Certamente, fidelizar clientes é um dos principais objetivos das empresas. Afinal, esta é uma garantia de vendas futuras. No entanto, quando se trata de pós-vendas, algumas empresas ainda sentem muita dificuldade em otimizar os processos. Seja por falta de organização ou por falta de conhecimento, nem sempre os processos são bem realizados.

A compra geralmente é finalizada com sucesso, mas muitas empresas ainda perdem a oportunidade de gerar novas vendas.

Sendo assim, algumas ações são necessárias para manter o relacionamento com o cliente. Como, por exemplo, estabelecer organização, planejamento e investir em uma equipe especializada. 

Essas ações podem fazer toda a diferença para os seus negócios.

Portanto, aprenda como usar uma ferramenta que, com toda a certeza, irá melhorar os seus processos de pós-vendas. Podendo trazer benefícios e resultados promissórios.

Pós-vendas: entenda o que é

processo de pós-vendas

Mas afinal, do que se trata o pós-vendas?

O pós-venda é tão importante quanto qualquer outro processo da empresa. Quando a equipe realiza um bom pós-vendas, ela traz benefícios incríveis para a empresa.

Ou seja, a sua empresa ganha mais visibilidade ao deixar seus clientes satisfeitos. E ainda garante que sua empresa seja sempre lembrada.

Como o nome sugere, o pós-venda é o atendimento prestado ao cliente depois que ele adquiriu um produto ou serviço.

Trata-se de um conjunto de ações que visam manter um relacionamento duradouro e satisfatório com qualquer cliente.

Dessa forma, a sua empresa oferece um atendimento de alta qualidade. Isto é, atendendo às necessidades do cliente, oferecendo o suporte adequado, garantindo assim, a fidelização do cliente.

Além disso, é uma ação mais barata para garantir novas vendas.

Por fim, pode ser visto também como uma estratégia para criar promotores da sua marca. Estes ficam responsáveis por atrair novos consumidores.

Confira a seguir os principais benefícios desta estratégia. Além disso, entenda porque a sua empresa deve investir em um processo de pós-vendas.

Importância do processo de pós-vendas

otimização de processos

Se você pensa que após fechar a venda o seu trabalho encerrou, então você está enganado. E precisa investir em um processo de pós-vendas. Afinal, é de extrema importância reforçar o relacionamento com os clientes.

Veja a seguir porque a sua empresa deve investir neste processo.

Garantia de satisfação ao cliente

Em qualquer empresa pode acontecer do cliente se sentir insatisfeito, e a sua empresa não estará imune a isto. Pois, é praticamente impossível agradar a todos.

Seja por causa de algum conflito no atendimento, ou devido às condições de pagamento. E até mesmo porque o produto não atingiu as expectativas do consumidor como deveria.

Se a experiência for completamente insatisfeita, a empresa perde não só o cliente, como também a possibilidade de novos clientes. Isto porque jamais um cliente insatisfeito irá indicar a sua empresa para outras pessoas.

Logo, investir em um processo de pós-venda garante que o cliente tenha a melhor experiência possível.

Entre as ações de pós-vendas estão: entrar em contato com o cliente após a compra para entender como foi este processo para ele.

Ao receber o feedback do cliente, fica mais fácil melhorar os pontos positivos e corrigir possíveis falhas.

Fidelização de clientes

Muitos empreendedores criam excelentes campanhas de marketing para atrair novos clientes. Utilizam promoções e oportunidades que enchem os olhos dos clientes.

Mas, como fica o relacionamento com aqueles que já compraram seu produto ou serviço?

Trabalhar na retenção e fidelização de clientes é tão importante quanto trabalhar na atração.

Quando você investe no relacionamento com o cliente, você aumenta o número de fidelização e reduz o número de evasões da sua carteira. Assim, aumentando os resultados da empresa.

E para adquirir estes benefícios, é preciso investir em um processo de pós-vendas. Isto é, entrar em contato com o cliente para verificar se ele foi bem atendido. Se existe algo a mais que a empresa possa fazer para ajudá-lo.

Dar atenção ao cliente cria uma imagem positiva da sua marca. Além de garantir a satisfação de clientes. Estes passarão a comprar da sua empresa toda vez que precisarem dos serviços ou produtos que você oferece.

Criação de um diferencial competitivo através do pós-vendas

Para se destacar em um mercado altamente competitivo é preciso inovar. Ou seja, oferecer aos consumidores algo que a concorrência não oferece.

Em outras palavras, é preciso oferecer algo que torna a sua marca única. E este é o diferencial competitivo.

Portanto, implemente o processo de pós-vendas em sua empresa como uma estratégia para se diferenciar no mercado.

Deixe claro ao cliente que você se importa com ele. Além disso, que está preocupado com a sua satisfação. Isso irá fidelizar o cliente e atrair mais leads para sua empresa.

