Bate o desespero só de pensar na situação de perder (apagar) informações importantes do Evernote. Então, imagine você preparando uma ata de reunião e depois de salvar as anotações aperta o botão de excluir por acidente.

Enfim, o que fazer nessa situação? Afinal, é possível recuperar notas perdidas com o Evernote?

Assim, nesse vídeo, você vai conferir 2 dicas essenciais para o bom uso do Evernote.

Primeira Dica: como recuperar notas excluídas acidentalmente

Por padrão, nenhuma nota é apagada do Evernote inicialmente. Desta forma, todas as notas vão para a área da lixeira e ficam por lá. E, as buscas realizadas usando o campo de busca do Evernote não conteplam as notas que estão na área da lixeira.

Então, siga este passo-a-passo caso precise recuperar uma ou mais notas:

  1. Vá até a lixeira (no canto inferior do menu principal à esquerda)
  2. Depois, clique no ícone com o nome lixeira.
  3. Assim, todas as notas serão apresentadas. E, facilmente você poderá ordernar pela coluna que preferir (data de exclusão, criação, atualização, título, etc).
    Porém, caso não apareça, clique com o botão da direita do mouse na coluna e escolha a coluna desejada na lista que aparece
  4. E, para recuperar a nota, clique na nota e repare dois botões no canto superior direita da nota. Então, o primeiro será para excluir permanentemente a nota e o outro para restaurar a nota para o local original.
  5. Basta clicar no botao Restaurar nota.

Veja imagem abaixo.

evernote recuperar nota excluída

Para limpar a lixeira por completo é fácil também, clique com o botão da direita no ícone da lixeira. E, escolha a opção: esvaziar lixeira.

Ainda, é importante mencionar que essa opção remove todas as notas da lixeira sem a possibilidade de recuperação.

Segunda dica: como acessar e utilizar o histórico de notas no Evernote

Seja trabalhando em equipe ou sozinho, ter a possibilidade de acessar todo o histórico de modificações de uma nota do Evernote ajuda muito. E, vai economizar tempo e ainda evitar depender apenas da memória para se recordar de modificações que fez.

Enfim, para acessar o histórico, escolha a nota desejada e clique no ícone de um “I” no canto superior direito da nota e visualize todas as versões passadas da nota.

evernote histórico da nota

Então, basta escolher a versão desejada e clicar em importar. Espero que a dica seja útil e te ajude no dia a dia.

E, conheça nossos treinamentos acessando o link abaixo
https://organizenapratica.com.br/treinamentos

Dúvidas deixe nos comentários.

Um abraço,
Mauricio Aizawa
Organize na Prática

Materiais de Referência

  1. Link do ebook Como usar o Evernote – http://organizenapratica.com.br/ebook
  2. Treinamento Evernote na Prática – http://organizenapratica.com.br/organize-sua-vida
  3. Página de Treinamentos – https://organizenapratica.com.br/treinamentos/

Mauricio Aizawa
Mauricio Aizawa

Empresário, professor e fundador da Organize na Prática (organizenapratica.com.br), empresa de treinamentos e consultoria com foco em produtividade pessoal e empresarial. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo pelo Insper. • Profissional certificado pela Evernote para implantação do Evernote Business. • Mais de 15 anos de experiência com implementação de sistemas corporativos e otimização de processos na área de relacionamento com clientes, gestão empresarial, automação de marketing e business intelligence.