O que todas as empresas de sucesso que são líderes em seu nicho no mercado têm em comum é uma boa organização de equipes. Isso ocorre porque o trabalho em equipe nas empresas é o motor de todo o processo: se uma área falha, a outra será atrapalhada, e assim se dá um efeito dominó. Nesse sentido, é importante ter uma boa gestão de equipe.
A equipe de gestão, desse modo, é responsável por dar assistência às equipes, distribuir tarefas, garantir que cada profissional esteja cumprindo o que foi solicitado e, se ele não estiver, procurar entender os motivos pelos quais o trabalhador está tendo dificuldades e limitações. Assim, as equipes de gestão propõem também melhorias para os processos da empresa.
Agora, pense neste cenário em que estamos vivendo, com várias organizações trabalhando em home office e cada profissional atuando de sua casa. Dessa forma, é muito fácil as equipes se desorganizarem e não cumprirem o que foi pedido, seja por falta de orientação, seja por limitação técnica e metodológica. Com isso, a gestão de equipes remotas é ainda mais importante.
Por isso, neste texto, você saberá mais sobre o que é gestão de equipes, qual a sua função, como funciona e, ainda, obterá algumas dicas para melhorar a gestão de equipes de sua empresa de uma vez por todas. Boa leitura!
O que é gestão de equipe?
A gestão de equipe é uma função essencial, que trabalha visando a colaboração das equipes e o bom funcionamento do trabalho das equipes.
Assim, esse setor objetiva o maior rendimento de cada funcionário, em um plano micro, e a realização dos objetivos da empresa, em um plano macro.
Como toda empresa depende das boas práticas de cada equipe e, ainda, de cada colaborador para obter sucesso, o gestor de equipes é como o maestro de uma orquestra: deve trabalhar para que tudo ocorra na mais perfeita harmonia.
Para que serve?
Como abordamos mais acima, a gestão de empresas é um passo essencial para a organização empresarial. A organização de equipes contribui para que os trabalhos ocorram de forma estruturada, eficiente e efetiva.
No entanto, mais do que isso, a gestão de equipes é importante para manter os colaboradores motivados e engajados, para que, com isso, o cliente final também fique satisfeito e a empresa tenha uma boa imagem no mercado. Afinal, trabalhadores felizes trazem bons resultados!
Como funciona a gestão de equipe?
Esse é um departamento que, comumente, tem seu funcionamento de forma muito particular, de acordo com a missão e a estrutura de cada empresa. No geral, o RH (Recursos Humanos) trabalha em conjunto com os gestores de equipes, ou os líderes de equipe, para um bom funcionamento da empresa.
O RH costuma ter um trabalho mais burocrático, relacionado às leis trabalhistas e à satisfação dos colaboradores. Assim, as funções do departamento de Recursos Humanos são garantir que os valores da empresa sejam transmitidos e cumpridos, verificar questões burocráticas do certame e assegurar o bem-estar e a saúde mental dos funcionários.
Já os gerentes ou líderes de equipe são responsáveis por supervisionar as tarefas mais práticas, relacionadas às funções de cada trabalho. Por conseguinte, é esperado que os líderes tenham a formação ou experiência profissional suficientes para orquestrar o dia a dia dos funcionários, delegando funções, fornecendo feedbacks e fornecendo orientações.
Muitas vezes, na seleção de candidatos para um processo seletivo, por exemplo, o RH e os gerentes trabalham juntos, a fim de garantir que seja aprovado o melhor candidato para a empresa, função e, também, para a cooperação com o resto das equipes.
Como otimizar uma gestão de equipe?
Foi possível perceber que a gestão de equipes é um trabalho colaborativo e feito com o objetivo da integração e da obtenção de bons resultados, certo? Pois bem, agora, veja quatro dicas práticas para exercer essa função da melhor forma.
4 dicas para uma boa gestão de equipes
A seguir, confira 4 dicas para fazer uma boa gestão de equipes:
1. Certifique-se de que os valores da empresa estão sendo seguidos
De nada adianta ter equipes estruturadas se elas não se sintam parte da corporação, pois com o tempo elas ficarão desmotivadas a trabalhar no negócio. Ou, então, que as equipes não representem, de fato, os valores da empresa, pois esta perderá sua identidade.
Assim, se a visão que a sua empresa tem – aquilo que ela busca – é ser líder do seu segmento, por exemplo, o papel da gestão de equipes é trabalhar para que todos os profissionais estejam buscando o mesmo que a empresa.
Ainda mais, se um dos principais valores do seu negócio é o respeito e a promoção à diversidade, o perfil dos seus colaboradores deve estar de acordo com essa iniciativa.
2. Enxergue o potencial de cada funcionário
Um bom gestor de equipes sabe os pontos fortes e fracos de cada um de seus funcionários. Dessa forma, ele poderá realocar profissionais da contabilidade que não são bons em cálculos, por exemplo, no setor de atendimento ao cliente, pois eles são ótimos comunicadores.
Além disso, um bom gestor de equipes sabe qual é o momento de atribuir mais responsabilidade a um funcionário que mostrou sua dedicação e competência, ao passo que o bom gestor de equipes também entende quais funções devem ser delegadas a cada funcionário, de acordo com suas aptidões e talentos.
3. Mantenha aberto o canal de comunicação
Um bom gestor de equipes sabe tanto falar quanto ouvir, na mesma medida. Assim, uma dica preciosa é sempre se manter solicito, a postos para conversar e receptivo para críticas construtivas e sugestões para uma melhor gestão da empresa e das equipes.
Dessa forma, uma dica prática para tanto é a realização de reuniões semanais, mesmo que sejam curtas, com o objetivo de ouvir seus funcionários e se manter alinhado com as equipes.
4. Tenha a cultura do feedback
Por fim, uma coisa é certa: ninguém vai melhorar se não souber exatamente onde, o porquê e como errou. Portanto, é muito importante manter a cultura do feedback na sua gestão de equipes, para que cada colaborador entenda exatamente como pode melhorar. Contudo, o mesmo vale para bons resultados! Sendo assim, elogiar bons resultados e premiar boas iniciativas e bons trabalhos é uma ação crucial para manter a sua equipe sempre motivada.
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