Atualmente, muito se discute sobre a importância de uma gestão de tempo eficiente e sobre produtividade. Isto porque, quando você investe nas técnicas corretas, você consegue alavancar não só os seus resultados pessoais e profissionais, como também os resultados de sua equipe. Nesse sentido, separamos 3 técnicas de gestão de tempo e produtividade para te ajudar a melhorar a sua rotina. Confira.

Em resumo, a gestão de tempo é um processo de planejamento e execução do controle consciente sobre a quantidade e a qualidade de tempo gasta com atividades. Especialmente para aumentar a eficiência e a produtividade.

Uma boa gestão de tempo é resultado de uma alta produtividade, fazendo toda a diferença em sua rotina. Em contrapartida, uma gestão ruim de tempo pode causar problemas inclusive na saúde. Como, por exemplo, estresse, sobrecarga mental e emocional, perda de sono, entre outros.

Dessa forma, separamos 3 técnicas que irão te ajudar a fazer uma boa gestão de tempo e, consequentemente, aumentar a produtividade. Confira a seguir e boa leitura!

1. Evernote para gestão de tempo e aumento da produtividade

Você sabia que a partir de um único aplicativo, é possível criar um sistema CRM eficiente e gratuito, organizar a agenda, organizar documentos e arquivos e ainda, gerenciar todas as suas tarefas?

Sim, é possível! O Evernote é conhecido apenas como um aplicativo de notas. No entanto, com tantos recursos que o aplicativo oferece, você consegue ampliar suas possibilidade e usá-lo a seu favor.

Por exemplo, é possível realizar um controle financeiro em poucos minutos através do aplicativo. Além disso, ele possui categorizações por etiquetas, e você consegue separar cada uma das áreas de sua vida pessoal ou profissional através de caderno.

Ao optar pelo Evernote para fazer sua organização financeira, você economiza espaço local, e consegue encontrar tudo o que você precisa com muita facilidade através da ferramenta de pesquisa.

Basta você criar um caderno para “controle financeiro”, e enviar para lá tudo o que for importante como comprovantes de pagamentos, boletos a pagar. Além disso, você consegue até incluir lembretes para pagamento. Por meio das etiquetas “comprovante de pagamento”, “mensalidade faculdade” e “abril 2020”, você consegue encontrar o seu comprovante em segundos, caso seja solicitado este comprovante.

Ou para caso você precise enviar para sua contabilidade posteriormente. Também é possível inserir apenas “mensalidade faculdade”. Assim, você tem uma lista com todos os seus comprovantes, podendo enviá-los para sua contabilidade a partir de links compartilháveis por e-mail. Tudo isso de forma muito simples e com poucos cliques.

Este foi apenas um exemplo prático que você pode utilizar em sua rotina. Dessa forma, você poderá economizar tempo, espaço e aumentar a sua produtividade.

Mas, com tantas possibilidades, é possível usar a criatividade e aproveitar de todos os recursos que o Evernote oferece.

Como aumentar a produtividade com o Evernote

Aprenda, na prática

No vídeo a seguir, Maurício Aizawa dará três 3 dicas para fazer um gerenciamento adequado de tarefas. Além disso, ele te ensina, na prática, como fazer para que você aumente sua produtividade e torne a sua rotina mais eficiente. Confira.

Por fim, que tal aprender todos os recursos do Evernote, na prática? Especialista em produtividade comprova: renda 2x mais sem precisar trabalhar mais, com rotinas simples e estratégicas. Clique aqui para saber mais

2. Técnica Pomodoro de gestão de tempo

Esta técnica de gestão de tempo foi desenvolvida no final dos anos 1980 por Francesco Cirillo. Ela é ideal para entender quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa, entender o que te distrai, aumentar a produtividade e melhorar a sua capacidade de gerenciamento de tempo.

Em resumo, a técnica se baseia na divisão do fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa. Sendo assim, para colocar em prática, você precisa de um cronômetro para controlar o tempo. Bem como, de uma lista de tarefas para saber exatamente o que você precisa realizar.

