Olá, leitor. Desculpe a intromissão, mas eu gostaria de fazer umas perguntas sobre sua organização financeira… E, por favor, não se ofenda, é só uma reflexão. As suas respostas podem ficar só para você. Então, caro leitor, vamos lá: como ficou a sua conta bancária no último final de mês? Digo, ela ficou acima ou abaixo do desejado? Hoje nós vamos ensinar você a tomar controle da situação e utilizando o aplicativo Minhas Economias como auxílio.

Porque se o saldo ficou abaixo do que você queria, certamente você terá que correr atrás de recuperar o que foi perdido. E, se ficou acima, não significa que você sabe o que aconteceu e você gostará de repetir o que foi feito. Para saber como corrigir ou repetir, é preciso fazer as contas, diagnosticar a situação e planejar o mês seguinte.

E já que é caro ficar pagando um contador para cuidar do seu salário, vamos colocar tudo na ponta do lápis. Só que assim, é na ponta do lápis metaforicamente. Você possui um smartphone, um computador e/ou qualquer outro dispositivo com acesso à internet. Por que não fazer de bom uso?

Agora, meu caro leitor, esqueça ficar fazendo contas em um caderninho do lado telefone como seus avós faziam. Vamos modernizar a sua organização financeira. Por mais que você possa achar romântico ficar usando papel, não acredito que você o leve para acompanhar as compras no supermercado, ou para controlar quantas cervejas pode tomar na saideira do bar, ou dividir gastos em uma viagem com os amigos. Agora, o celular, está sempre à mão e se transforma numa ótima plataforma de organização financeira com o aplicativo Minhas Economias.

Essa plataforma possui diversos recursos que podem ser utilizados para todas essas situações. De eventuais necessidades a gastos mensais ou do dia a dia. Ao fazer sua organização financeira no aplicativo Minhas Economias, você pode controlar a entrada e a saída de dinheiro da sua conta, do seu bolso e da sua carteira. Ninguém mais tem tempo para ficar somando tudo a todo momento ou tentando lembrar do cálculo que fez em casa.

Hoje, nós da Organize na Prática, vamos ensinar como usar o aplicativo Minhas Economias para organização financeira, a controlar os gastos mensais. Como aliado no controle do dia a dia, também utilizaremos o Evernote, uma plataforma que ajuda a organizar sua vida em vários aspectos. Então, se você ainda não tem cadastro nesses portais, faça uma conta no Minhas Economias e uma no Evernote e, enquanto é feito o download dos aplicativos no seu celular, continue a leitura conosco.

Organização Financeira Mensal

Organização financeira mensal

Se você estiver desorganizado financeiramente ou quer otimizar a sua renda, você deve se preparar para os gastos, controlar a entrada e a saída de dinheiro, analisar o balanço, manter tudo sob a sua vista. Na verdade, há grandes chances de que esses próprios termos aqui podem estar completamente fora da sua vida se você nunca aplicou algum método de organização financeira. É, ainda bem que o Minhas Economias existe e nós da Organize na Prática estamos prontos para lhe ensinar.

O aplicativo da plataforma Minhas Economias irá lhe ajudar no gerenciamento monetário do seu mês e da sua vida financeira. Ele lhe dá a oportunidade de jogar fora os caderninhos ou deletar as planilhas do Excel, que na verdade lhe dão bastante trabalho até você aprender a usar. O aplicativo Minhas Economias, no entanto, só pede que você insira seus dados e ele mesmo faz o cálculo.

O app lhe mostra a sua situação financeira presente, o total de entrada e saída do mês atual, anteriores e previstos. Assim, com as informações fornecidas, ele faz uma previsão do saldo que você terá no final do mês, evitando desagradáveis surpresas. Ele faz isso ao consolidar as informações de todas as suas contas cadastradas, de diversos bancos, registrando as transações que você informar, além de também contabilizar o dinheiro físico que você tiver.

