O mapa mental é uma forma de organização e administração de diferentes tipos de informações, sejam elas referentes ao trabalho ou aos estudos. Eles são úteis para facilitar a memorização de conteúdos por meio de uma representação mais visual de teorias e ideias. Assim, de uma forma simplificada, o cérebro consegue uma melhor assimilação para o aprendizado eficaz. Além disso, os mapas podem ser mais simplistas ou mais detalhados. Tudo depende dos seus objetivos ao utilizar essa ferramenta.
O que é mapa mental?
Conheça algumas informações sobre a origem do mapa mental e por que ele foi criado. Além disso, entenda como desenvolver o seu a partir do zero.
Conheça a sua origem
Como já foi abordado anteriormente, o objetivo do mapa mental é uma organização, mas que não seja linear, de diferentes conceitos. Isso desperta a criatividade e potencializa a memória, o que afeta diretamente a produtividade do indivíduo.
Em 1970, o psicólogo Tony Buzan criou o primeiro modelo quando percebeu que a escrita linear não era tão eficaz para o aprendizado. Após colocar várias ideias em prática, utilizou alguns termos centrais e conceitos para formar um diagrama. Nele, escreveu um tópico central e ramificou informações. Logo após, para incrementar o feito, adicionou cores e desenhos importantes para facilitar o entendimento.
Como o mapa mental funciona?
Tudo começa em um espaço em branco onde você colocará o tema central a ser discutido. A partir dele, outras ideias serão adicionadas por meio de palavras, siglas, símbolos, cores ou até mesmo imagens. Lembre-se: todas essas “ramificações” estão relacionadas ao centro do papel ou local em que você está adicionando as informações. Esse desdobramento da ideia central fortalece as associações que o nosso cérebro pode fazer, ou seja, as sinapses neurais.
Você pode utilizá-lo para ter mais produtividade em reuniões e estudos pois, sem dúvidas, existem momentos em que as ideias parecem confusas e difíceis de conectar. As reuniões de brainstorming são ótimos exemplos: quando todos os participantes da sessão são estimulados a contribuir com ideias para a resolução de um problema. Primeiramente, as questões geradas nesse tipo de sessão podem ser totalmente desconexas e sem sentido. Porém, esse é o objetivo: as ideias surgirem sem julgamentos ou bloqueios.
Como começar a criar um mapa mental?
Você já se perguntou qual a melhor forma de organizar de maneira clara todas as ideias que surgem em sua mente? A primeira opção é listar tudo de maneira linear, ou seja, parágrafo por parágrafo, como uma grande lista do que foi discutido. A dificuldade dessa abordagem é visualizar as inúmeras conexões entre as ideias. Por isso, o mapa mental é necessário.
Se você utilizar todos os conceitos e anotar as ideias que forem surgindo, a sua percepção será muito mais simples. Posteriormente, agrupe tudo que apareceu de acordo com os relacionamentos e conexões entre elas e dê início ao seu próprio mapa.
Passo a passo para um mapa mental
Se você gostaria de aprender como fazer um mapa mental, siga abaixo as nossas recomendações após assistir ao vídeo:
- Primeiramente, baixe o modelo apresentado no vídeo em reuniões;
- Depois, importe e comece a utilizar esse modelo fácil e prático na ferramenta mostrada. Crie o seu cadastro gratuito clicando aqui!
- Use este link para criar sua conta de forma gratuita e comece a desenvolver os seus mapas mentais hoje mesmo.
Ao se cadastrar, você terá acesso a uma vasta biblioteca de mapas mentais prontos para se inspirar. Além disso, para um maior aprofundamento no assunto, os materiais da Liz Kimura são essenciais. Ela é uma das maiores autoridades no assunto.
Tipos de mapa mental
Conheça alguns tipos de mapas mentais para se inspirar!
Tradicional
Ele foi desenvolvido segundo as regras de Tony Buzan, já citado anteriormente. Devido à utilização de imagens e cores, a sua criação necessita de mais paciência e conhecimento, visto que é preciso selecionar e analisar quais fotos serão condizentes e quais ajustes deverão ser feitos.
Em branco
O mapa mental em branco é muito simples de ser desenvolvido. Basta você colocar um tema central e ir escrevendo os seus desdobramentos, da maneira em que achar melhor e mais simples de compreender. É um modelo que permite criatividade e personalização.
Mapa mental resumo
Geralmente, ele é mais utilizado por pessoas que não têm muito tempo para fazer mapas mais difíceis ou que não conhecem algumas regras de criação dos mapas mentais. Ou seja, o uso do caderno é deixada de lado para dar vez ao mapa mental, em algum programa da Internet ou em uma folha em branco. Além disso, é importante ressaltar a sua facilidade de criação: ele pode ser utilizado de última hora sem maiores planejamentos.
Mnemônico
É um tipo de mapa mental desenvolvido por meio da preocupação com a memorização. Ou seja, qualquer apelo visual e técnicas de memorização são úteis nesse modelo. Normalmente, ele se relaciona ao modelo tradicional e é bem objetivo, o que demonstra a sua utilidade principalmente para estudantes.
Mapa mental histórico
Para criar um mapa mental histórico, pense em algum acontecimento marcante que você deseja estudar. Ao escrevê-lo no centro, pesquise e determine as suas causas. Esses motivos são as ramificações. Além disso, também é possível incluir datas e nomes do período que são relevantes.
É importante lembrar que normalmente ele está associado aos estudos, mas também a acontecimentos que marcaram a sua vida ou a momentos importantes como reuniões, palestras, webinars e lives para a aquisição de conhecimento, por exemplo.
Mapa mental para organizar a vida
A Organize na Prática poderá auxiliar na organização de processos diários por meio de diversas técnicas que não têm como modelo as planilhas. Se você deseja saber mais sobre a criação de mapas para estudar ou trabalhar, faça o Curso de Mapa Mental. Além disso, se deseja organizar outras questões cotidianas, não deixe de conhecer o Curso de Organização, que ensinará técnicas eficazes para que a sua rotina seja muito mais produtiva e para que sobre tempo no dia a dia para o lazer.
Materiais de Referência Vídeo Como fazer um Mapa Mental
- Comece por aqui e aprenda como organizar as tarefas da equipe com eficiência!
- Clique aqui e tenha acesso ao materiais Liz Kimura – Mapa Mental.
- Quer aprender as melhores práticas para organizar as ideias? Então, clique aqui e tenha acesso às Ferramentas de Mapas Mentais.
- Modelo de Mapa Mental Grátis para baixar. Clique aqui!
- Página de Treinamentos. Clique aqui e aprenda a se organizar melhor e render até 2x mais!