O KPI é um dos principais indicadores, que permite o desempenho e sucesso de diversas empresas. Nesse sentido, oferecem ferramentas para a mensuração em números dos resultados ou de produtos e serviços que agregam valor ao negócio. Esse acompanhamento permite à equipe de marketing e aos gestores analisarem o funcionamento, o desempenho, os pontos que merecem mais atenção ou que devem ser ajustados pela companhia. Por isso, entenda melhor esse mecanismo e saiba como esse indicador pode ajudar na gestão da sua empresa. Boa leitura!
O que são KPIs?
Em primeiro lugar, é importante entender o que é KPI. Assim, a sigla é originada da expressão em inglês Key Performance Indicator, em português, indicadores-chave de performance. Trata-se de uma ferramenta de gestão essencial para analisar o desempenho. Bem como, os aspectos mais importantes do negócio ou da empresa.
Em outras palavras, é utilizado para avaliar se determinadas atitudes, iniciativas ou ações estão superando ou atendendo às expectativas dos clientes. Nesse sentido, existem diversos indicadores que podem ajudar o seu projeto. Como também existem muitas técnicas que podem facilitar o procedimento. Mas, cada companhia deverá ter conhecimento de alguns métodos para que o desempenho seja melhor em relação aos seus concorrentes.
Saber exatamente os pontos que precisam ser melhorados na sua empresa é essencial para que não aconteça desperdícios em investimento ou perda de tempo. Além disso, os KPIs podem apresentar resultados ou números em porcentagem. Nos resultados em número, por exemplo, os indicadores KPI podem mostrar a quantidade de páginas acessadas pelos usuários. Enquanto em porcentagem, a taxa de aprovação do seu site.
Os KPIs funcionam seguindo três métricas:
- Índices: números que apontam os resultados alcançados;
- Meta: valores que devem ser observados para melhor desempenho e;
- Tolerância: tem a função de sinalizar medidas preventivas para evitar altos investimentos quando a meta não é alcançada.
Quais são os tipos de KPIs?
Agora que você já sabe o que é, confira os principais tipos de KPIs:
KPIs primários
Ao contrário da ideia que possa parecer, o primário não está ligado ao básico ou primeiro passo. Mas, sim, com o indicador que é encontrado primeiro. No marketing digital, esses KPIs primários são indicadores que mensuram os resultados. Ou seja, avaliam o desempenho da empresa, demonstrando com dados se as estratégias estão sendo eficientes.
Por outro lado, na rotina empresarial, seriam responsáveis por mostrar o desenvolvimento da taxa de conversão ou o custo por leads. Entre os exemplos de KPIs primários, estão:
- leads;
- custo de aquisição;
- tráfego;
- taxa de conversão;
- bem como, receita por compra e receita total.
KPIs secundários
Os KPIs secundários são de responsabilidade dos diretores da empresa, pois, estão à frente das medidas adotadas para cada setor da companhia. Assim, permitindo acompanhamento mais de perto, além de identificar as áreas que estão ou não apresentando bom desempenho.
Em síntese, os KPIs secundários monitoram os resultados e números obtidos com os KPIs primários. Assim, entre os exemplos dessa métrica estão:
- número de visitas;
- custo detalhado de cada parte do funil de vendas;
- origem do tráfego;
- assinantes do blog;
- visitantes que interagiram com a call to action (chamadas de ação);
- além da média de preço por transição.
KPIs práticos
A função desse último KPI marketing é dar uma explicação sobre os resultados obtidos com os indicadores anteriores. Ou seja, os KPIs primários e secundários, esses números passam por uma análise para ser verificado o desempenho da empresa.
Outros aspectos são analisados, por exemplo:
- número de visualizações nos posts ou vídeos;
- alcance das publicações;
- quais são as páginas mais acessadas;
- as palavras-chave selecionadas para encontrar a página da companhia;
- tráfego;
- interações sociais;
- bem como, ranqueamento da página da organização em relação aos seus concorrentes.
Exemplos de KPIs para a gestão empresarial
Existem diversos KPIs exemplos que podem ser utilizados para avaliar se as estratégias utilizadas estão melhorando o desempenho da empresa e, assim, trazendo resultados positivos. As redes sociais, por exemplo, são ótimos indicadores, além de serem responsáveis por um bom alcance.
Nesse sentido, os KPIs têm a finalidade de apontar os métodos mais eficazes e verificar quais precisam de melhorias. Portanto, a aplicação precisa seguir as ideias e objetivos da sua organização.
Assim, entre os KPIs que podem ser utilizados pela sua empresa, estão:
- Eficiência;
- Eficácia;
- Capacidade;
- Produtividade;
- Qualidade;
- Lucratividade;
- Rentabilidade;
- Competitividade;
- Efetividade e;
- KPIs de valor.
3 passos para a gestão de KPIs na empresa
1. Decisão
Nessa etapa, é importante pensar em indicadores que sejam facilmente decifráveis, não apenas para a área que será utilizada os resultados, mas para a equipe ou pessoas que vão realizar a análise dos dados. Assim, os resultados podem ser mensuráveis. Ou seja, podem ser demonstrados em números e atribuídos a uma unidade.
Os indicadores oferecem resultados significativos para os projetos da companhia. Portanto, possuem utilidade para os gestores, equipe de marketing ou outras pessoas envolvidas no processo.
2. Comunicação
Para conseguir sucesso, é importante que os envolvidos nas atividades de otimização tenham consciência de todas as etapas que estão sendo realizadas. Dessa forma, quanto mais consenso, melhor será para os gestores, empresa e equipe. Além disso, o ideal é escolher KPIs que não afetem colaboradores de determinado setor. Pois, podem gerar desconforto e possíveis problemas. No entanto, se os indicadores forem: produção/dia ou produção/máquina, por exemplo, a aceitação pode ser melhor.
3. Formulação
Para a formulação dos indicadores, podemos recomendar estabelecer critérios inspirados na política da empresa. Isto é, levando em conta a sua missão, visão, identidade e ideias. Além disso, é importante que a gestão tenha objetivos, pois ela será responsável pelo pensamento estratégico. Como também todos os processos devem ser explicados aos envolvidos.
Para desenvolver de maneira mais objetiva, é importante considerar alguns aspectos como, por exemplo:
- Avaliação periódica das conquistas e avanços;
- Padronização dos processos da empresa;
- Plano de contingência;
- Manter as suas equipes sempre atualizadas;
- Analisar as tendências do mercado;
- Bem como, motivar os colaboradores para sempre buscarem melhorias.
Além disso, é essencial analisar algumas características que tornam o KPI de vendas mais efetivo. Tais como: objetividade, mensurável, verificável, deve conter valor agregado, comunicação, consenso no objetivo definido e o nível de comprometimento de todos da empresa.
Sendo assim, o uso de KPI está ligado aos objetivos da empresa. Em outras palavras, a maneira de utilização vai depender da definição das estratégias da sua empresa. Desse modo, na escolha dos indicadores deve ser considerado o contexto. Por isso, analise os dados com frequência, e faça a coleta dessas informações de forma periódica para conquistar ainda mais sucesso nos seus negócios. Que tal ter acesso a mais dicas como esta? Então, conheça o blog do Organize na Prática. E aprenda um jeito novo de organizar e fazer a gestão do seu negócio, na prática!
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