O processo de compra e venda de automóvel deve ser interessante para ambas as partes. O comprador busca um veículo condizente com suas necessidades. Quem vende quer receber com segurança e rapidez. Porém, um ponto pode trazer dores de cabeça para todos os envolvidos no processo: a burocracia.

É preciso gerar uma série de documentos para concretizar o processo de compra e venda de automóvel. Isso traz garantia para ambas as partes e evita situações constrangedoras. Um exemplo: multas feitas pelo comprador repassadas ao antigo proprietário – afinal, a documentação ainda não foi transferida.

Nessas horas, a organização e o armazenamento de documentos são excelentes aliados. Ao deixar toda a documentação guardada, fica mais fácil recorrer de uma multa indevida, por exemplo. No post de hoje, quero mostrar as aplicações do Evernote para guardar a documentação de compra e venda de automóvel (e como a ferramenta facilita o processo).

Antes de entrar no tema principal, não custa lembrar: o comprador tem a obrigação de transferir toda a documentação para seu nome. Se você ainda tem dúvidas do processo, recomendo a leitura de dois artigos complementares:

Compra e venda de automóvel: por que não guardar o documento na gaveta?

Um hábito muito comum na hora da compra e venda de automóvel é deixar toda a papelada em algum canto, pasta ou gaveta. Esses documentos são muito importantes e costumam ser demandados em situações complexas, como multas indevidas ou furto.

É muito importante deixar a cópia física dos documentos de compra e venda em algum lugar de fácil acesso. Ela deve estar por perto, segura e disponível em caso de necessidade.

Se você tem interesse em gerenciar suas tarefas com o Evernote, confira meu treinamento Evernote na Pratica: Organize sua vida

Uma possibilidade interessante é ter uma cópia digital. Ela ajuda a buscar informações e traz mais segurança. Afinal, seus dados estarão ao alcance do seu celular.

Para ajudá-lo nessa tarefa, recomendo bastante as funções do Evernote Scanner. Como já expliquei em posts anteriores, você tem um poderoso scanner de documentos no seu smartphone – basta usá-lo bem.

Como digitalizar documentação de compra e venda de automóvel?

No meu artigo anterior sobre o scanner de documentos, mostrei o processo no iPhone. Nesse texto, vou explicar como esse recurso funciona em celulares com Android, aplicado ao contexto de compra e venda de automóvel.

O processo é bem simples e intuitivo. Ao abrir o Evernote para Android, clique no botão com formato de +. O menu apresentará várias opções: gravação em áudio, lembrete… escolha o ícone de Câmera.

compra e venda de automóvel

Com a câmera é possível armazenar fotos de maneira tradicional, sem ajustes. Porém, recomendo usar o modo automático. Ele reconhece o documento e faz os cortes necessários. Parece que você usou um scanner tradicional!

compra e venda de automóvel

Após tirar as imagens, escolha os documentos que você quer manter. Salve a nota, sincronize seu Evernote e pronto, tudo guardado!

compra e venda de automóvel

Próximo passo: uso de tags (ou etiquetas)

Uma vez sincronizada, a nota fica disponível em todos os seus dispositivos com Evernote. Você pode renomeá-la direto pelo celular. No exemplo abaixo, vou trabalhar no meu Evernote para computadores Mac.

compra e venda de automóvel

Você pode usar diversos tipos de tags. No exemplo abaixo, registrei o ano e o mês do documento. É possível, por exemplo, armazenar diferentes versões da documentação de compra e venda de automóvel.

Outro exemplo bem útil: você pode usar o nome do veículo como tag. Dessa forma, ao buscar a documentação, você encontra os comprovantes referentes ao modelo desejado.

Por fim, como encontrar a documentação de compra e venda de automóvel?

A dica final ajudará a localizar os seus documentos de compra e venda de automóvel. Uma vez armazenado no Evernote, basta usar a busca.

É possível fazer busca por tags no Evernote ou dentro da própria nota. Veja, nos exemplos abaixo, como localizo com rapidez a documentação de um veículo específico (Cerato):

compra e venda de automóvel

O Evernote traz uma lista de notas recentes contendo essa palavra – incluindo o recibo de venda. Se eu tiver qualquer problema ou demanda envolvendo esse Cerato, a resolução fica muito mais rápida.

Espero que as dicas dessa semana ajudem no seu processo de compra e venda de automóvel. E lembre-se: se tiver alguma dúvida, fico à disposição.

Abraço e até a próxima!

Vídeo Tutorial na Prática

Livro Digital Gratuito – Tutorial Evernote

Quer aprender como organizar a sua vida utilizando o Evernote?

Baixe o nosso material gratuito e receba nossos tutoriais práticos para começar hoje mesmo.

Clique no banner abaixo

captura de tela


Mauricio Aizawa
Mauricio Aizawa

Empresário, professor e fundador da Organize na Prática (organizenapratica.com.br), empresa de treinamentos e consultoria com foco em produtividade pessoal e empresarial. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo pelo Insper. • Profissional certificado pela Evernote para implantação do Evernote Business. • Mais de 15 anos de experiência com implementação de sistemas corporativos e otimização de processos na área de relacionamento com clientes, gestão empresarial, automação de marketing e business intelligence.