Você sabe o que é o método GTD? Quem nunca teve um dia em que era necessário realizar várias tarefas, porém, ao final do mesmo dia não havia completado suas atividades? Má administração do tempo? Procrastinação? São diversos os motivos que nos levam a não cumprir tudo o que devemos cumprir, contudo, o método GTD pode ser a solução para todas essas questões.
Isso porque este método irá trabalhar sua mente, para que você, no decorrer do dia, possa se organizar e realizar todas as suas tarefas da melhor forma possível e no menor tempo possível. Sendo assim, um conjunto de técnicas mentais e de organização de tempo, para que você realize tudo.
Dito isso, a seguir, aprenda com a Organize na Prática o que é o método GTD, como o método GTD funciona, quais são suas vantagens e como você pode aplicar no dia a dia de sua vida e de seu negócio.
Como funciona o método GTD?
O método GTD, ou metodologia Getting Things Done (em tradução livre fazendo as coisas), foi criado pelo consultor David Allen. A primeira vez que o autor trouxe essa teoria foi em seu livro A Arte de Fazer Acontecer, com o objetivo de auxiliar aqueles que possuem problemas com a organização de tempo e de tarefas em seu dia a dia. Sendo assim, o método GTD auxilia no cumprimento de tarefas, garantindo rapidez e flexibilidade, focando no equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.
O que diferencia o método GTD de outros é que este se preocupa com questões fundamentais como saúde mental. Isso porque a metodologia preza pelo equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, permitindo que as atividades sejam flexíveis. Além disso, o objetivo é tornar a pessoa mais produtiva, por isso não há pressões em relação às tarefas.
Para que isso ocorra, no entanto, Allen criou o método GTD se baseando em 5 princípios: Capturar, Esclarecer, Organizar, Refletir e Engajar.
O método GTD funciona da seguinte maneira:
- O primeiro passo é capturar, que consiste em pensar em todas as atividades e tarefas que a pessoa necessita fazer e mentalizar um lugar mais confiável e tranquilo;
- Em seguida é preciso esclarecer, fase em que a pessoa se dedica com foco e atenção a analisar cada uma das coisas que pensou e analisar quais devem ser realizadas agora e quais podem “esperar”;
- A terceira parte é organizar, ou seja, separar em uma lista tudo o que deve ser feito agora e em uma ordem de importância, para que a pessoa acesse essa lista quando precisar;
- A quarta etapa é a de refletir, nessa fase a pessoa revisa todo o sistema, garantindo que não irá perder nada de vista;
- Por último é preciso engajar, ou seja, executar. Comece a realizar suas atividades, na ordem que foi determinada e no seu ritmo. Lembre-se que é fundamental respeitar seu tempo e o tempo dessa tarefa. Algumas serão mais rápidas e outras mais demoradas, entretanto, o que vale é fazer e fazer bem-feito.
Além disso, o método GTD se baseia em um conceito chamado mind like water (em tradução livre mente como água). O conceito foi retirado das artes marciais e fala sobre ter a mente clara, com tudo organizado e sob controle. Lembre-se, contudo, que manter tudo sob controle é quase impossível, principalmente com coisas e atividades que independem de nós.
Por isso, quando falamos em manter tudo sob controle, são suas atividades e suas tarefas, algo que você pode organizar. O ambiente a sua volta, entretanto, depende da organização e do controle de outros. Por isso, não se sinta mal ou se desespere quando as coisas saírem um pouco de seu controle, uma vez que nem tudo depende apenas de você.
5 vantagens da metodologia GTD
1. Otimização de Tempo
Uma das grandes vantagens do método GTD é a otimização de tempo, isso porque a metodologia ajuda a pessoa a organizar seu tempo com suas atividades. Além disso, para aqueles que não possuem muita noção de tempo, ele permite que o usuário compreenda seu próprio tempo, por exemplo, quanto tempo gasta para cada atividade, entre outros.
É preciso ter em mente, entretanto, que é preciso respeitar seu tempo e seus horários. Além disso, sua vida pessoal também deve estar inclusa em seu dia.
2. Equilíbrio
Com o método GTD é possível equilibrar sua vida profissional com sua vida pessoal. Isso porque essa metodologia ajuda seus usuários a organizar seu tempo de trabalho, garantindo que todas as tarefas sejam feitas no período estipulado para trabalhar. Com isso, a pessoa garante que tudo esteja organizado, além de uma saúde mental em ordem.
3. Liberdade de escolha
O método GTD permite que a pessoa escolha o que ela vai fazer e em que momento irá fazer. Ele não impõe um tempo ou um limite, tudo será organizado de acordo com suas necessidades e vontades. Sendo assim, gerencie suas tarefas da maneira que deseja, respeitando seus horários.
Lembre-se, contudo, de que é necessário respeitar a sua organização, garantindo o equilíbrio. Ou seja, se estipular 8 horas de trabalho, procure respeitar esse período, para que você cumpra suas outras atividades no resto de seu dia.
4. Criatividade
O método GTD é perfeito para pessoas criativas, isso porque ele incentiva a organização e determinação própria. Ele também é perfeito para ser aplicado em equipe, pois dá autonomia para que cada funcionário pense e participe ativamente do projeto.
5. Adaptabilidade
Uma das maiores vantagens do método GTD, entretanto, é a adaptabilidade dele com sua vida. Isso porque qualquer mudança que houver em seu trabalho ou em seu dia a dia pode ser adicionada à sua lista de tarefas, sem desorganizar seu dia. É preciso, no entanto, realizar todo o processo novamente, ou seja, pensar no que precisa fazer, identificar o que é necessário para agora e o que não é, rever as tarefas e pôr em prática.
Como usar o método GTD no seu negócio?
O método GTD pode ser utilizado no dia a dia, para a organização de suas tarefas, sejam elas pessoais ou profissionais. Ele, entretanto, também pode ser aplicado estrategicamente em seu negócio, auxiliando a produtividade e a organização de seus setores. A metodologia GTD deve ser utilizada em cada área de uma empresa, nos times que fazem parte dela. Cada time ficará responsável por organizar e aplicar os 5 passos do método GTD em sua rotina.
É preciso, contudo, um acompanhamento em cada um dos setores, para auxiliar na mudança. Além disso, a adoção de softwares ou programas que ajudem a organizar sua rotina, acompanhar os processos das atividades e conectar as equipes a seus líderes ou gestores.
Agora que você já sabe o que é o método GTD e como utilizá-lo em sua empresa, está na hora de adotar essa metodologia em seu negócio. Contudo, se você deseja mais e se tornar um mestre na organização de seu trabalho e de sua rotina, a Organize na Prática tem a solução. A empresa oferece uma gama de cursos que lhe mostram como organizar sua vida e tornar tudo mais prático e fácil. Uma das vantagens é que eles oferecem cursos para todos os tipos de pessoas, desde empresários que buscam organizar seu negócio até estudantes que estão se preparando para o vestibular. Gostou? Clique aqui e confira mais sobre!
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