É muito provável que você já tenha escutado sobre mindset por aí, afinal, essa é a palavra do momento e as pessoas a utilizam em contextos variados, tanto pessoal quanto profissionalmente. Mas você tem ideia do que ela significa e como ela pode melhorar sua concentração? Ou melhor, entende de verdade o conceito de mindset organizacional?
Se a sua resposta foi “não” para uma dessas perguntas ou para as duas, não precisa se preocupar. A seguir, serão explicados os conceitos de mindset, mindset organizacional e ainda como aplicá-los na prática. Confira!
Qual o significado de mindset?
Mindset é uma palavra importada da língua inglesa que significa configuração mental, sendo traduzida de maneira literal e levando em conta que “mind” refere-se à “mente” e “set” à “configuração”. Portanto, a nomenclatura por si só já diz muito sobre a definição do termo.
O conceito é utilizado para referir-se à forma como cada pessoa enxerga a vida e supera os obstáculos no caminho. É, resumidamente, um conjunto de atitudes mentais que direcionam o comportamento do indivíduo. Por isso, é bastante comum escutar sobre mindset positivo e negativo, sua visão do todo e a forma como encara os desafios vai dizer se você tem um ou outro.
O termo retrata a ressignificação de todas as vivências do ser humano, uma vez que tudo o que o indivíduo supera, ou não, durante a vida contribui para sua visão de mundo e, consequentemente, atitudes que toma perante as dificuldades.
Também, já é cotidiano escutar essa palavra com algum complemento, como mindset empreendedor, mindset de campeão e, até mesmo, mindset organizacional. Cada um desses conceitos tem seu próprio significado e não estão na mesma linha de raciocínio. Como o foco deste artigo é em mindset organizacional, falaremos dele a seguir.
O que é mindset organizacional?
Mindset, normalmente, refere-se à forma de pensar e agir individual de cada pessoa. Mas quando a palavra abrange um grupo maior, e quando esse conjunto de indivíduos faz parte de uma empresa, o termo mindset organizacional costuma aparecer com mais frequência.
Isso porque o mindset organizacional refere-se à forma como a empresa enxerga o mundo e as suas atitudes internas ou externas. Por isso, para que um negócio funcione, é essencial que todos os colaboradores conheçam e estejam de acordo com sua “personalidade”.
Então, se a empresa está preocupada com a bagunça interna, talvez a resposta esteja em direcionar seu mindset para a organização ou, se a companhia já tiver esse como um de seus princípios, o ideal é engajar os colaboradores a fim de que todos estejam alinhados com a mentalidade adotada.
Como desenvolver ou mudar o mindset de uma equipe para a organização de processos?
Organizar-se realmente não é uma tarefa fácil, principalmente quando se fala dos processos de uma empresa, visto que é muito mais simples colocar o dia a dia em ordem como pessoa, do que arrumar a rotina de toda uma companhia. Mas o mindset organizacional é poderoso e pode realmente ajudar o grupo nessa caminhada. Então, veja a seguir algumas dicas:
Mude a atitude do líder
O líder é o espelho da empresa. Principalmente nas pequenas companhias, as atitudes da pessoa que lidera reflete diretamente nos hábitos de todo o grupo. Por isso, não adianta nada querer organizar os processos de sua empresa, se a sala do CEO é uma completa bagunça. As mudanças começam pequenas, então, antes de mais nada, identifique a raiz do problema para depois corrigi-lo. Às vezes, a mudança de postura de uma só pessoa pode resultar em uma transformação enorme.
Portanto, se você é quem lidera sua empresa, trate de mudar suas atitudes já, visto que elas refletem diretamente no seu negócio. Se for o caso, busque fazer um curso de organização pessoal, para conhecer ferramentas e técnicas para ajudá-lo nessa caminhada. E, dessa forma, você terá mais facilidade não só em mudar o mindset organizacional, mas também em desenvolvê-lo, se for o caso.
Tenha a certeza de que todos do time estão na mesma página
Para que um mindset organizacional funcione, é necessário que todo o time esteja sincronizado. Todos precisam entender sobre os valores e missões da empresa, bem como estar alinhados e de acordo com isso. Quando você fala A e seu time entende B, tem algo errado que precisa ser resolvido o quanto antes.
Isso vai além da concentração, é sinal de sintonia. O líder, além de estar de acordo com o mindset empresarial, precisa conhecer os colaboradores, de modo que compreenda o que funciona ou não com seu time. Quando essas pessoas são orientadas da maneira correta e seu mindset é sincronizado com o da empresa, ambos os lados saem ganhando.
Essa tarefa se torna muito mais fácil quando isso é levado em conta desde o processo de recrutamento e seleção da empresa, visto que quando as pessoas certas são escolhidas para integrar o time, a mudança ou desenvolvimento de um mindset fica mais simples.
Por isso, é importante, inclusive, ter essa mentalidade desde o início do negócio, uma vez que é mais fácil construir uma empresa já pensando nisso do que tentar colocar as coisas em ordem quando tudo já está funcionando. Então, esqueça esse pensamento de: “quando minha empresa crescer, eu me organizo”. Porque, quanto mais cedo você implementar essa mentalidade de organização, melhor será para o seu negócio.
Faça a mudança aos poucos
Agora, se você já tem um mindset organizacional e o objetivo é modificá-lo, saiba que essa mudança precisa ser feita aos poucos. Assim, o time não será pego de surpresa e as chances de as mudanças serem bem aceitas serão muito maiores.
Primeiro, estabeleça um objetivo, dessa forma você saberá exatamente aonde quer chegar com as mudanças. Então, comece revendo a postura do líder e as atitudes dos colaboradores, a fim de entender o estado no qual a companhia se encontra. Por fim, inicie a mudança aos poucos, principalmente se você pretende começar a trabalhar com ferramentas de auxílio, como o Evernote, que ajuda em todo o processo de organização.
Portanto, desenvolver ou mudar um mindset organizacional realmente não é uma tarefa simples. Mas com algum esforço, principalmente por parte do líder, é possível promover grandes mudanças no que se refere à mentalidade e organização da companhia.
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