Atualmente, muitas pessoas possuem dificuldade com a organização e a produtividade do dia a dia, contudo, podemos conquistar tal organização com o Princípio de Pareto. Descoberto por Vilfredo Pareto, em 1906, essa regra busca gestão em diversos aspectos da vida, seja pessoal ou profissional.
A ideia surgiu após Pareto observar que 80% da Itália (alguns dizem que o correto é a Inglaterra) era de posse de apenas 20% de sua população. Vilfredo ficou curioso com essa estimativa e passou a analisar que em outros aspectos de sua vida e da vida alheia, os 80 se aplicam a 20. Por isso, o Princípio de Pareto também é conhecido por 80/20.
Dito isso, explicaremos a seguir o que é Princípio de Pareto, como funciona e como aplicá-lo na sua organização. Boa leitura!
Qual é o princípio de Pareto?
O Princípio de Pareto foi criado em 1906 por Vilfredo Pareto, sociólogo, cientista político e economista italiano. Sua análise começou a partir do momento em que descobriu que 80% da Itália era pertencente a apenas 20% da população. A partir dessa descoberta, Pareto descobriu que algo muito semelhante acontecia em seu jardim, pois 80% das ervilhas que cultivava vinham de 20% de suas ervilheiras. Com isso, ele concluiu que 80% dos resultados derivam de apenas 20% dos esforços e esse é o Princípio de Pareto.
Por mais que Princípio de Pareto tenha sido criado pelo italiano, foi Joseph Moses Juran, em 1940, que fez com que fosse reconhecido. Isso porque o consultor de negócios apresentou estudos que comprovaram o raciocínio de Pareto. O que mais chama atenção no Princípio de Pareto, no entanto, é que ele se aplica em análises econômicas, sociológicas, políticas, computacionais, entre tantas outras.
Como aplicar o Princípio de Pareto na vida?
O Princípio de Pareto se aplica a diversos campos de sua vida e isso é o mais curioso dessa regra. Quando analisada, tudo se aplica ao chamado 80|20, pois 80% de todo resultado sempre, ou quase sempre, irá vir de 20% dos esforços. Sendo assim, o Princípio de Pareto fala sobre as relações de causa e efeito.
Atualmente, o Princípio de Pareto é utilizado, na maioria das vezes, no mercado de trabalho. Principalmente no Marketing e no Marketing Digital. O que muitos ignoram, contudo, é que o Princípio de Pareto se aplica perfeitamente à organização do dia a dia. Isso porque ele auxilia na gestão de tempo, algo fundamental para quem deseja organizar uma rotina de estudos, organizar sua rotina de trabalho, entre outros aspectos.
O primeiro ponto da gestão de tempo é compreender como Pareto irá se aplicar a ela. Segundo o Princípio de Pareto, 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços. Sendo assim, é preciso organizar seu tempo para que você faça aqueles 20%, que irá resultar em 80% do que você precisava entregar. Por isso, aprenda a identificar os 20% de sua atividade, seja os estudos, o trabalho, ou outros tipos de metas.
Exemplo: No seu trabalho você possui tarefas diárias, que são aquelas que devem ser feitas, pois representam os resultados almejados. Além dessas, existem tarefas extras, que você necessita fazer, mas elas não possuem urgência. As tarefas diárias representam 20% de seu trabalho que deve ser feito, mas que irá resultar em 80% das coisas que você precisava entregar no dia. Sendo assim, identifique os 20%, trabalhe neles no tempo que possui, sem pressa, e isso resultará em 80% de seu trabalho. Essa ideia se aplica em diversos outros campos, pois assim é o Princípio de Pareto.
Mas como aplicar o Princípio de Pareto na organização do dia a dia?
No decorrer do dia, temos muitas tarefas para realizar e organização é fundamental. Essa organização vem a partir de uma gestão de tempo bem-feita, e para conseguir isso o Princípio de Pareto é o meio mais indicado. Isso porque a regra te fará pensar no que é mais importante, prioridades e, em seguida, realizar outras coisas que não possuem tanta pressa ou necessidade.
Além disso, para começar a utilizar o Princípio de Pareto em sua vida, não é preciso grandes mudanças em seu estilo de vida. Comece com coisas bem simples, até que você compreenda bem como analisar os 20% para alcançar os 80%. As principais dicas a se seguir para casar gestão de tempo com Princípio de Pareto são:
- Priorize o que é mais importante, ou seja, aqueles 20%;
- Foque em um objetivo, ou seja, algo que você irá fazer do início ao fim para obter um resultado;
- Tenha atitude, seja focado e não se deixe abalar. No início pode parecer que não está fazendo tudo o que precisa, mas na verdade está fazendo o mais importante para chegar na maior quantidade de resultados;
- Cuide de seu tempo, ou seja, anote tudo o que fará no dia e realize cada uma dessas atividades com calma, mas sem procrastinação e sem distrações;
- Aprenda a dizer não, isso significa que você deve focar no que está fazendo, então se alguém lhe pedir para fazer algo sem importância ou que não tenha necessidade de ser atendido na hora, diga não e continue com sua tarefa;
- As tarefas são muito importantes, pois elas são os 20% que já falamos, aquelas que devem ser priorizadas. Mas ao focar nas tarefas, cuidado para não esquecer o resultado, pois ele é muito importante, é preciso trabalhar com qualidade e ter atenção no que está fazendo.
Princípio de Pareto e a rotina de estudos
Além da organização de tempo, o Princípio de Pareto auxilia na rotina de estudos. Não apenas organizando o tempo, mas sim em organização do que estudar e dos principais focos. Além disso, o Princípio de Pareto ajuda o estudante a identificar seus pontos fracos e fortes e separar as questões mais importantes para as provas.
O primeiro passo será criar uma lista com as matérias e temas que serão estudados. Em seguida, uma lista com duas colunas, nas quais você apontará os temas que acredita que são seu ponto forte e os temas que você não possui muito conhecimento. É muito importante a organização para aplicar o Princípio de Pareto. Faça essa lista para cada matéria que irá estudar.
Em seguida, vem o chamado 80/20, ou seja, o Princípio de Pareto aplicado. Será necessário identificar entre os temas os 20% mais importantes, ou seja, aqueles que estarão nas questões. Para saber isso, leia os conteúdos previstos para a prova ou análise provas anteriores, que servirão de base. As questões mais importantes podem ser aquelas que possuem um peso maior, mas isso irá depender dos critérios de avaliação.
Em seguida, que o Princípio de Pareto já foi aplicado, está na hora de estudar essas questões e os temas relacionados. Saber se é algo que você já domina ou tem pouco conhecimento também te ajudará com um novo 20%. Priorize as perguntas das quais você não domina em seus estudos, para garantir um bom resultado.
Enfim, o Princípio de Pareto é uma regra muito interessante, pelo simples fato de ser dinâmica, ou seja, de ser possível aplicá-la em diversos pontos de nossa vida, inclusive na organização. Priorize os 20% para alcançar 80%.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
- Comece por aqui e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
- Que tal aprender a organizar os processos de forma prática? Então, clique aqui e aprenda as melhores rotinas!
- Está com dificuldades para organizar a sua agenda? Não se preocupe! Pois, nós temos o treinamento ideal para você. Clique aqui e saiba mais.
- Clique aqui e aprenda um passo a passo prático de como fazer mapas mentais. E aprenda um jeito novo de organizar as suas ideias.
- Página de Treinamentos. Clique aqui e aprenda a se organizar melhor e render até 2x mais!