A falta de foco é um problema muito presente na atualidade. Com novidades tecnológicas surgindo a cada dia, fica difícil se concentrar não apenas em tarefas rotineiras, mas, também, à fala de alguém, seja um colega, um professor ou até um cliente! Os efeitos dessa falta de atenção não afetam somente suas obrigações, mas podem atingir a sua saúde, trazendo ansiedade e doenças como a depressão e, por consequência, problemas cardíacos. Se isso acontece com você, é necessário mudar este quadro logo! Portanto, enntenda como você pode alinhar a vida profissional, vida financeira e vida pessoal com o bem-estar proporcionado pelo estilo de vida Mindfulness.
Preparamos um artigo sobre mindfulness o que é e como isso ajuda a ser uma pessoa organizada. Confira!
O que é a técnica mindfulness?
A técnica mindfulness, trazendo para o português, quer dizer atenção plena. Isto é, significa estar 100% presente de maneira consciente em um momento. Significa depositar toda a atenção em cada movimento feito, bem como na respiração, sem rememorar o passado ou preocupar-se em excesso com o futuro.
Nessa linha, a técnica do estilo de vida mindfulness também é chamada de psicologia da atenção plena, onde trabalha-se a disciplina do cérebro para aumentar o foco. Em suma, a ideia é esquecer distrações, pensamentos paralelos e sentimentos que não têm a ver com a atividade do momento. Em lugar disso, seus cinco sentidos ficam aflorados e concentrados unicamente no agora. Sem ansiedade e sem preocupação.
O mindfulness é intencional, visto que precisa se dedicar à prática. É, portanto, necessário que cada pessoa tenha comprometimento para atingir resultados. Mindfulness trata-se de conexão entre ação e pensamento.
Para que serve o mindfulness?
Já falamos sobre mindfulness o que é. Mas para que serve o mindfulness? Em resumo, o mindfulness serve para ajudar a aumentar a performance na vida financeira, pessoal, acadêmica e profissional.
A seguir, observe as vantagens do mindfulness e o quão fundamental esse estilo de vida é para ser uma pessoa organizada.
- Desenvolvimento da criatividade;
- Promove o autoconhecimento, inteligência emocional e empatia;
- Mais capacidade cognitiva, de concentração e memória;
- Controle de ansiedade e estresse;
- Menos envelhecimento do cérebro;
- Melhora relacionamentos pessoais;
- Menos pensamentos e emoções negativas.
Além disso, o mindfulness melhora a vida financeira, pois quando você está mais focado, há maior organização na sua mente. Você fica calmo para tomar decisões, não faz compras por impulso, tem paciência para esperar o salário cair e aguarda para comprar algo em vez de fazer empréstimo. Você também consegue administrar de forma correta as suas finanças. Ademais, a sua mente fica aberta a negociações e a propostas vantajosas. Você fica com a mente livre para raciocinar e estudar melhor o mercado financeiro antes de fazer investimentos.
Como funciona o mindfulness?
Basicamente, o mindfulness funciona como uma sequência de exercícios para ficar mais focado em você e presente, verdadeiramente, em uma determinada situação. São comportamentos tomados para você não ficar disperso, perdido em devaneios. Imagine o quão útil isso é enquanto você está lendo um livro por exemplo?
O mindfulness encaixa-se, ainda, como um tipo de terapia, visto que é capaz de administrar os níveis de ansiedade, prevenir depressão e síndrome de Burnout. Cabe frisar, no entanto, que o mindfulness não substitui nenhum tratamento, ele é apenas mais um recurso do qual especialistas podem fazer uso.
Como aplicar o mindfulness?
Já explicamos mindfulness o que é, como funciona o mindfulness e os benefícios do mindfulness. Falta só dizer como aplicar a técnica na prática. Então, siga as dicas abaixo!
Atenção à respiração
Note, com calma, como o ar entra e sai de você enquanto respira. Este exercício pode ser feito quando acordar e quando for se deitar, à noite. Faça, também, ao longo dia, assim, você repara as possíveis oscilações conforme realiza ações de mais ou menos esforço na rotina. Tenha em mente que a respiração é sagrada, é um momento em que você se encontra consigo mesmo.
Atenção ao seu andar
Em segundo lugar, observe, com cautela, a forma como você anda, seja em casa ou na rua. É uma atividade tão trivial, cotidiana, que, muitas vezes, não prestamos atenção ao chão, à calçada da rua ou à terra do parque. A partir de agora, procure dar uma passada consciente, percebendo todos os cantos do seu corpo que trabalham para que você dê o passo.
Atenção à hora de comer
A hora de se alimentar não é, simplesmente, sinônimo de ingerir nutrientes para continuar vivo. Portanto, tenha calma, coma devagar, sinta o cheiro da comida e aprecie o gosto. Mastigue lentamente, com foco em cada garfada levada até a boca. Sinta o processo do seu corpo enquanto se alimenta.
Ouça o próximo
Você está conversando com alguém, a pessoa disse algo e você não concordou. Imediatamente, contesta e interrompe o outro, sem mesmo deixá-lo terminar de falar. Se você já fez isso, corte essa mania já.
A lógica do estilo de vida mindfulness pede calma e paciência para escutar o que a pessoa está dizendo até o fim, absorva o conteúdo, reflita e só depois esboce uma opinião.
Rotina
Mesmo as mais simples ações como fazer xixi ou escovar os dentes precisam ser feitas com apreço e vida. Então, concentre-se nelas, sem pensar em problemas do passado ou pendências a tratar no futuro.
Ambiente
Esteja 100% presente e envolvido no ambiente que te cerca. Sinta isso, interiorize as trocas das relações. A vida é a soma de experiências, personalidades e conversas. Seja grato.
Faça pausas
Para quê correr sem parar e se perder no dia a dia sem reservar um tempo para dar um “pause”. Cuidado, a proatividade em excesso e a vontade louca de tentar impressionar o seu chefe podem te cegar. Com isso, você deixa de comemorar pequenas conquistas da vida, como conseguir finalizar aquele livro ou marcar aquela atividade como concluída na lista.
Esqueça as redes sociais
Por fim, quando for fazer alguma tarefa, sobretudo que exija muita concentração, deixe o celular longe. Pegue-o apenas durante suas pausas.
Gostou do nosso texto sobre mindfulness o que é? Com a prática, vai ficando bem intuitivo e fácil. Além disso, aos poucos, você fica mais consciente de seus atos. O mindfulness pode te ajudar a ser uma pessoa organizada, o que impacta, diretamente, a sua vida financeira, como você viu.
Falando nisso, se quiser saber como organizar a vida financeira com um estilo de vida transformador, escolha um Curso de Organização para complementar e aprenda muito mais!
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui! E aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com a ajuda do Evernote!
- Quer aprender a organizar a sua agenda de forma prática e fácil com o Google Agenda? Então, conheça nosso curso de Google Agenda!
- Organize sua vida com um curso de organização pessoal. E aprenda o exato passo a passo para aumentar a sua produtividade.
- Quer aprender a organizar suas ideias, e ganhar maior agilidade na sua rotina? Então, conheça o curso de mapas mentais!
- Curso de organização: aprenda a se organizar melhor, e render até 2 vezes mais.