Quem conhece e usa o Evernote para facilitar a rotina sabe que o aplicativo é um excelente instrumento de produtividade. No entanto, será que você conhece todos os recursos do Evernote? Há aqueles que poucos conhecem e utilizam apenas como bloco de anotações. Outros conhecem um pouco mais e utilizam apenas os recursos básicos.

Dessa forma, neste artigo vamos listar 3 recursos ocultos e que provavelmente você ainda não conhece. Portanto, já deixe seu aplicativo aberto para acompanhar as dicas e boa leitura!

Atualmente, o Evernote é considerado um dos maiores aplicativos de produtividade, organização e anotações. Isto porque ele é simples de usar, e você pode acessar de qualquer lugar com seu computador ou celular. Além disso, ele é uma ferramenta incrível para otimizar a rotina e economizar espaço local.

Pensando nisto, separamos 3 recursos do Evernote que são incríveis para tornar a sua experiência ainda mais prática e eficiente. Confira as nossas dicas a seguir.

1. Recursos do Evernote: Organize a barra de tarefas com facilidade

Muitas vezes um aplicativo possui uma interface simples e organizada, como é o caso do Evernote. Mas, você sabia que é possível torná-lo ainda mais prático?

Nesse sentido, um dos recursos do Evernote é possibilidade de organizar aquela barra de tarefas lateral de modo que fique ainda mais prático para você. No entanto, este recurso só está disponível na versão desktop (Windows e Mac).

Para acessar este recurso é muito simples. Basta seguir os 3 passos a seguir:

  1. Primeiramente, abra a versão do aplicativo Evernote em seu desktop.

2. Para abrir a opção de customizar a barra de ferramentas, clique com o botão direito do mouse na barra superior. Em seguida, basta clicar em “customizar barra de ferramentas”. Veja a imagem a seguir:

Recursos do Evernote - organizar barra de ferramentas

3. Irá aparecer uma tela com opções. Para configurar a seu modo, basta clicar, arrastar e soltar o ícone que você deseja incluir na barra. Você pode incluir todas as ferramentas ou apenas aquelas que você mais utiliza como “nova nota” ou “deletar”, por exemplo.

barra de ferramentas

2. Capture artigos e páginas da web com poucos cliques

Este recurso é incrível para quem trabalha com conteúdo, estuda e até mesmo gosta de organizar sua rotina de leitura.

Com o avanço da tecnologia e das estratégias de marketing, muitas empresas investem em conteúdo de qualidade para atrair consumidores e ensinar o público sobre determinado assunto. Com isso, os sites de conteúdo, que já eram uma realidade, estão cada vez mais sendo visitados e utilizados como fonte de pesquisa e de aprendizado.

Muitos sites ensinam diversos conteúdos, que a depender de seus objetivos, são uma verdadeira ferramenta para complementar os estudos.

Como é o caso do Organize na Prática. Em nosso blog, toda semana, nós investimos em conteúdo com dicas de produtividade, organização e eficiência para tornar a rotina dos leitores ainda mais ágil.

Mas, nem sempre temos tempo para ler todo o conteúdo disponível, e muitas vezes encontramos material de qualidade que perdemos por falta de organização. E para você que não sabe como guardar conteúdo para ler depois, o Evernote oferece mais esta possibilidade de organização.

Através da extensão do próprio aplicativo (Evernote Web Clipper), é possível salvar páginas da web, fazer capturas de telas e até salvar aquela parte do conteúdo que é interessante, para ler depois.

Veja como é simples:

Primeiro passo: Instale a extensão Evernote Web Clipper em seu navegador.

EVernote Web Clipper

Segundo passo: Abra a página da web que você deseja salvar uma informação, ou a página inteira. Logo depois, clique com o botão direito do mouse, passe o cursor do mouse por cima do ícone do Evernote. Em seguida, escolha a opção que melhor irá atender ao seu objetivo.

captura de tela
Recursos do Evernote

Além disso, irá aparecer uma pequena tela de opções no canto direito da tela, você pode escolher a opção “Exibir no Evernote” para configurar.

E algumas opções de notas relacionadas irão aparecer, caso você já tenha notas salvas. Você pode clicar nestas notas para salvar a captura ali, em uma nota já existente. Ou seguir para o aplicativo para salvar e editar sua nova nota, adicionar em um caderno e até incluir etiquetas para facilitar a busca. Com poucos cliques o conteúdo estará salvo e armazenado para posterior consulta.

Certamente, este é um dos melhores recursos, especialmente para você que procura um sistema de organização para os estudos. Bem como para organizar seus conteúdos de produção ou leitura.

3. Recursos do Evernote: editar, recortar e compartilhar imagens com o Evernote

Por fim, este recurso irá te surpreender, assim como eu me surpreendi. Um dos recursos do Evernote é a possibilidade de editar, recortar e compartilhar imagens em poucos minutos, dentro do próprio aplicativo.

Vamos imaginar que você está vendendo um carro, e precisa enviar a foto do carro por e-mail para uma determinada pessoa que se interessou. Mas, para que não haja problemas, você quer ocultar a sua placa.

Também é possível editar as fotos para incluir num site de compras e vendas, e assim por diante.

Mas, a questão é: você sabia que é possível incluir o efeito “embaçado” na placa do carro através do aplicativo Evernote? Sim! É possível, e este é apenas um exemplo. Pois, não só é possível incluir este efeito, como também é possível escrever na foto, sinalizar algum aspecto importante e até recortar a imagem.

Este recurso também é muito útil quando você precisa enviar algum documento escaneado. Ou seja, quando você precisa enviar determinado documento por e-mail, e precisa ocultar alguma informação.

Isso tudo com os benefícios de arquivar no próprio aplicativo, organizar através de etiquetas, sem precisar ocupar mais espaço local.

Quer aprender, na prática? Mauricio Aizawa gravou este recurso do Evernote em uma vídeo-aula incrível e com acesso gratuito para você. Confira o vídeo a seguir:

Em conclusão, o que você acha de aprender muitos outros recursos do Evernote para tornar a sua rotina mais prática e ainda mais produtiva?

Por fim, o conhecimento não para por aqui

Toda semana preparamos conteúdos gratuitos e de qualidade para trazer mais praticidade a sua rotina. Portanto, leia também:

Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário com a sua opinião. E não se esqueça de compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais. Assim, mais pessoas podem ter acesso a essas dicas incríveis.  

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática nas redes sociais. Estamos presentes no Instagram. Também disponibilizamos vídeos com conteúdo bacana em nosso canal no YouTube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Cadastre-se gratuitamente no Evernote – Clique aqui para começar.
  2. Comece por aqui: Clique aqui e tenha acesso gratuito ao ebook Guia Evernote para Iniciantes
  3. Aprenda a produzir melhor, sem precisar trabalhar mais – Clique aqui para aprender o passo a passo.
  4. Organize os estudos de forma simples e prática com o Evernote – Clique aqui para saber mais.
  5. Organize e Crie novas Rotinas – Clique aqui para ter acesso a nossa Página de treinamentos