Evernote no Celular - dicas

Evernote no celular: 3 Dicas de organização e produtividade

Certamente você já deve ter ouvido falar sobre o app de notas Evernote, e provavelmente já deve ter até instalado em seu computador ou smartphone. Aqui no Organize na Prática você consegue encontrar muito material sobre como usar essa solução para diversas funções. No entanto, neste artigo nós separamos as 3 melhores dicas de organização e produtividade para você que prefere usar o Evernote no celular. Prepare seu aplicativo e boa leitura!

Evernote está se tornando cada vez mais popular por ser um aplicativo simples de usar e muito intuitivo. Ele é uma verdadeira “mão na roda” para quem busca produtividade e organização. Há aqueles que preferem a versão web, para uma visibilidade melhor e maior. Outros preferem utilizar o Evernote no celular, pois assim conseguem carregá-lo para qualquer lugar.

Independentemente da sua preferência, o Evernote oferece inúmeras ferramentas e recursos para tornar a sua vida ainda mais prática. Por isso, separamos algumas dicas muito úteis de como é possível utilizar o Evernote no celular em vários cenários da sua rotina. Confira as dicas a seguir.

Leia também: Recursos do Evernote que você nem imagina que existem: o 3 é surpreendente

Evernote no celular: estudos organizados

Já pensou em conseguir organizar toda a sua vida acadêmica em minutos com o Evernote? E ainda, levar para onde você quiser na palma da sua mão? O Evernote te oferece essas e mais uma infinidade de possibilidades.

Você pode começar criando um caderno único para organizar os seus estudos e conseguir manter tudo em um único espaço. Vamos imaginar que você está fazendo faculdade, e tem diversas matérias para gerenciar. Você pode criar um caderno para cada matéria e utilizar o seu app apenas para este fim. Ou pode criar um caderno e cada nota corresponde uma matéria específica.

Aprenda no passo a passo a seguir como criar um novo caderno, e como começar a criar o seu sistema de organização com o Evernote no celular:

  1. Abra o seu app. Procure pelo menu lateral no canto superior da tela. Em seguida, clique em “Cadernos”. 
Cadernos Evernote no celular

2. Depois no desenho do caderno com um +, no canto superior. Digite o nome do seu novo caderno, e então aperte OK.

Novo caderno

3. Automaticamente o seu novo caderno irá aparecer. No botão “+” no canto inferior direito você consegue criar diversas notas.

Nova nota

Com essas opções você consegue gravar uma aula, ao invés de anotar tudo o que o professor fala. Pode inserir anexos como arquivos em PDF, como um artigo a ser lido para a próxima aula, por exemplo. Além disso, você consegue até anexar a foto que você tirou das anotações do professor na lousa.

Categorizando as notas

Com seu caderno criado, é hora de organizar as notas por categoria para facilitar a busca posterior. Veja como é simples.

  1. Abra a nota que você deseja etiquetar.
  2. Em seguida, clique no símbolo de etiqueta no canto superior (o ícone ao lado do relógio).
  3. Digite as palavras-chave de acordo com o conteúdo. Através das etiquetas é possível fazer uma busca mais rápida para quando você precisar encontrar o seu material.
Etiquetas

Leia também: Etiquetas: Organize a sua vida com o Evernote

E por fim, se você quiser compartilhar o material com seus  colegas, ou suas anotações em sala de aula, é muito simples. Basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Primeiramente, abra a nota que você deseja compartilhar.
  2. Em seguida, clique no símbolo de compartilhar, no canto superior da tela.
  3. Você pode escolher entre duas opções: enviar a nota por e-mail ou ativar o link compartilhável.
  4. Por fim, ao clicar no lápis você pode escolher se o seu colega pode só visualizar, se ele pode editar, ou se ele pode editar e ainda convidar outras pessoas para ter acesso ao conteúdo da nota.
Compartilhar nota

Tenho certeza que ter essas ferramentas do Evernote no celular irá facilitar a sua vida acadêmica. Nunca mais perca materiais por falta de organização.

