A organização das fotos pode ser uma tarefa trabalhosa e bastante improdutiva.

E, existe uma abundância de serviços disponíveis (Dropbox, Google Photos, Google Drive, Flickr, etc), sem falar nas inúmeras redes sociais, que contribuem ainda mais para a bagunça digital.

Assim, fato é que rapidamente acabamos com as fotos espalhadas (se não tivemos um plano). E, isto vai de fotos do churrasco publicadas no Facebook, fotos da família no Instagram, o batizado do filho no Flickr, à viagem para o interior apenas no celular.

E, quando você precisa encontrar uma foto é aquela dificuldade. Ou seja, horas procurando e muito tempo perdido.

Porém, imagine se você pudesse centralizar tudo em um único local de forma segura, rápida e o melhor, automática.

Assim, sem qualquer esforço você com todas as fotos centralizadas, não importando em qual serviço postou.

Mas como funciona a organização das fotos automática?

Organização das Fotos ifttt

Gravei um vídeo mostrando uma dica de automação para facilitar a vida e deixar a preocupação com a organização das fotos de lado. E, o vídeo está logo abaixo.

Enfim, imagine você postar uma foto na rede social favorita. E, um “robozinho” silenciosamente faz uma cópia da foto para o seu repositório principal de forma automática, sem dores de cabeça ou esforço.

Então, nesse tutorial (passo a passo) você vai aprender a configurar o serviço de integração IFTTT, que facilita a integração entre aplicativos e te ajudará a automatizar rotinas da sua vida.

Suponha que a cada vez que postar uma foto no Instagram, essa imagem seja automaticamente salva na sua conta do Flickr sem qualquer passo adicional, ou então tirar uma foto relacionada a um trabalho (foto profissional). E, ao adicionar no álbum de um cliente no celular, essa já sobe para o Google Drive em uma pasta compartilhada com o cliente.

Desta forma, as possibilidade são inúmeras e você pode configurar automações para todos os locais onde publica fotos.

Então, para que você tenha uma ideia prática do funcionamento, assista o vídeo e veja a configuração passo a passo de uma integração entre o Facebook com o Dropbox.

Enfim, esse é o processo: para as fotos postadas do Facebook, essas serão enviadas automaticamente para uma pasta no Dropbox pelo IFTTT.

E, isso vai economizar muito tempo. Por isto, siga o passo a passo e implemente hoje mesmo.

Posso configurar outros serviços?

E, claro, você pode usar para configurar no IFTTT serviços como:

  • Instagram
  • Google Photos
  • Flickr
  • Facebook
  • Google Photos
  • Google Drive
  • Box.Net
  • Evernote
  • Todoist
  • entre muitos outros.

Nesse link você pode descobrir todos os serviços suportados pelo IFTTT.

https://ifttt.com/search

Porém, lembre-se o IFTTT não é apenas para serviços de fotos, mas aplicativos de tarefas, gestão de projetos, emails, produtividade, etc.

Confira diversas automações prontas para você expandir a visão sobre o IFTTT e automações da rotina.

https://ifttt.com/discover

Espero que goste.

Forte abraço,

Mauricio Aizawa
Organize na Prática

Materiais de Referência

  1. eBook Como usar o Evernote – http://organizenapratica.com.br/ebook
  2. Link do Treinamento Evernote na Prática – http://organizenapratica.com.br/organize-sua-vida
  3. Página de Treinamentos – https://organizenapratica.com.br/treinamentos/
  4. IFTTT – https://ifttt.com/

Mauricio Aizawa
Mauricio Aizawa

Empresário, professor e fundador da Organize na Prática (organizenapratica.com.br), empresa de treinamentos e consultoria com foco em produtividade pessoal e empresarial. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo pelo Insper. • Profissional certificado pela Evernote para implantação do Evernote Business. • Mais de 15 anos de experiência com implementação de sistemas corporativos e otimização de processos na área de relacionamento com clientes, gestão empresarial, automação de marketing e business intelligence.