Atualmente, o Evernote é considerado uma das ferramentas mais perfeitas para os usuários que querem manter a organização. No entanto, muitos não sabem como criar um sistema de organização, nem mesmo por onde começar a usar o aplicativo de forma a trazer mais agilidade e produtividade para a rotina. Dessa forma, preparamos este guia básico e rápido para te ajudar a dominar esta ferramenta poderosa e prática. Confira!  

Algumas pessoas ainda podem preferir o velho hábito de fazer anotações com caneta e papel, ou organizar seus documentos em pastas locais. Mas, estamos na era digital, e ter um bom aplicativo de produtividade em seu computador ou no seu celular é uma excelente maneira de promover agilidade em sua rotina.

E é por isso que o Evernote é, de longe, um dos melhores aplicativos de anotações da atualidade, pois ele te ajuda a manter a sua vida em ordem, independente da área ao qual estamos nos referindo.

Nesse sentido, separamos algumas dicas infalíveis de sistema de organização para você, que já conhece o aplicativo, mas não sabe muito bem como organizá-lo para torná-lo seu aplicativo de produtividade.

Confira a seguir as dicas que separamos, e boa leitura!

Sistema de organização eficiente com o Evernote

A versão gratuita do Evernote oferece inúmeras possibilidades de organização. Além disso, você pode contar com 60 MB de memória. O aplicativo é bastante intuitivo e fácil de usar.

No entanto, se você quer fazer uso de todos os recursos e ferramentas que o aplicativo oferece – como, por exemplo, acesso offline, mais dispositivos para sincronização ou mais espaço de armazenamento – escolha um dos pacotes do Evernote.

E para você que ainda não escolheu um sistema de organização, separamos algumas dicas para facilitar para você.  

Cadernos e notas

Se você está acostumado a se organizar através de pastas, dentro de pastas e dentro de mais pastas, está mais que na hora de simplificar a sua estrutura e trazer mais agilidade para sua rotina. Dessa forma, se você ainda não conhece o Evernote, clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

Essa ferramenta pode te ajudar a encontrar facilmente o que você procura através da ferramenta de pesquisa ao invés de ficar navegando através de pastas incontáveis.

Cadernos Evernote

Para aprender como usar o Evernote e como criar uma estrutura básica com etiquetas, leia também: Etiquetas: organize a sua vida com o Evernote.

Em resumo, a primeira coisa que você precisa saber é que a ferramenta te permite criar cadernos e organizar as suas notas a partir destes cadernos.

Para exemplificar: você se lembra da época da escola, onde os fichários escolares eram uma tendência, e cada repartição significava uma matéria diferente?

O Evernote funciona da mesma forma. Dentro de cada um dos cadernos você irá incluir todo o material relacionado. Podem ser notas digitadas, digitalizadas, arquivos anexados, imagens e muito mais.

Vamos supor que você precisa arquivar o material que irá te ajudar em um projeto da faculdade ou do trabalho. Você pode criar um caderno com o nome do projeto, e dentro deste caderno você criar notas diferentes para cada material, um para ebooks, outro para anotações gerais. Também é possível incluir links e recortes de outros sites.

Para criar uma nova nota no aplicativo para web, basta clicar em “nova nota” no menu lateral esquerdo. Se preferir você ainda consegue escolher uma opção de nota que mais irá atender sua necessidade.

Criando uma nova nota - Evernote

Agora, para criar um novo caderno, basta clicar em “cadernos”, também no menu lateral esquerdo. E em seguida, basta clicar em “Novo Caderno”, no canto superior direito.

Como criar um novo cadernos - Sistema de organização com o Evernote

Mesclar notas

Muitas vezes, para facilitar na organização percebemos que há várias notas que poderiam funcionar melhor em conjunto. Nesse sentido, saiba que é possível mesclar várias notas sem dificuldade.

No entanto, para conseguir realizar essa função, você precisa adquirir a versão do Evernote para desktop. Este está disponível para Windows e Mac.

Para mesclar as notas, basta manter a tecla Ctrl pressionada, em seguir, clicar nas notas desejadas. Automaticamente você irá observar elas se empilharem.

Criptografia

E se, depois das dicas acima você está preocupado com a segurança das informações contidas nas notas, saiba que na versão para desktop é possível criptografar as notas com informações sensíveis.

Mas, fique atento aos detalhes: este recurso só funciona na versão desktop do Evernote, e somente para notas em textos. Ou seja, não funciona em imagens ou arquivos como em formato PDF, por exemplo.  

Para criptografar um texto basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra a nota que você deseja criptografar, ou crie uma nova nota.
  2. Em seguida, selecione o texto todo, ou apenas a parte do texto que você quer usar a função.
  3. Clique em “formatar” na barra de ferramentas.
  4. Depois é só clicar em “criptografar texto selecionado”.
  5. Por fim, uma janela será aberta solicitando a senha.

Dessa forma, você consegue adicionar um nível a mais de proteção às suas notas e informações privadas.

Sistema de organização: Pesquisa x Pastas

Em conclusão, é possível criar um sistema de organização em pastas para que você consiga localizar as suas anotações e arquivos de forma mais rápida e prática.

Aprenda como isto é possível, na prática, com Mauricio Aizawa, no vídeo a seguir:

Seja em casa, no trabalho ou na faculdade, o Evernote tem se mostrado um grande aliado das pessoas que buscam agilidade e produtividade ao lidar com as diversas informações do dia a dia.

O conhecimento não para por aqui

Nós, do Organize na Prática preparamos conteúdo gratuito e de qualidade toda semana para te ajudar a ter uma rotina mais produtiva e ágil. Portanto, veja a seguir os assuntos que podem te interessar também:

Por fim, que tal aprender a organizar a sua vida e fazer o seu tempo render até 2x mais? Clique aqui e aprenda o passo a passo que irá te ajudar a produzir melhor e mais, sem precisar trabalhar mais.  

Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário com a sua opinião e compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais.  

Além disso, aproveite para seguir o Organize na Prática nas redes sociais. Estamos presentes no Instagram. Também disponibilizamos vídeos com conteúdo bacana em nosso canal no YouTube.

MATERIAIS DE REFERÊNCIA

  1. Cadastre-se gratuitamente no Evernote – Clique aqui para começar.
  2. Aprenda a produzir melhor, sem precisar trabalhar mais – Clique aqui para aprender o passo a passo.
  3. Organize os estudos de forma simples e prática com o Evernote – Clique aqui para saber mais.

Organize e Crie novas Rotinas – Clique aqui para ter acesso a nossa Página de treinamentos