Por volta de 1940, um professor da Universidade Cornell chamado Walter Pauk, autor de How to Study in College (Como Estudar na Faculdade), desenvolveu um sistema de estudos muito eficaz e conhecido até hoje: o método Cornell. Além de auxiliar em um aprendizado mais otimizado, ele vai contribuir para você organizar a vida de uma vez por todas. Entenda como esta ferramenta de organização funciona e o que deve ser feito para que ela dê certo!
Como praticar o Método Cornell?
Em resumo, o método funciona através da divisão de páginas de anotações em três seções. Uma para parafrasear as principais ideias da aula ou do texto, outra para resumi-las e a terceira para fazer perguntas. Você pode fazer isso separadamente, não precisa ser tudo de uma vez. Quer entender um pouco mais? Então, confira as etapas:
1. Frases curtas (área principal)
Primeiramente, escreva frases objetivas ou faça um resumo em tópicos extraindo as principais ideias do conteúdo. Nesse espaço, você poderá desenhar, usar fotos, imagens, infográficos ou cronogramas, por exemplo, para que as informações fiquem atrativas, caso queira.
2. Principais ideias (guia de estudo)
Depois de escrever na área principal, destaque apenas as ideias centrais, os termos e as palavras-chave. Tudo isso te ajudará a lembrar das anotações da área principal. Esta parte é o seu guia de estudo, ou seja, um recorte fundamental para a última etapa e para a absorção do conteúdo proposto.
3. Perguntas
Em terceiro lugar, você desenvolverá o sumário do conteúdo. Então, escreva o tema que está sendo estudado, os principais pontos do assunto e coloque a data e o local, caso sinta necessidade. Uma alternativa interessante para esta fase é criar perguntas para si em voz alta sobre o que você precisa guardar em mente.
Por último, mas fundamental: revise tudo o que escreveu. Isto é, se você é capaz de recordar as informações do conteúdo estudado por meio da leitura da página, com certeza você estará pronto para outro tema. Entretanto, se isso não acontecer, está tudo bem. Revise novamente tudo o que você escreveu e estude de outra forma.
Método Cornell em poucas palavras
O método Cornell é uma técnica utilizada para resumir conteúdos. Muitos acreditam que ela seja complicada, mas na prática, é possível provar que não. Você deverá fazer um planejamento, que nada mais é do que dividir uma folha de papel em três seções, cada uma destinada a um objetivo específico. Quer ver como é simples? Então, confira o passo a passo:
- Em primeiro lugar, escreva o tema do resumo no início da folha;
- Em seguida, crie uma coluna no canto esquerdo menor do que a metade da folha. O seu término não deve chegar ao canto inferior da folha;
- Faça outra coluna no restante da página;
- Por fim, desenhe um retângulo no canto inferior da folha.
Depois de ter feito todas as divisões necessárias, elas deverão ser utilizadas por meio de anotações, tópicos e sumário. Entenda mais sobre isso a seguir:
- Tópicos: deverão ser escritos na coluna da esquerda, onde as palavras-chave e comentários importantes sobre o conteúdo devem estar;
- Anotações: deverão ser feitas na coluna da direita, onde comentários sobre as informações como nomes de autores, fórmulas, datas e conceitos devem se encontrar;
- Sumário: ficará no retângulo inferior. O espaço é destinado a um resumo do tema com as suas próprias palavras, como se você estivesse explicando o assunto para outra pessoa.
Ferramentas extras
Se você deseja fazer anotações em sala de aula ou resumir alguma aula, palestra, webinar, ou outro material de estudo como livros e apostilas, o Método Cornell é muito indicado . Após criar o seu resumo, leia as informações principais. Não se esqueça de fazer pesquisas para complementar o que foi anotado e releia sempre o retângulo do sumário. É fundamental que as informações se complementem e auxiliem na compreensão da matéria estudada.
Você ainda poderá utilizar o Evernote para desenvolver o Método Cornell. Além do armazenamento de anotações e da organização, ele oferece ajuda nas pesquisas e no planejamento de projetos. Ainda apresenta modelos de anotações pré-prontos que estão disponíveis gratuitamente para você apenas copiar, colar e preencher durante os estudos. Para saber outras funcionalidades da plataforma, clique aqui!
Por fim, o que você achou desse conteúdo? Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Além disso, tenha acesso a mais conteúdos gratuitos como este na página do Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
- Melhores modelos para organizar os estudos com eficiência. Clique aqui para saber mais!
- Clique aqui e aprenda um passo a passo prático de como fazer mapas mentais.
- Página de Treinamentos – Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!