Você o alimenta cadastrando quantas contas bancárias quiser, incluindo conta corrente, cartão de crédito, investimentos, financiamentos e até mesmo as moedinhas do fundo do seu bolso. Dessa forma, você poderá monitorar que contas você pode programar para o mês seguinte, a quantidade e o valor de parcelas com que você pode arcar em uma compra e o quanto você pode tirar da carteira no seu rancho. Os montantes desses diferentes depósitos de dinheiro e de crédito estarão disponíveis na palma da sua mão, lhe ajudando a responder se deve levar o cartão da conta corrente, o cartão de crédito ou só o que tiver de dinheiro físico na carteira na hora de ir ao mercado.

Caso você esteja indo fazer compras, não se preocupe caso apareça uma oferta de televisão nova, mas você estiver com problemas para calcular se pode ou não arcar com a aquisição. O app Minhas Economias faz projeções futuras da sua conta considerando o que você já tem para receber e pagar, e lhe permite fazer simulações de compras. Veja em quantas parcelas você pode fazer, mas veja antes se devia sequer comprar essa televisão.

Você ainda pode gerar gráficos e relatórios simples de entender através de janelas informativas, que lhe ajudam a encontrar os gargalos por onde passam as suas economias. Assim, você poderá elaborar estratégias para fechá-las e planejar a sua Organização Financeira. 

Dia a Dia Econômico

Dia a dia econômico
  • Rancho econômico: faça no Evernote as listas racionais do que você realmente precisa no supermercado e siga o plano. Pesquise os mercados na volta e faça anotações dos preços no seu aplicativo, coloque diferenças de custo-benefício entre marcas, dias da semana de desconto para cada tipo de produto e depois compare. O bom é que você pode utilizar a internet e os encartes que chegam pelo correio para comparar e criar uma tabela de preços e depois formular a lista de compras, tudo no computador de mesa ou no notebook. Quando você souber o local e o dia mais econômicos para cada produto e marca, seja racional nas suas idas para não perder tempo, que também é dinheiro divida as idas conforme a necessidade e leve o celular com Evernote para check-list das compras;
  • On-line Shopping: A função Web Clipper do Evernote lhe ajudará a comparar preços na internet. Você a utilizará para salvar as ofertas que for encontrando pelo caminho. Depois, abra a plataforma, veja o que você salvou como interessante e compare os melhores custos-benefícios. É bem mais fácil do que ficar indo e voltando entre as janelas e guias do navegador;

  • Boletos: Coloque e organize todas as suas contas em um único caderno do Evernote. Use o Web Clipper para contas virtuais e escaneie as contas que chegarem por correspondência. O app do Evernote utiliza a câmera do dispositivo mobile como scanner e otimiza a imagem escaneada;

  • Sem surpresa: Antecipe presentes de aniversário, de Natal ou de outras datas comemorativas. Utilize o Evernote para anotar as listas de desejos das pessoas que você quer presentear, salvando de maneira rápida e discreta o que as pessoas mostrarem interesse em receber. Dessa maneira, você pode comprar os presentes em períodos de preço menor, seja na Black Friday ou momentos de baixa demanda por aqueles produtos;

  • Lazer sem culpa: Quando você quiser sair, deixe anotado no Evernote o valor exato que você pode e quer gastar, pensando em transporte, ingresso e consumo. Se possível, anote no mínimo um dia antes, evitando que no dia a empolgação ou o nervosismo causem cegueira quanto à disponibilidade de dinheiro. Ao chegar no local, veja bem as opções de custo e planeje exatamente como você irá fazer essa cota de valor render. Não a exceda.

Juntando as peças da sua Organização Financeira

Juntando as peças da organização financeira

Caso você queira enriquecer sua estratégia de organização financeira, nosso portal Organize na Prática possui um curso inteirinho de como fazer controle financeiro criado para você!

Abaixo, você tem um vídeo explicando e mostrando as telas e os aspectos gerais do aplicativo Minhas Economias. Ah, caso você se interesse mais pelo Evernote, assunto no qual passamos uma pincelada, leia nosso artigo sobre os recursos dos planos free, premium e business dessa plataforma.