Rotina eficiente é o mesmo que rotina cheia

Rotina eficiente é o mesmo que rotina cheia?

Ter diversas atividades para cumprir no mesmo dia não significa que você está com a produtividade “à flor da pele”.  Isso pode demonstrar a sua dificuldade em priorizar compromissos e organizar a sua agenda. Geralmente, pessoas com muitas ideias criativas e vontade de idealizar muitos planos precisam focar em concretização. Ou seja, elas precisam trabalhar para evitar a procrastinação e priorizar uma rotina eficiente. Afinal, qualquer distração pode ser crucial para não alcançar as metas estipuladas.

produtividade e agenda lotada
Para ser produtivo, você não precisa ter uma agenda lotada | Foto: Tim Gouw

Dessa forma, confira em alguns tópicos, as principais características de uma rotina eficiente para evitar dias exaustivos e improdutivos.

Objetivos claros para uma rotina eficiente

Primeiramente, descreva o seu objetivo com o máximo de detalhes em sua agenda ou planner. Se preferir, utilize uma versão digital da ferramenta.

Pense exatamente em como será quando você concretizar o que deseja. O caminho até o objetivo proposto deve estar muito claro, com etapas especificadas até o objetivo final. Além disso, as metas diárias devem movê-lo em direção às etapas pré-determinadas e estar alinhadas às estratégias mais eficientes.

Constância

Em segundo lugar, ter constância em algumas atividades é importante para que hábitos sejam construídos e as metas sejam alcançadas com mais facilidade. Nesse cenário, é fundamental ter em mente um lema:

“O que você faz todos os dias importa mais do que aquilo que faz de vez em quando”.

Dessa forma, você conseguirá iniciar o trabalho com mais facilidade, ter menos bloqueios criativos ou de produção, bem como, confiar mais no seu trabalho e aumentar a sua produtividade. Além disso, pense em encaixar esse método em outras áreas da vida: exercício físico, por exemplo. Uma prática de 30 minutos diariamente é melhor do que uma de três horas, uma vez na semana.

Afinal, como você realizará a mesma ação todos os dias, nenhum dia é especial ou importante demais. Claro, existirão dias mais produtivos e menos produtivos. Mas, no geral, você estará trabalhando de forma consistente e com mais segurança. Assim, se errar, terá mais tempo para consertar ou tentar de forma diferente.

Horários

Determinar horários para cada atividade está diretamente relacionado a ter uma espécie de ritual diário. Construa uma rotina de acordo com as suas necessidades e gostos. Por exemplo:

  • teste e saiba se você prefere trabalhar de manhã ou à tarde;
  • ajuste um período do dia para a prática de atividades físicas;
  • e reserve aquele tempinho para tomar uma bebida que goste, como chá ou café, por exemplo.

Pequenas pausas durante o dia podem fazer com que você seja mais produtivo e com que sua agenda funcione de uma maneira mais fluida e eficiente, sem sobrecarga mental e laboral.

Rotina

Mesmo em home office, uma dica é ter um horário fixo para começar e finalizar o seu trabalho.

Separe as atividades mais automáticas daquelas que exigem um pouco mais de concentração e dedicação. Isso faz com que tarefas menos importantes não ocupem muito do seu tempo. Considere que parar por, pelo menos, dez minutos a cada ciclo de 90 minutos de trabalho é uma necessidade física e mental.

Trabalho criativo

Diferencie trabalho criativo de trabalho reativo. Isso é importante para manter uma organização da sua vida profissional. Ter uma rotina equilibrada entre tarefas que demandam mais tempo e atenção, e outras que demandam menos, faz com que você seja mais produtivo durante o dia. Sendo assim, tente iniciar os seus afazeres com os trabalhos criativos, e deixe aqueles mais “automáticos” para o final do dia.

Em resumo, o trabalho reativo, também caracterizado por ser mais “automático”. É baseado em tarefas mais simples que envolvem responder ou reagir a pedidos, por exemplo: responder mensagens de WhatsApp, e-mails ou fazer telefonemas. Já o trabalho criativo exige mais de nossa capacidade mental. Ou seja, ele pode ser movido por desafios e têm a capacidade de nos animar e motivar.

Além dessas orientações para ter uma rotina mais eficiente, aproveite também para conferir 10 dicas práticas para organizar a vida.

E ainda, que tal aprender as melhores práticas para organizar a sua vida e render até 2x mais? Então, CLIQUE AQUI e confira o treinamento completo do ORGANIZE NA PRÁTICA.

Por fim, este artigo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários! E não se esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais.

Além disso, tenha acesso a mais conteúdos gratuitos como este na página do Instagram do Organize na Prática, e no canal do YouTube!

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Comece por aqui, e aprenda todos os segredos de como se organizar melhor com o Evernote!
  2. Aprenda, na prática, como organizar a sua vida! Clique aqui para saber mais!
  3. Google Agenda – Organize a sua agenda de forma prática!
  4. Aprenda a organizar os processos e aumentar a sua produtividade. Clique aqui para saber mais!
  5. Página de Treinamentos – Aprenda a se organizar melhor e a render até 2 vezes mais!