Foto de um muro com um grafitti de elefante. Construa conhecimento ao utilizar o Evernote nos estudos.

Todos os estudantes possuem uma dúvida em comum antes de começar um novo curso ou semestre: eu devo comprar um caderno para cada disciplina, um único caderno que seja gigante, um fichário, o quê? Usar o Evernote nos estudos é a resposta.

Vários pontos são pensados e entre eles estão a questão do objeto ter ou não espaço o suficiente para as suas anotações e por quanto tempo, se ele servirá bem para se ter uma boa organização e, ainda pior, se não será pesado carregar tantos cadernos e livros de um lado pro outro.

Porém, você pode solucionar esses e outros problemas ao utilizar o Evernote nos estudos!

O Evernote pode armazenar quantidades absurdas de anotações e oferece ferramentas de organização muito úteis.

Por isso que hoje nós, da Organize na Prática, mostraremos para você as vantagens de utilizar o Evernote nos estudos, um tópico inesgotável, já que a plataforma está sempre se aprimorando.

Além do armazenamento de anotações e da organização, ele oferece ajuda nas pesquisas e no planejamento de projetos. Ainda, ele possui modelos de anotações pré-prontos que estão disponíveis gratuitamente para você apenas copiar, colar e preencher durante os estudos.

Anotações com o uso da plataforma

Anote tudo que você precisa quando utilizar o Evernote nos estudos e salve-se do peso dos cadernos. Na foto, uma mulher fazendo anotações em um caderno enquanto segura uma caneca escrita "Be Happy".

Se você acabou de sair de uma aula de cálculo e está indo para o laboratório, mas mais tarde tem uma aula de programação, garanto que você deve estar carregando bastante peso.

Diversos cadernos, um caderno grosso, ou fichário. Pior ainda é quando você no final do semestre termina de preencher as folhas destinadas a escrever sobre alguma disciplina, mas fica complicado comprar um caderno inteiro só para anotar mais alguns comentários.

Para começar, se você optar por incluir o Evernote nos estudos, você pode fazer as suas anotações diretamente na plataforma. Seja usando um notebook, desktop, celular ou tablet, você sempre terá acesso às mesmas notas.

Abra uma nova nota para escrever as anotações de suas aulas e estará tudo certo, é só escrever os pontos relevantes e você pode incluir também arquivos como apresentações, apostilas em PDF, uma foto do quadro branco e inclusive o áudio do professor.

E se você não for de digitar, o Evernote também tem suporte para escrever à mão com canetas digitais ou o próprio dedo.

Você ainda pode utilizar a câmera do próprio aplicativo do Evernote para tomar notas do quadro negro, que é bem útil devido à funcionalidade de escanear quadros e documentos.

Essa câmera também é útil para as aulas que não permitirem a entrada de eletrônicos: escaneie o caderno físico posteriormente.

Quanto às discussões em aula, o aplicativo possui um gravador que inclusive pode anexar o áudio às anotações escritas. Ao chegar em casa, você pode abrir a plataforma no desktop e estará tudo lá onde você salvou usando o celular.

Pesquisar ao usar o Evernote nos Estudos

Otimize as suas pesquisas ao utilizar o Evernote nos estudos e a função WebClipper. Na foto, uma mulher faz pesquisas em um notebook enquanto faz anotações em um caderno.

O Evernote pode importar arquivos PDF que você precisar usar posteriormente para pesquisar ou estudar.

Ao utilizar o leitor de PDF do Evernote nos estudos, você pode adicionar comentários ao texto do arquivo, pesquisar trechos e adicionar marcações.

Quando você precisar pesquisar citações para suas referências e artigos, ou até mesmo para comentar em aula, estará lá, tudo marcado.

Planejando os seus projetos na nuvem

Planeje os seus projetos ao utilizar o Evernote nos estudos. Foto de um homem desenhando um projeto.

Na correria do dia a dia, se esquecer de fazer alguma tarefa de casa ou estudar para alguma prova é comum.

Quanto mais disciplinas, trabalhos e provas nos seus dias, mais complicado fica, e se você ainda tiver um emprego, a cabeça fica uma bagunça só.