Aumento da oportunidade de negociação

O processo de pós-venda não envolve somente o contato para investigar a satisfação do cliente. Mas, também para oferecer novos serviços e informá-los sobre as novidades da empresa.

Se for bem realizada, esta estratégia pode ajudar a alavancar os resultados da empresa.

Portanto, ofereça cupons de desconto para clientes fiéis ou por indicações, suportes, assistência, garantias estendidas e até conteúdo de qualidade como bônus.

Famoso marketing “boca a boca”

Por fim, com clientes cada vez mais satisfeitos com a sua marca, eles irão compartilhar a boa experiência com seus amigos e familiares. Isso faz com que mais pessoas tenham interesse em conhecer sua empresa através do “marketing boca a boca”.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre isso. E também sabe que esta estratégia ajuda a aumentar os resultados da empresa. Tanto em termos de resultados e visibilidade, quanto em termos de lucratividade.

Investir em um processo de pós-vendas efetivo ajuda na criação de promotores da sua marca.

Dicas de como melhorar o processo de pós-vendas

Confira a seguir algumas ações que podem tornar o processo de pós-vendas mais eficiente. 

estratégias de pós-vendas

Ofereça descontos e promoções exclusivas aos clientes

Certamente, os clientes que são fiéis ao seu negócio merecem uma atenção especial.

Portanto, considere oferecer descontos especiais, promoções, brindes e até mesmo presentes na data de aniversário. Tudo isso são ações que visam agradecer ao cliente pela preferência e para aproximar e fortalecer ainda mais a relação.

Crie um sistema de feedback

Para otimizar ainda mais o seu processo de pós-venda, é muito importante criar um sistema para colher críticas e sugestões de clientes.

Quando um cliente identifica falhas em seu produto ou serviço, ou solicita melhorias e reparos, ele também possibilita uma oportunidade para sua empresa aperfeiçoar e aprimorar a solução que oferece.

Chame atenção para o programa de fidelidade

O programa de fidelidade é criado com o objetivo de reativar o cliente após a primeira compra. Portanto, é de extrema importância incluí-lo no processo de pós-venda.

Logo, no momento em que finalizar a venda ou quando for entrar em contato para colher feedback, deixe claro ao cliente que a empresa possui um programa de fidelidade.

E este programa pode funcionar através de um sistema de pontuação para compras ou trocar por brindes. Bem como, cupons de desconto para a próxima compra, ou bônus por cada indicação, entre outras inúmeras possibilidades.

Seja criativo e ofereça algo único para seus clientes.

Use a tecnologia para criar um sistema CRM eficiente

Primeiramente, é preciso entender que o processo de pós-vendas é importante. E independe do tamanho da empresa ou do seu negócio.

O que poderá mudar é a forma como é feito ou por quem.

Um processo de pós-venda pode ser feito pela equipe de vendas que finalizou o negócio. Ou por uma equipe separada, responsável apenas por executar as funções de pós-venda.

Mas, independente da equipe, todos os envolvidos devem se comunicar de forma clara. Isto significa que eles devem trocar informações em tempo real. Este aspecto é algo que um bom sistema de CRM pode proporcionar.

Portanto, vamos te apresentar o Pipefy.

Trata-se de uma plataforma inteligente que pode te ajudar em diversos processos da empresa. Inclusive no processo de pós-vendas.

Pipefy é um sistema intuitivo para você criar toda a estrutura do processo de pós-vendas. Também é possível manter a comunicação com sua equipe, coletar informações e feedbacks de clientes, entre outras possibilidades.

Veja como isso é possível:

Crie um sistema de pós-vendas eficiente

O próprio Pipefy oferece modelos para facilitar o seu trabalho.

Crie um sistema que funcione de forma prática para todos os envolvidos. A ideia é melhorar o processo e aumentar a produtividade.

Por isso, quanto mais simples o sistema, mais resultados a sua equipe irá alcançar.

Veja a seguir uma imagem de um processo eficiente, criado no Pipefy:

processo de pós-vendas - pipefy

Compartilhe informações sobre o processo de pós-vendas

trabalho em equipe no Pipefy

O objetivo do Pipefy é facilitar os processos. Também tem como objetivo melhorar a comunicação entre a equipe.

Depois que o seu processo de pós-venda estiver pronto, convide a equipe e designe tarefas específicas para cada um.

Tente centralizar todas as informações dos clientes em um só lugar. Só assim você poderá oferecer a melhor experiência a eles.

Em conclusão, para facilitar o seu entendimento, assista o vídeo a seguir. Mauricio Aizawa explica, na prática, como funciona um processo de pós-venda eficiente no Pipefy.

O que você achou deste artigo? Deixe um comentário e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.  

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no YouTube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Crie uma conta gratuita no Pipefy – Clique aqui para começar hoje mesmo
  2. Curso – Organize a sua Rotina Pessoal e Profissional  
  3. Torne-se mais produtivo – Clique aqui e tenha acesso a nossa página de treinamento.