Telas do Evernote para desktop e para smartphone.

Seja você um escritor, um redator ou só uma pessoa que tem hábito de tomar notas, então certamente já passou por esse cenário: você está no trânsito, no escritório ou na praia e, de repente, surge um insight ou recebe uma informação nova e relevante para um projeto. Rapidamente, você precisa voltar a um trabalho em andamento ou tomar nota de um lembrete. No entanto, nem sempre você convenientemente tem à mão um papel e uma caneta para escrever o que precisa, e mais raro ainda é ter justamente o mesmo caderninho que você sempre utiliza. O Evernote soluciona esse problema!

Evernote se trata de uma plataforma em nuvem que você pode utilizar para criar, editar e salvar textos a qualquer momento. Ele pode ser utilizado no navegador, no smartphone, no iPhone e em diversos outros dispositivos. Assim, você pode continuar a escrever um livro, um artigo ou o TCC de qualquer lugar que você estiver. Você também pode anotar assuntos e temas a pesquisar posteriormente, fazer um checklist de viagem ou até mesmo a lista de compras do supermercado.

A melhor parte é que ele é de graça! Apesar de ter vários recursos extras para usuários premium e um pacote para equipes de trabalho, você poderá utilizá-lo e muito bem sem qualquer custo. Por isso, vamos te ensinar como usar dessa ferramenta de maneira a aproveitar o seu potencial! E o potencial do Evernote também!

Lembrar é de graça: recursos free do Evernote

Tela do Evernote com a descrição de uma receita

O básico do básico: o Evernote lhe oferece a oportunidade de criar, editar e salvar notas e textos a partir de qualquer dispositivo. Por se tratar de uma plataforma criada especificamente para mexer com texto, ele lhe ajuda a ter foco seja quando estiver escrevendo seu trabalho ou utilizando o Evernote como um checklist. Feche todas as outras janelas e deixe-o em tela cheia. Imersão na certa!

Salvamento automático: suponhamos que você está utilizando o Evernote no smartphone e acaba a bateria. “Poxa vida, que droga! Perdi tudo!” Errado! O Evernote constantemente salva os seus textos enquanto você os altera. Caso aconteça um acidente como esse, você ainda poderá deixar o smartphone carregando enquanto continua a escrever ou verifica o que já fez a partir de outro dispositivo, já que o Evernote oferece sincronização entre os dispositivos.

“Siri, integre-se!”: o Evernote possui integração com os assistentes virtuais da Google e da Apple. Você pode iniciar, alterar ou pesquisar uma nota usando comandos de voz. Isso facilita quando você não puder digitar, seja por estar realizando outras tarefas, com as mãos ocupadas ou até mesmo por pura falta de vontade.

À moda antiga: para aqueles que gostam de escrever a mão, o Evernote possui opção de fazer manuscrito. Utilizando uma caneta digital, você poderá fazer novamente a saudosa letra cursiva que talvez não veja mais desde os tempos de escola. O melhor de tudo: o aplicativo reconhece o que está escrito e mostra nos resultados de busca.

Vim, vi e salvei: o Evernote possui uma extensão para navegadores chamada “Web Clipper”. Esse recurso permite que você salve qualquer coisa que você encontrar pela internet. Arquivos de PDF, imagens, receitas ou até mesmo páginas inteiras. Bastante conveniente para quando você estiver realizando pesquisas ou se deparar com uma notícia relevante para reler depois.

Compartilhe: as notas do Evernote podem ser compartilhadas. Você pode enviar links de compartilhamento interno, entre usuários da plataforma, ou divulgar no Whatsapp e redes sociais para que outros abram no navegador. Você ainda pode criar grupos de compartilhamento dentro do aplicativo, onde grupos de trabalho podem acompanhar o progresso uns dos outros e fazer sugestões de adição de conteúdo.

O valor de um lembrete: os recursos premium

Tela do Evernote com recursos premium.

Caso você precise do Evernote para uso profissional corriqueiro, da versão Premium do serviço poderá ser bem interessante. Essa versão realmente vale a pena e é um investimento bem bacana para quem utiliza editores de texto profissionalmente, sozinho ou em equipes de trabalho.

Tudo! E offline!: crie, abra, edite e pesquise, assim como no Evernote Free, mas sem depender de uma conexão de internet. Depois, o próprio aplicativo se encarregará de sincronizar com a nuvem e salvar tudo lá. Dessa forma, inconveniências como o pacote de dados acabar ou a conexão do Wi-Fi cair não farão com que o seu trabalho seja interrompido.

Apresente-se: o Evernote Premium possui um modo de apresentação. Ou seja, você pode mostrar em reuniões as suas notas em layouts de tela cheia para que todos possam discutir o assunto colaborativamente. Ah, e não há necessidade de criar nota nova para o recurso: ele funciona com todos os arquivos já presentes.

Contexto: o recurso Context do Evernote Premium procura, entre as suas demais notas e de seus colegas de trabalho, por conteúdos relacionados. Assim, ficará mais fácil de descobrir quem está lidando com o mesmo tópico ou rever tudo que você já escreveu sobre esse assunto.

Fila prioritária: caso você precise de alguma ajuda com o Evernote, você poderá contatar o suporte e pulará direto para o topo da lista de chamados. O quanto antes, você terá sua solicitação respondida e sua dúvida sanada ou sugestão ouvida. O Suporte Prioritário é bastante conveniente para quem precisa de uma resposta imediata.

Trabalho em manada: Evernote Business

Tela do Evernote com o Hub do Evernote Business

Uma equipe de trabalho certamente encontrará recursos interessantes no Evernote Business. Além de mais econômico, pois vocês poderão dividir a conta, há serviços criados especialmente para o trabalho em equipe. Compartilhem e colaborem!

Projetos em ordem: o hub do Evernote Business permite ter fácil acesso ao que os membros da equipe já fizeram. Assim, vocês podem compartilhar o progresso. Vocês poderão monitorar o andamento do projeto em tempo real e saberão onde concentrar os esforços de aprimoramento.

Otimize o tempo da equipe: em vez de vocês ficarem perdendo tempo recriando ou pesquisando o que outro colega de trabalho já fez, vocês poderão ter acesso a um banco comum de materiais com o que todos produziram ou encontraram. Tal recurso otimizará o tempo da equipe ao compartilhar em tempo real o conteúdo, os dados e as imagens que vocês encontrarem.

Comparação Detalhada

Quer saber detalhe por detalhe os recursos de cada versão? Confira a tabela comparativa da Evernote nesse link
https://evernote.com/intl/pt-br/compare-plans

Planos Evernote

É só sair usando?

Capa do eBook Como Organizar A Vida Com O Evernote

Hum, até pode ser, mas se você sair usando a ferramenta sem conhecê-la bem, você provavelmente perderá todo o tempo que ganharia com o uso da mesma. Por sorte nós, da Organize na Prática, temos um curso para você dominar o uso do Evernote! Clique aqui para acessá-lo!

Para acompanhar o curso, você também pode baixar nosso eBook Como Organizar A Vida Com O Evernote – Guia para Iniciantes!

Ah, também não esqueça de criar o seu login do Evernote!