Quando nos deparamos com o momento de ter que tomar uma decisão difícil, na maioria das vezes, nos sentimos tão incomodados que mal conseguimos verificar a situação e pensar de maneira sensata, tamanha é a preocupação. Desse modo, inúmeros prós e contras passam por nossa cabeça, seja qual for a situação, sendo essenciais para a organização.
Em outras palavras, isso acontece no momento de escolher mudar de emprego, fazer uma grande compra, decidir o curso da faculdade, entre muitas outras situações. Além disso, o que dificulta a situação é que, muitas vezes, essas tomadas de decisão complicada não dependem apenas de nós. Nesse sentido, temos que levar em consideração alguns pontos. Por exemplo, pessoas que convivem conosco, fatores externos, gastos, imprevistos, o que muitas vezes só ajuda a complicar a tomada de decisão.
Por isso, saber organizar a lista de prós e contras é a chave para se fazer uma escolha sensata. Assim, contribuindo para que a melhor solução possível seja encontrada. Assim, essa ferramenta pode ser útil para clarear a sua mente, como também pode ajudar a tomar uma decisão mais correta.
5 benefícios de usar a lista de prós e contras no trabalho
Confira, a seguir, quais são os benefícios da lista de prós e contras:
1. Maior tranquilidade para a mente
Segundo alguns estudos, nós conseguimos equilibrar na mente no máximo quatro pensamentos simultaneamente. Desse modo, o desenvolvimento de uma lista pode ajudar em maior liberação do espaço mental. Além de também eliminar aquela sensação incômoda de que estamos esquecendo de realizar determinada tarefa ou alguma coisa.
Por isso, fazer uma lista de prós e contras das tarefas profissionais a serem cumpridas contribui para que gerencie melhor o seu tempo, aumente o planejando e priorize as atividades, além de conseguir desmembrar projetos grandes em processos menores e mais gerenciáveis.
Outra vantagem é evitar aquela confusão de pensamento ao escrever o que precisa ser feito no papel, o que pode ter um efeito calmante.
2. Melhora a gestão de tarefas
Pesquisas sobre definições de objetivos mostraram que estudantes têm desempenho melhor quando seguem um processo que envolve a elaboração de listas e a reflexão sobre seus hábitos. Um estudo de 2013, por exemplo, apontou que funcionários conseguem aumentar sua produtividade em 10% ao desenvolverem objetivos desafiadores, específicos e realistas.
3. Maior economia
Ao escrever uma lista de prós e contras na hora de realizar compras para o ambiente de trabalho, você tem mais chances de conseguir manter a objetividade, diminuindo as compras por impulso ou extravagantes. No entanto, esse processo exige um certo autocontrole. Por isso, para garantir que esses equívocos se limitem ao aceitável, você pode se permitir uma compra que não esteja na lista ou estabelecer um limite de preço.
4. Maior autoconfiança
Se você está com uma sensação de insatisfação com o seu dia a dia ou com a vida mesmo, fazer uma lista de prós e contras pode trazer novas perspectivas para os seus objetivos. Portanto, é uma maneira de aumentar a motivação para as tarefas diárias. Além disso, pode trazer novas metas para o futuro, como também ajudar no desenvolvimento profissional e aumentar a sua organização no dia a dia, o que pode ser um alívio para a sua mente, melhorando a sua autoconfiança e saúde mental.
Por outro lado, para momentos de baixa autoestima, o recomendado pela ONG de combate a doenças mentais é que façamos uma lista de 50 coisas que gostamos sobre nós mesmos, independente do tempo que leve, dias, semanas ou meses, como também você pode pedir ajuda a amigos, familiares ou pessoas conhecidas. Após esse processo, devemos ler a cada dia um pouco dessa lista, para valorizarmos e compreendermos nossas qualidades.
5. Prevenir erros
A realização de uma lista pode ajudar na organização de um casamento, nos preparativos de uma viagem ao exterior ou em uma mudança de casa. Assim, saber os prós e contras é fundamental para você identificar as tarefas que precisam ser priorizadas, como também saber quais atividades podem ser um erro para o seu planejamento. Nos hospitais, por exemplo, onde pequenos erros podem ser fatais, a realização de uma lista com todos os procedimentos que uma equipe deve cumprir é essencial para que a rotina funcione de maneira correta.
Como fazer uma lista de prós e contras digital?
Descubra, a seguir, como criar uma lista de prós e contras digital:
Papel e caneta
Uma das maneiras de fazer uma lista de prós e contras é com papel e caneta. Essa é uma ótima estratégia para pessoas que gostam de colocar suas ideias diretamente no papel ou que são mais criativas na hora de desenvolver um projeto.
Além disso, também existe o processo de mapa mental, ou seja, nesse modelo de lista de prós e contras, é possível deixar os dados e informações distribuídos pela folha e conectando umas informações a outras. Desse modo, ao comprar um carro, por exemplo, o benefício do conforto de levar o seu filho à escola pode estar ligado à praticidade no dia a dia.
Outro modelo que é possível fazer é a lista de prós e contras em tópicos, assim, as informações ficam bem mais separadas e organizadas. Além disso, é interessante deixar os pontos mais interessantes para você fazer no início da lista, facilitando a organização. O dinheiro é um grande problema no seu dia a dia nesse momento? Então, coloque tudo o que está relacionado aos seu orçamento no começo da lista.
Aplicativos
Para pessoas que gostam de manter tudo organizado de forma digital e também são mais organizadas, é possível fazer uma lista on-line. Nesse sentido, existem diversos aplicativos para a organização disponíveis no mercado. Esses mecanismos ajudam na atualização da lista a qualquer hora e em qualquer lugar. Ou seja, o que pode ser útil para os profissionais com rotinas mais agitadas.
Além disso, também temos o Excel que é uma ótima ferramenta para fazer uma lista de prós e contras. Principalmente porque permite a realização de tabelas e otimização de cores para cada atividade, facilitando na hora de organizar. Seja qual for a sua escolha na hora de fazer a sua lista de prós e contras, o ideal para organizar a sua rotina profissional é desenvolver de maneira eficiente para aumentar sua produtividade, ajudando em melhores tomadas de decisão.
Por isso, a lista de prós e contras é essencial para a organização das suas atividades no ambiente de trabalho. Portanto, se você é uma pessoa que gosta de organizar todas as suas tarefas, essa estratégia pode facilitar a sua vida. Além disso, essa nova era digital nas empresas, permite que a lista seja realizada em ferramentas e aplicativos online.
MATERIAIS DE REFERÊNCIA
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