E não se preocupe com o espaço de armazenamento do Evernote. O armário é espaçoso e capaz de comportar em sua conta gratuita até 250 cadernos, 100 mil etiquetas e 100 mil notas. Já pensou na quantidade de papel que você vai economizar?

Assine documentos rapidamente com o Evernote no celular

Você precisa assinar ou vistar documentos e projetos com frequência? E toda vez é a mesma burocracia: imprimir, assinar e submeter o documento? Sendo assim, saiba que o app Evernote permite que os seus usuários adicionem sua assinatura digital em notas importantes.

E tudo isso de forma bem simples. Confira o passo a passo a seguir:

  1. Abra o Evernote no celular e toque no ícone “+” na parte inferior da tela. Em seguida, escolha “Escrita”.
Assinatura no Evernote

2. Faça a sua assinatura com o dedo, e em seguida salve. Inclua o nome na nota e uma etiqueta para ficar mais fácil de encontrar depois.

Assinatura - Evernote no celular

3. Toque e segure o local onde está a sua assinatura, até que apareça as opções. Então, copie a sua assinatura.

Copiar assinatura

4. Após, abra a nota que você precisa submeter a sua assinatura. Pressione o local até que apareça a opção para que você cole a imagem.

Colar assinatura

Em seguida, automaticamente a sua assinatura será colada na nota e estará disponível para ser compartilhada.

Muito simples, não é mesmo?

Restaure notas apagadas por engano

Por fim, trabalhar ou estudar no celular é incrível. No entanto, um toque errado pode acabar deletando documentos e arquivos importantes por engano. A sorte é que é possível recuperar notas apagadas por engano no Evernote no celular.

Em outras palavras, o Evernote permite que o usuário recupere um arquivo que está na lixeira. E no tutorial a seguir nós vamos te explicar como deletar uma nota e recuperar, ou apagar definitivamente a nota do seu telefone. Confira:

Apagando a nota

  1. Primeiramente, para excluir uma nota. Abra a nota que você deseja excluir.
  2. Em seguida, clique nos três pontos no canto superior direito. Depois toque em “Excluir nota”.

E pronto, a nota será movida para a Lixeira.

Excluir nota

Recuperando a nota

Caso você tenha excluído uma nota por engano é possível recuperá-la. Para isso, basta acessar a lixeira do aplicativo. Veja como é simples:

  1. Ao abrir o aplicativo, acesse o menu lateral. Em seguida, clique na lixeira.
Lixeira - Evernote no Celular

2. Localize a nota que você apagou por engano, abra a nota.

3. Por fim, clique nos três pontos, depois em “Restaurar nota”. Automaticamente a sua nota voltará para onde ela estava arquivada.

Excluindo notas permanentemente

Caso você queira excluir alguma nota permanentemente de seu app, basta ir até a lixeira novamente. Faça o mesmo processo como se fosse recuperar a nota. No entanto, clique em “Excluir nota”. Aparecerá um aviso confirmando a ação. Então, clique em “Excluir”.

Excluir nota permanentemente - Evernote

Em conclusão, você também consegue esvaziar a sua lixeira, economizando espaço de armazenamento em seu celular e em seu app. Basta ir até à lixeira, clicar nos três pontinhos, em seguida toque em “Esvaziar lixeira”.

Esvaziar a lixeira - Evernote

Não vai ainda…

Antes de ir embora, que tal aprender todos os recursos do Evernote para tornar a sua rotina mais prática e ainda mais produtiva?

Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário com a sua opinião. E não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais. Assim, mais pessoas podem ter acesso a essas dicas incríveis.  

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática nas redes sociais. Estamos presentes no Instagram. Também disponibilizamos vídeos com conteúdo bacana em nosso canal no YouTube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Cadastre-se gratuitamente no Evernote – Clique aqui para começar.
  2. Comece por aqui: Clique aqui e tenha acesso gratuito ao ebook Guia Evernote para Iniciantes
  3. Aprenda a produzir melhor, sem precisar trabalhar mais – Clique aqui para aprender o passo a passo.
  4. Organize os estudos de forma simples e prática com o Evernote – Clique aqui para saber mais.
  5. Organize e Crie novas Rotinas – Clique aqui para ter acesso a nossa Página de treinamentos