Estudar em casa - como melhorar a produtividade em aulas online

Como melhorar a produtividade em aulas online?

Estudar em casa é uma realidade de milhares de brasileiros. Afinal, geralmente estudar em casa pode trazer grandes benefícios como, por exemplo, flexibilidade de horário e redução de custos. No entanto, estudar em casa exige mais compromisso e disciplina para não perder o foco. Pensando nisto preparamos este material com 7 dicas de como melhorar a produtividade em aulas online. Confira!

Estudar em casa: Produtividade em aulas online

estudar em casa

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, estudar em casa exige muito comprometimento e disciplina. Afinal, o estudante continuará tendo as mesmas responsabilidades e obrigações do ensino presencial.

No entanto, as aulas online oferecem grandes vantagens. Como, por exemplo:

  • Flexibilidade de horários. Pois, o aluno consegue escolher os melhores dias e horários para estudar.
  • Redução de custos. Já que o aluno economiza com transporte e alimentação. Além disso, o valor das mensalidades costumam menores.
  • Variedade de cursos e matrículas mais flexíveis. Diferente dos cursos presenciais, os cursos à distância geralmente disponibilizam várias turmas ao longo do ano. E ainda, geralmente há um leque maior de cursos disponíveis.

Esses foram apenas três benefícios que o ensino à distância pode trazer para o estudante. Mas, assim como tudo na vida, há prós e contras. Com as aulas online, não há exceções:

  • Maiores distrações podem acontecer, já que o professor não controla o ambiente e tempo todo.
  • Exige maior organização e planejamento por parte do estudante.
  • Autonomia pode ser para muitos, um ponto positivo. Para outros, um desafio e tanto, já que o aluno passa a ter um papel mais ativo e participativo em seu processo de aprendizado.

E por conta dessas desvantagens que a produtividade em aulas online pode acabar prejudicada. Mas, não se preocupe! Pois, no próximo tópico vamos listar 7 dicas importantes para te ajudar com esta questão. Continue lendo para conferir.

Dicas de como aumentar a produtividade em aulas online

produtividade em aulas online

Em síntese, além dos hábitos comportamentais que ajudam a manter o bom desempenho e uma alta produtividade em aulas online, é possível contar com a ajuda de diversas ferramentas e técnicas para tornar a sua rotina de estudos mais eficiente.

Sendo assim, preparamos uma lista com algumas dicas úteis para te ajudar a melhorar a produtividades em aulas online. Confira a seguir:

1. Produtividade em aulas online: Crie uma rotina

Você sente dificuldades em se concentrar e precisa aumentar a produtividade nos estudos? Apesar de a flexibilidade de horários ser um dos benefícios das aulas online, se você sente dificuldades precisará abrir mão dessa flexibilidade para criar uma rotina de estudos com horários fixos. Um planejamento semanal também pode ser um grande aliado.

Nesse sentido, determinar uma rotina diária e semanal de estudos é um ponto importante para garantir bons resultados.

Para te ajudar nessa organização você pode utilizar aplicativos específicos. Uma excelente opção para os estudos é o Aprovado. Ele é gratuito e possui versões para Android, iOS e web.

Esse aplicativo oferece algumas possibilidades, tais como:

  • Criar uma agenda própria.
  • Organizar as atividades por matérias e conteúdos.
  • Contar as suas horas de estudos, além de monitorar seu desempenho. E muito mais.
Aprovado - app de produtividade nos estudos

Além disso, caso você tenha uma grade de aulas extensa, ou precisa entregar muitos trabalhos em um período específico, o plano de estudos é uma excelente ferramenta para aprender a estudar em casa de maneira mais organizada.

2. Autoconhecimento é a chave do sucesso

O autoconhecimento é um termo comumente buscado e pesquisado para diversos propósitos. E não é diferente em relação a produtividade.

Nesse sentido, conhecer qual horário do dia em que você está mais disposto é um dos pontos mais importantes para adquirir uma alta produtividade em aulas online.

Não é fácil assistir aulas quando você já está cansado. Muito menos depois de um longo dia de trabalho.

Se você percebe que o seu corpo e a sua mente estão mais dispostos no período da manhã, acorde uma hora mais cedo antes do trabalho para poder colocar suas aulas em dia, ou para fazer exercícios. Essa dica é importante principalmente se for conteúdo novo.

Deixe as revisões para horários em que você se sente menos disposto.

Faça testes, e não se esqueça de criar um método para avaliar o seu desempenho. Com o tempo ficará mais fácil.  

3. Crie uma lista de tarefas

Criar uma lista organizada com todas as tarefas, pode te ajudar muito quando o assunto é produtividade. Saber exatamente o que é preciso fazer, bem como, quando é preciso fazer irá te ajudar muito a estabelecer uma rotina mais produtiva e mais eficiente nos estudos.

