em 1958. Na época ele era um dos cientistas da computação na empresa norte-americana IBM.
No texto, intitulado A Business Intelligence System, o cientista apresenta o que seria um sistema que disseminava automaticamente informações e dados para os vários setores de uma organização. O pioneirismo teórico de Hans Peter foi alicerce para os desenvolvimentos futuros do BI.
Somente na década de 1970, muitos anos após a publicação do cientista da IBM, que o Business Intelligence começou a ser implementado de maneira mais incisiva e prática. Quando o desenvolvimento tecnológico permitiu a estrutura necessária para o uso e armazenamento dos dados de BI.
Contudo, o conceito moderno de Inteligência Empresarial somente surgiu um década depois disso, nos anos 1980. Neste período Howard Dresner, analista do grupo de consultoria Gartner, trouxe o termo Business Intelligence para o vocabulário cotidiano. Assim, até hoje o BI Business Intelligence ficou associado ao grupo.
Para que serve o Business Intelligence?
Com o panorama apresentado até agora, foi possível perceber que o Business Intelligence está altamente ligado à capacidade de tomar decisões acertadas através da análise de dados. Mas, o BI pode ser útil em diversas outras ocasiões. Portanto, veja algumas a seguir:
- Identificar formas de melhorar os lucros;
- Comparar os dados com a concorrência;
- Acompanhar o desempenho das estratégias da empresa;
- Reconhecer tendências de mercado;
- Prever o sucesso de ações;
- Analisar os comportamentos dos clientes;
- Bem como, descobrir erros, gargalos ou problemas.
Business Intelligence exemplos
Para te ajudar a entender melhor o que é o BI e como ele funciona no alcance dos resultados esperados, vamos te mostrar dois exemplos de uso da inteligência empresarial. Dessa forma, fica mais fácil compreender a aplicação dos dados através do Business Intelligence.
Fiat e o Uno 2011
O primeiro exemplo que vamos citar é o da montadora italiana Fiat durante o desenvolvimento da versão de 2011 do carro Uno. A empresa queria construir um carro que suprisse as demandas dos seus clientes. Além, é claro, que ficassem com a “cara deles”.
Para isso, foi feita uma pesquisa de mercado e levantaram-se informações dos usuários que seguiam a marca na internet. Com esses dados em mãos, utilizou-se do BI para analisar o conteúdo obtido com os levantamentos.
Assim, a marca conseguiu não só identificar as exigências de seus clientes expressas pelos dados, como aplicá-las no desenvolvimento do carro. O Uno 2011 foi um sucesso na crítica automobilística e nas vendas, conquistando o título de Carro do Ano pela Revista Auto Esporte naquele mesmo ano. Incrível, não é mesmo?
Companhia de Gás de Minas Gerais (GASMIG)
Este segundo exemplo de uso reflete a capacidade do BI em promover a organização dos processos internos de uma instituição através do armazenamento de dados. Como assim? Esse exemplo ocorreu na Companhia da Gás de Minas Gerais (GASMIG), uma empresa responsável pela distribuição de gás no estado de Minas.
Durante anos, a distribuidora de gás teve dificuldade em organizar seus relatórios e documentos relacionados ao faturamento e às vendas. Nesse cenário, era muito difícil o andamento de processos administrativos e importantes para a sustentabilidade da empresa, pois não se possuíam os dados necessários atualizados.
Então, a GASMIG decidiu investir na construção de um banco de dados, bem como na capacidade de gerenciá-lo. Assim, a empresa conseguiu:
- Organizar a execução das suas tarefas internas;
- Ter maior transparência sobre as ações tomadas e, consequentemente;
- Aumentar a produtividade dos seus colaboradores.
Benefícios do Business Intelligence
Fica evidente, com os exemplos citados acima, os inúmeros benefícios de se aplicar o Business Intelligence em uma empresa. Os resultados mais expressivos do uso de dados são organização e capacidade de tomar decisões de mercado acertadas. Mas os benefícios não se resumem a isso. Também podemos citar:
- Percepção de novas oportunidades de negócio;
- Identificação de custos excessivos;
- Reação rápida às tendências de mercado;
- Acesso a dados confiáveis e importantes para o negócio;
- Otimização dos preços.
Como desenvolver BI?
Você ficou interessado no BI e nos benefícios que você pode alcançar ao aplicar o uso de dados na sua empresa? Então, vamos te dar alguns passos básicos que devem ser observados ao implementar a inteligência empresarial em uma instituição. Veja quais são eles:
1. Tenha uma boa governança de dados
O primeiro passo para implementar o BI é ter uma boa governança de dados. Ao lidar diretamente com informações, não se pode ignorar questões como segurança e qualidade. É preciso garantir que tudo o que foi colhido esteja bem armazenado. E, além disso, que seja realmente relevante para a empresa.
Portanto, a primeira preocupação da empresa deve estar em construir um ambiente para que esses dados sejam guardados. A estrutura precisa garantir a integridade das informações. Além de mantê-las acessíveis para consulta a qualquer momento. Para isso, a dica é criar critérios de segurança para o acesso delas.
2. Tenha objetivos claros
Não é possível chegar a lugar nenhum quando não se sabe onde se quer chegar. No uso de ferramentas de BI isso não é diferente. A sua equipe que encabeçará a estratégia de BI da empresa precisa ter bem evidente quais são os seus objetivos ao colher os dados. Somente assim os resultados das análises serão úteis.
Com as metas do uso do BI definidas, é o momento de coletar os dados. As fontes das informações podem vir dos:
- campos da internet;
- e-mails da empresa;
- automação de marketing;
- bancos de dados da própria empresa;
- além de pesquisas de órgãos governamentais, ONGs e sindicatos.
3. Analise os resultados e tome decisões
Por fim, o ponto mais importante na implementação do BI em uma empresa. Isto é, você precisa analisar os resultados oriundos dos dados colhidos e tomar decisões. Parece óbvio, porém podem existir resistências de gestores e colaboradores em seguir o que foi apresentado pelas análises e levantamentos.
Apesar de a decisão embasada em dados ser mais robusta do que o feeling ou a intuição, é natural que muitas pessoas ainda sintam que este não é o melhor método de se criar estratégias. É bem verdade que apenas usar os dados não representa o sucesso, mas as chances aumentam.
Gostou do conteúdo? Então, acompanhe nosso blog e saiba mais sobre Business Intelligence e sobre como conquistar a organização empresarial com o uso de dados.
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