Não ter a mente ocupada, seja com o trabalho, com o estudo, ou com novos aprendizados, pode ser prejudicial à sua saúde mental. Além disso, é um “gatilho” para problemas como depressão e ansiedade. Entretanto, é preciso entender como deve acontecer essa ocupação. A regra das 5 horas é uma aliada ao crescimento pessoal e pode te ajudar a construir uma linha de progresso na sua carreira profissional com muita organização e aprendizado.
Normalmente, os indivíduos se sentem na obrigação de aprender algo para um objetivo específico: fazer uma prova, passar no vestibular ou fazer alguma viagem a trabalho, por exemplo. Isso faz com que a maioria das pessoas não se preocupe com o senso crítico que deve ser desenvolvido por meio do contato com novas informações. O analfabetismo funcional de indivíduos entre 15 e 64 anos foi registrado em 28% no ano de 2009, de acordo com o IBOPE – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística. Além disso, 20% dos jovens que concluem o ensino fundamental, e que moram nas grandes cidades, não dominam o uso da leitura e da escrita. Como foi exemplificado por uma pesquisa do “Todos pela Educação“, uma organização sem fins lucrativos.
Regra das 5 horas: o que é? (H2)
O método foi criado por Michael Simmons, cofundador da empresa Empact. A regra basea-se na vida de Benjamin Franklin, que se propôs a dedicar bastante tempo em tarefas como acordar mais cedo para ler, fazer reflexões e praticar algo que aprendeu. Existem três pilares que não podem ser esquecidos ao praticá-la: leitura, reflexão e experimentação.
Desenvolvida pela jornalista Oprah Winfrey, por Bill Gates, pelo ex-presidente Barack Obama, por Mark Zuckerberg e Elon Musk, fundador da SpaceX e CEO da Tesla Motors, a regra das 5 horas consiste em dedicar uma hora do seu dia (ao todo cinco horas por semana) para focar totalmente no aprendizado livre. Isso significa dedicar uma considerável e pequena parte do seu tempo ao estudo, sem interrupções. Mas, não a qualquer estudo: ele deve ter o objetivo de crescimento pessoal.
Lembre-se que ela não diz respeito necessariamente à produtividade, mas sim ao aprendizado. Aprender pode gerar consequências muito positivas para o seu futuro, principalmente se você deseja ser mais produtivo e administrar melhor o seu tempo sem prejudicar as suas finanças. Estabeleça metas mais simples, de acordo com os seus próprios limites.
Leitura
O empresário Bill Gates, fundador da Microsoft, lê aproximadamente 50 livros por ano. Ele acredita que a leitura deve ser um hábito. Se você deseja começar ou melhorar este costume, comece a dedicar alguns minutinhos do seu dia para a prática. Uma opção muito viável para economizar são os e-books e os audiobooks. O e-book é a versão digital de qualquer livro, que permite que você consiga ler em um ambiente digital: é uma alternativa mais barata e sustentável. O audiobook é um livro contado por áudio que se parece a um podcast, o que permite ao ouvinte uma maior flexibilidade para escutar de onde quiser e quando quiser.
Reflexão
Em segundo lugar, se você absorve conhecimento ao praticar o hábito da leitura, deve refletir sobre tudo o que lê. Ler e não dedicar um tempo para a absorção adequada do conhecimento pode levar à fadiga mental e a sentimentos de cansaço e até exaustão. Se você não quer que isso aconteça, planeje sempre um tempo para a reflexão. Mas como? Uma boa alternativa é ter um caderninho para escrever tudo aquilo que acha importante sobre o livro. Você ainda pode organizar seus pensamentos e ideias em um ambiente on-line: existem muitos aplicativos com blocos de notas disponíveis.
Regra das 5 horas: Experimentação
A última fase é a mais simples de todas, mas exige dedicação. Você deverá planejar e reservar um tempo do seu dia para experimentar o que absorveu de conhecimento. A prática é importante para que você progrida nas suas atividades laborais e até mesmo nos seus hobbies, principalmente se você desenvolve alguma atividade de música, escrita ou pintura. A regra das 5 horas vai muito além do trabalho, e pode contribuir com as suas realizações pessoais naquele momento crucial de organizar a vida.
Dica extra: um aplicativo que você pode utilizar para fazer as suas anotações de maneira digital, é o Evernote. Com ele, você categoriza as suas anotações, e não ocupa espaço local. Se interessou? Então, clique aqui e baixe nosso e-book gratuito! E aprenda os primeiros passos da organização com o Evernote.
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