Portanto, crie uma lista completa de provas, trabalhos e compromissos importantes.

tarefas e produtividade em aulas online

Você pode utilizar um bloco de notas, um planner ou uma agenda. Qualquer recurso é válido desde que você consiga manter o controle das duas tarefas.

Caso você queira recorrer a algum aplicativo, leia este outro artigo. Nele listamos os melhores aplicativos de agenda para otimizar a sua rotina.

4. Produtividade em aulas online: Tome cuidado com a internet

A internet é uma grande aliada de quem estuda em casa. Através da web é possível encontrar uma grande quantidade de materiais de qualidade para agregar ainda mais conhecimento. Há também sites que oferecem conteúdos e simulados específicos para a sua necessidade. Eles podem te ajudar a se preparar para as suas provas.

No entanto, se você sente dificuldades em se concentrar, a internet pode tirar o seu foco e te atrapalhar mais do que ajudar. Se esse for o seu caso, temos algumas dicas para você:

  • Se possível, tente estudar em um ambiente diferente de onde fica o seu computador.
  • Silencie ou desligue o seu celular. Programe algumas pausas ao longo do dia para se distrair e usar o celular. Afinal, aquelas horas e horas navegando pelas redes sociais pode esperar até que você cumpra o seu cronograma.
  • Também fique longe da sua televisão. A ideia é evitar o máximo de distrações possíveis.

Caso você precise estudar com o seu computador, saiba que é possível instalar extensões próprias em seu navegador para evitar distrações.

Dessa forma, segue algumas opções para te ajudar:

  • Block & Focus
  • StayFocusd
  • Block Site

Essas extensões permitem que você bloqueie por um período alguns sites que podem te ajudar a perder o foco.

5. Utilize o método Pomodoro

Saber gerenciar o seu tempo é um dos grande segredos da produtividade em aulas online. Nesse sentido, o método Pomodoro vem ganhando cada vez mais visibilidade entre os profissionais e estudantes que buscam ferramentas para aumentar a produtividade.

Trata-se de uma técnica eficaz para dividir o tempo em partes de concentração máxima. Bem como, partes de descanso para evitar que o cérebro se sobrecarregue.

Além disso, a técnica pode te ajudar a evitar a procrastinação, pois o tempo é mais fácil de controlar quando você o divide em etapas.

Leia mais sobre o método Pomodoro neste artigo: 3 técnicas de gestão e produtividade para melhorar a sua rotina

6. Organize seu material de forma eficiente

Certamente você já ouviu falar sobre o app Evernote e sobre seu sistema de organização eficiente. Pois bem, o Evernote é ideal para organizar o seu material de estudos de forma prática e eficaz.

Ele é completo e oferece as melhores ferramentas para te auxiliar no processo. Assim, salve recortes de artigos, categorize as suas matérias por meio das etiquetas, grave áudios, compartilhe matérias com seus amigos e muito mais. Tudo isso em um único ambiente fácil de usar e muito intuitivo.

Leia também: Evernote nos estudos: o melhor caderno possível

Que tal aprender todos os recursos do Evernote para aumentar a produtividade e tornar a sua rotina muito mais eficiente? Sendo assim, Clique aqui e tenha acesso ao nosso treinamento completo.

7. Não se esqueça dos momentos de lazer

Em conclusão, o estresse nos estudos é prejudicial para sua saúde física e mental. Para te ajudar a estudar de forma saudável e produtiva é preciso incluir em sua rotina os momentos de lazer. Assim, você poderá ter um melhor aproveitamento durante as aulas e durante o seu período de estudos.  

Em seus momentos de lazer, procure se encontrar ou ligar para os amigos, assistir sua série preferida ou ter uma noite prazerosa de jantar com a sua família. Procure fazer aquilo que você gosta e que de distraia da rotina corrida de estudos – e muitas vezes de trabalho também.

momento de lazer

Talvez esse seja um dos principais segredos de como estudar em casa de maneira contínua, eficaz e motivada.

Por fim, o que você achou deste artigo? Deixe um comentário com a sua opinião. E não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais.  

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram. E também para acompanhar vídeos incríveis no YouTube

MATERIAIS DE REFERÊNCIA 

  1. Aprenda a produzir melhor, sem precisar trabalhar mais – Clique aqui para aprender o passo a passo
  2. Cadastre-se gratuitamente no Evernote – Clique aqui para começar.
  3. Comece por aqui: Clique aqui e tenha acesso gratuito ao ebook Guia Evernote para Iniciantes
  4. Organize a rotina usando o Google Agenda – Clique aqui e tenha acesso ao treinamento completo
  5. Organize e Crie novas Rotinas – Clique aqui para ter acesso a nossa Página de treinamentos