A técnica é bem simples: basta dividir o seu tempo em períodos de 25 minutos. Neste período, você irá trabalhar com foco total, sem interrupções. Quando este período encerrar, faça uma pausa de 5 minutos para descansar e oxigenar o seu cérebro para conseguir manter a concentração no próximo período. Além disso, nesta pausa, aproveite para ir ao banheiro, tomar um café ou uma água, e até dar uma olhada nas redes sociais.  

Mas, atenção: cuidado para não ultrapassar os 5 minutos.

A cada 4 ciclos de 30 minutos, ou seja, 25 minutos de atividade e 5 minutos de pausa, faça uma pausa maior entre 15 e 30 minutos. Irá depender de como o seu corpo reage, e da sua necessidade.

técnica pomodoro de gestão de tempo

As pausas são importantes para evitar o estresse e a sobrecarga. Também servem para aumentar a agilidade do seu cérebro. Esta técnica é ideal para você que perde o foco e a concentração com facilidade.

Por fim, para facilitar, separamos os nomes de 5 aplicativos para te ajudar a colocar a técnica em prática, confira:

  1. Focus to-do: Pomodoro Timer & To do List
  2. Be Focused
  3. Pomello
  4. Focus Keeper
  5. Tomato Timer

3. Mapas mentais para organizar ideias e aumentar a produtividade

técnica de gestão de tempo e produtividade com Mapas Mentais

Em síntese, os mapas mentais são ferramentas visuais, estrategicamente estruturadas para a organização, memorização, e análise de uma determinada tarefa ou ideia. Ou seja, para fins de estudo, trabalho, pessoal ou para ajudar na concepção de novas ideais, o mapa mental é uma excelente ferramenta para ajudar pessoas em seus processos de aprendizagem e criatividade.

Leia também: Mapa Mental: conheça o seu poder agora mesmo

Além disso, ao utilizar a metodologia, você consegue organizar os seus pensamentos em torno de um novo projeto, por exemplo.

A metodologia é uma aliada da produtividade, pois permite que você tenha uma visão ampla do seu planejamento, descomplicando a organização das ideias e facilitando o surgimento de novas possibilidades.

Nesse sentido, se você deseja alcançar uma maior produtividade no desenvolvimento de um novo projeto, e trazer insights para suas ideais, o Mapa Mental é ideal.

Com uma estrutura simples, você consegue estruturar todos os seus pensamentos e fazer anotações em poucos minutos. E ainda, você consegue compartilhar as suas ideais com a sua equipe por meio de um link compartilhável. Tudo isso através de um sistema.

Em conclusão, com os mapas mentais você consegue até fazer anotações e guiar reuniões com clientes.

Incrível, não é mesmo?

Aprenda, na prática

Maurício Aizawa mostra, na prática, como ele utiliza esta metodologia para trazer mais eficiência e produtividade a sua rotina. Confira o vídeo a seguir.

Por fim, que tal aprender como ter o dobro de produtividade em reuniões, entrevistas, metas e estudos usando os mapas mentais? Clique aqui e tenha acesso ao nosso treinamento completo.

Este artigo foi útil para você? Você tem alguma outra técnica de gestão de tempo e produtividade que funciona para você? Compartilhe conosco nos comentários. E não se esqueça de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática no Instagram e acompanhar vídeos incríveis no YouTube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Aprenda a criar Mapas Mentais Online. – Clique aqui e conheça o curso
  2. Ferramenta de Mapas Mentais. – Clique aqui e cadastra-se gratuitamente
  3. Modelo de Mapa Mental Grátis para baixar. – Clique aqui e baixe o seu 
  4. Cadastre-se gratuitamente no Evernote. – Clique aqui e comece agora mesmo.
  5. Organize sua vida pessoal e profissional com esta técnica. – Clique aqui para adquirir o curso do Evernote na Prática
  6. Torne-se mais produtivo através da criação de rotinas. – Clique aqui e tenha acesso a nossa página de treinamento.