Porém, ao utilizar o Evernote nos estudos, você pode utilizar o recurso de lembretes. Dessa forma, a plataforma sempre lhe lembrará das tarefas a cumprir e das provas para as quais você deve estudar. É só registrar do que e quando você precisa que o aplicativo lhe lembre e continuar sua rotina.

Você pode inclusive relacionar os lembretes às anotações, abrindo direto o material que você precisará estudar.

Você pode planejar os seus projetos ao utilizar várias funções interessantes do Evernote.

A plataforma possui modelos de planejamento de projetos pré-prontos para serem utilizados, mas não para por aí!

Você pode usar o calendário, o modelo de planejamento mensal e as etiquetas. Quando você quiser fazer uma categorização das suas anotações sem colocar no mesmo caderno, você pode utilizar as etiquetas e pesquisar depois. Por exemplo, “provas”, “matemática”, “professor diego”. 

Ah, e se quiser otimizar seu planejamento de projetos, você pode aliar o Evernote nos estudos ao Método GTD (confira nosso artigo que falamos mais sobre o método).

Modelos para utilizar o Evernote nos estudos

Você pode contar com modelos pré-prontos de anotações ao utilizar o Evernote nos estudos.
Imagem mostrando a tela do evernote com um exemplo de modelo.

O Evernote possui diversos modelos de notas pré-prontos que podem ser utilizados. Não só para estudo, mas também para trabalho, organização pessoal e até mesmo financeira.

Para utilizá-los, basta você entrar na página de modelos, clicar no modelo que lhe servir e clicar em “Usar Modelo”.

Nós da Organize na Prática selecionamos alguns modelos que poderão ser úteis no seu estudo, independente de você estar em ambiente acadêmico ou fazendo apenas um pequeno curso de aperfeiçoamento.

São modelos para anotações que você pode usar durante ou depois da aula, para resumos e revisão.

Eles são simples de usar e bastante intuitivos:

Você pode aprender como usar mais os modelos citados abaixo em nosso programa Organize os estudos com o Evernote.

Modelo: Anotação Cornell

O modelo Anotação Cornell lhe permite dividir o conteúdo das disciplinas em trechos menores para futuras referências e revisões de matéria.

Você coloca a data da aula, a principal questão debatida e as respostas encontradas nas discussões com os colegas e o professor.

Além disso, isso lhe permite monitorar por que caminho o professor está guiando as suas aulas. Dessa forma, você saberá o que esperar das provas.

Modelo: Notas de Aulas

Se você prefere soltar a mão ao fazer as anotações, esse modelo é perfeito para você. Ele possui todos os campos de preenchimento básicos para uma nota de aula.

Ao utilizá-lo, você terá campos para preencher os objetivos ou tarefas de cada aula, os encaminhamentos das discussões, as tarefas de casa e o tipo das mesmas, as conclusões e observações relevantes e as questões levantadas para pesquisar e debater na próxima aula ou perguntar ao professor depois.

Assim, você sempre lembrará do que a aula tem tratado e por onde direcionar seus estudos em casa. Ah, sem contar poder repassar aos colegas que não puderam comparecer à aula.

Modelo: Visão Geral de Projeto – Acadêmico

Esse modelo é perfeito para aqueles que fazem cursos com trabalhos grandes, geralmente em grupo.

Ele ajuda a planejar o seu projeto, mantém registrado o propósito, o objetivo, quem está dentro do grupo e o material de referência.

Dessa forma, todos podem consultar as fontes de pesquisa a qualquer momento e ficar de olho na sua parte. A objetividade se mantém e o grupo não se perde.

Desbravando ainda mais o uso do Evernote nos estudos

Utilizar apenas o Evernote nos estudos já é uma mão na roda, mas se você aliar a outras técnicas, como o já referido Método GTD ou à Técnica Pomodoro, a produtividade escala exponencialmente.

Você pode adotar rotinas produtivas usando o Evernote e ter um sistema completo de organização pessoal e profissional.

Foto de uma bússola.

O Evernote possui outras diversas funções que podem auxiliar você a estudar melhor, melhorar a organização e inclusive o desenvolvimento de projetos como a escrita da sua monografia, tese de mestrado, doutorado e realização de projetos.

Se você quer se aprofundar no tema e aumentar a sua eficiência, foco e concentração na rotina dos estudos, conheça o nosso programa de  organização dos estudos com o Evernote.