Artigo publicado no blog da Evernote – Como melhor os estudos usando o Evernote.

Precisando de mais organização e eficiência nos estudos?

Nem sempre é fácil manter um fluxo de trabalho organizado para os estudos de tal forma que possamos focar somente naquilo que é mais importante.

Quando estudamos, normalmente nos deparamos com situações:

  1. Onde guardei aquela informação da aula passada?
  2. Será que anotei no caderno ou no celular?
  3. Lembro que tirei uma foto das anotações do professor mas não encontro na galeria de fotos do celular…
  4. E aquele material compartilhado pelo professor, onde salvei?
  5. Ou no próprio trabalho: um colega enviou os modelos de relatório por e-mail, mas não encontro no histórico da caixa de entrada.

Situações como estas são muito comuns para milhares de pessoas. Não encontrar o que procura ou se sentir perdido traz um sentimento de incapacidade e frustração. Muitos argumentam que são assim desde pequeno e que não tem jeito de melhorar.

Mudar o fluxo de estudos e ter mais agilidade é mais simples do que possa imaginar e não exige nenhuma habilidade sobrenatural.

O primeiro passo é querer se organizar melhor.

E o Evernote é uma excelente ferramenta para coletar, classificar, encontrar e compartilhar informações. Tudo fica disponível no seu celular e computador, é prático para guardar, consultar e flexível para organizar seus estudos do jeito que quiser.

Se você está lendo este artigo é porque já deve ter lido alguma matéria ou escutou alguém falar bem sobre o Evernote.

Melhor do que ler é ver na prática, vamos aprender como alavancar os estudos com o Evernote considerando o ponto de vista e necessidades de um estudante.

Durante os estudos vivenciamos 4 diferentes momentos:

  1. Coleta de dados – por exemplo, na sala de aula anotando os pontos importantes (seja no caderno ou no computador), em pesquisas na Internet ou simplesmente tirando fotos das anotações de um quadro branco. É o momento em que se exige facilidade para coletar diferentes conteúdos em diferentes formatos.
  2. Classificação – os materiais, anotações, apostilas, exercícios precisam ser guardados e classificados de forma que possam ser facilmente encontrados posteriormente. Um mínimo de classificação vai ajudar na organização.
  3. Consulta – informações armazenadas precisam ser rapidamente resgatadas futuramente, sem perda de tempo ou distração. Encontrar rapidamente o que deseja é chave para a produtividade.
  4. Compartilhamento – com os amigos e colegas da escola, compartilhe as anotações, os materiais coletados e desenvolva trabalhos em grupo de forma colaborativa.

Dica: Estas fases também se aplicam a outros cenários além dos estudos, por exemplo, em projetos profissionais.

Vamos entender como cada um destes 4 momentos podem ser mais produtivos com o Evernote.

1. COLETA DE DADOS PARA OS ESTUDOS

  • Dica 1: Guarde os materiais e arquivos complementares das aulas / estudos

    Salve todos os arquivos recebidos por e-mail, baixados do portal da escola ou mesmo encontrados durante as pesquisas na Internet. Durante as pesquisas, capture os artigos usando o Evernote WebClipper, em poucos cliques você salva o conteúdo no Evernote para referências futura.
    Ter tudo em um único repositório te ajudará a manter a organização do conhecimento. Instale o Evernote Webclipper em seu navegador e comece a utilizar agora mesmo.

    Estudos com o Evernote
    Estudos com o Evernote

    (imagem animada)
    Quer saber mais detalhes, confira este tutorial detalhado como explorar o potencial do Evernote Webclipper.

  • Dica 2: Anote tudo no Evernote

    Muito mais do que simples anotações no caderno, use o poder do Evernote para armazenar tudo o que ocorreu na aula, o áudio da explicação do professor, as fotos com as anotações do quadro branco, os desenhos a mão e até informações escritas em post it. Você poderá complementar ainda as anotações com links de referência para outras notas ou simplesmente caixas de tarefas com a indicação de atividades a serem realizadas.
    O que mais gosto neste processo é poder escutar o áudio, ver as fotos do quadro juntamente com as minhas anotações. É perfeito para relembrar daquela aula.

    Estudos com o Evernote - Uso de Etiquetas
    Estudos com o Evernote – Uso de Etiquetas

    (imagem animada – 8 Dicas para Aprimorar os Estudos usando o Evernote)

  • Dica 3: Chega de copiar, preste atenção na explicação e depois tire fotos

    Sabe aquele quadro cheio de anotações do professor? O que fazer? Copiar ou prestar atenção nas explicações? Você pode se concentrar nas explicações e registrar as anotações simplesmente tirando fotos com a câmera do celular. Copiar é coisa do passado. Se receber os materiais impressos, digitalize tirando uma foto do documento e salve no Evernote.

    Estudos com o Evernote - Anotações em quadro capturadas para o Evernote
    Estudos com o Evernote – Anotações em quadro capturadas para o Evernote

    imagem de anotações em quadro – 8 Dicas para Aprimorar os Estudos usando o Evernote

Agora que já compreendemos algumas formas de captura, é importante classificar o conteúdo de uma forma que possa rapidamente encontrar o que guardou.

Organizar as informações com poucas notas é mais fácil, mas ao aumentar o número de notas armazenadas, encontrar o que deseja pode ser tornar uma tarefa demorada. Por isso, veja como criar um método de organização fácil.

2. CLASSIFICAÇÃO DOS ESTUDOS

  • Dica 4: Separe as anotações por matéria, por professor e por ano

    Utilize a forma natural de pensar quando pesquisa por informações. Como você procuraria pela informação? Quer encontrar suas anotações pelo nome do professor? Pelo ano ou pelo nome da matéria? Você pode encontrar rapidamente por estes critérios pesquisando pelas etiquetas. Utilize a flexibilidade das etiquetas para encontrar o que deseja.
    Gosto das etiquetas pois são flexíveis e práticas.
    Crie etiquetas como: 2015, 2016, 2017 (ano), Geografia, Matemática, Física (matéria) e Prof. Roberto Richieli, Prof.a Carla Dias, etc.

    Estudos com o Evernote - Etiquetas Evernote para classificação
    Estudos com o Evernote – Etiquetas Evernote para classificação

    classifique a nota com etiquetas (tags) – 8 Dicas para Aprimorar os Estudos usando o Evernote

  • Dica 5: Base de conhecimento – Um Google Pessoal

    Crie um caderno chamado base de conhecimento e salve os assuntos complementares que pesquisou ou achou relevante guardar. eBooks, artigos interessantes, pesquisas, referências, tutoriais, apostilas, anotações, etc. Ao longo do tempo, você terá um repositório rico com assuntos de interesse.

    Estudos com o Evernote - Crie uma base de conhecimento
    Estudos com o Evernote – Crie uma base de conhecimento

    Uma base de conhecimento pessoal – 8 Dicas para Aprimorar os Estudos usando o Evernote

3. CONSULTA – ENCONTRE SUAS ANOTAÇÕES EM SEGUNDOS

Ter a agilidade na hora de encontrar o que guardou é o que mais desejamos. O sistema de classificação criado na etapa anterior facilitará as suas consultas.

  • Dica 6: Utilize as Etiquetas (Tags) para encontrar mais facilmente

    Experimente buscar por anotações da aula de história filtrando por um professor específico. Você pode digitar na caixa de busca

    tag:história notebook:aulas tag:”Prof. Sergio*

    Esta busca pode ser realizada no computador, no celular ou na web.
    Não existe mais desculpa para não estudar, qualquer lugar é hora, basta um celular. Na fila do banco, no ônibus, na praia. Você sempre terá acesso a todas as suas informações.

    Estudos com o Evernote - Busca por etiquetas Evernote
    Estudos com o Evernote – Busca por etiquetas Evernote

    Pesquisa de aulas – 8 Dicas para Aprimorar os Estudos usando o Evernote

4. COMPARTILHAMENTO – TRABALHE EM GRUPO DE FORMA EFICIENTE

Trabalhos escolares fazem parte da rotina do estudante. É o momento que se exige o trabalho em equipe, divisão de tarefas, compartilhamento de documentos, ideias e materiais. O Evernote é excelente para auxiliar nessa troca de conhecimento.

  • Dica 7 – Crie um repositório compartilhado

    Crie um caderno compartilhado para concentrar os materiais que o grupo utilizará durante o trabalho. Desta forma todos podem acompanhar a evolução das tarefas e consultar os materiais publicados por cada um.
    Criar um caderno com o nome do grupo e escolha a opção compartilhar para inserir o email de cada integrante da equipe.

    Estudos com o Evernote - Compartilhamento eficiente e rápido
    Estudos com o Evernote – Compartilhamento eficiente e rápido

    compartilhando um caderno – 8 Dicas para Aprimorar os Estudos usando o Evernote

  • Dica 8 – Crie um Grupo para Conversas e troca de informações em Grupo.

    Crie um grupo de conversa com todos os membros e outro somente com a aqueles que trabalharão em conjunto em determinadas atividades. Dentro deste grupo é possível compartilhar uma nota e ambos colaborarem com a edição da mesma nota. Imagine desenvolver um texto sobre determinado tema e cada um ficar responsável por determinados trechos.

    Estudos com o Evernote - Usando o Evernote Workchat
    Estudos com o Evernote – Usando o Evernote Workchat

    Grupo de conversas e discussões – 8 Dicas para Aprimorar os Estudos usando o Evernote

Com estas dicas e com o apoio do Evernote tenho certeza que você terá uma excelente organização durante os estudos, garantindo que todas as anotações e materiais necessários estarão disponíveis sempre com você.

Aprender a utilizar a tecnologia em favor da produtividade e eficiência é uma habilidade super importante e com certeza auxiliará também futuramente no meio profissional.

Quer ter acesso a uma base de modelos para utilizar nos mais diversos cenários? Modelo de ata de reunião, checklist de viagem, modelo de metas, entre outros. Clique e tenha acesso a biblioteca compartilhada

Vídeo Passo a Passo mostrando cada dica na Prática


Mauricio Aizawa
Mauricio Aizawa

Empresário, professor e fundador da Organize na Prática (organizenapratica.com.br), empresa de treinamentos e consultoria com foco em produtividade pessoal e empresarial. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo pelo Insper. • Profissional certificado pela Evernote para implantação do Evernote Business. • Mais de 15 anos de experiência com implementação de sistemas corporativos e otimização de processos na área de relacionamento com clientes, gestão empresarial, automação de marketing e business intelligence.