Seja você um profissional de TI ou um profissional que utiliza os serviços da área de suporte e tecnologia, tenho certeza de que eventualmente precisa de ajuda, seja para alguma dúvida sobre o computador ou das aplicações que utiliza no dia a dia.

Evernote em Suporte de Sistemas

Em empresas com um sistema de suporte definido, você normalmente precisa abrir um chamado de suporte em algum portal de suporte ou enviar um email para a área para que o atendimento possa ser iniciado.

A grande dificuldade está em se comunicar com a equipe de suporte, relatando todo o problema enfrentado e os erros que se apresentam.

Diversas vezes a dificuldade está em primeiro lugar, como e o que relatar de problema para o suporte.

É comum escutar pedidos da equipe de suporte como:

  • Me informe mais detalhes da dificuldade / erro;
  • Conte me passo a passo como você chegou ao problema;
  • Qual tela do sistema está acontecendo o comportamento estranho;
  • Qual a mensagem de erro aparece?
  • Qual botão você clicou?
  • Qual botão ou informação você digitou para aparecer o erro;

Tenho certeza que já teve que responder algumas ou todas as perguntas que elenquei acima. 🙂

O processo de comunicação como se mostra é sempre uma via de mão dupla, de um lado alguém com dificuldade e precisando de ajuda (normalmente o nosso) e do outro uma equipe (boa parte das vezes) capacitadas mas que muitas vezes não entende o cenário que estamos enfrentando com a aplicação.

Quanto melhor pudermos descrever o problema, com certeza o processo se tornará fluido e mais rápido para se chegar a solução.

Eu sei que dá trabalho, mas aprender a descrever o problema vai facilitar a compreensão do suporte e economizar muito o seu tempo com eles.

(hashtag) #ficaadica!

Evernote em Suporte de Sistemas TI
Evernote em Suporte de Sistemas TI

Como detalhar a minha dificuldade de forma eficiente?

Como mencionei o segredo para você ter uma resposta acertiva mais rápida é detalhar com riqueza as dificuldades que tem enfrentado.

O ideal é você relatar com capturas de tela o problema enfrentado e o passo a passo que realizou para chegar no erro.

Apenas com as capturas de telas, a equipe já consegue ter uma ideia do local onde está acontecendo o problema, a mensagem de erro em si e o fluxo de operação que você estava seguindo. Só nisto já vai economizar bons parágrafos de explicação.

Se você puder nas próprias imagens capturadas adicionar setas, quadros chamativos e anotações de destaque será excelente para o entendimento.

Tudo isso contribui para o entendimento claro de quem está analisará o caso.

Evernote em Suporte de Sistemas - Setas, Quadros e Anotações
Evernote em Suporte de Sistemas – Setas, Quadros e Anotações – Exemplo de quadros, setas e anotações

 

E como começar?

Tá, já entendi a importância, mas como começar?

Se você não sabe como capturar tela, saiba que não é nada complicado.

Veja abaixo como fazer…

Se você utiliza o Windows, no próprio teclado que utiliza no dia a dia, procure pela tecla “PRT SRC” (no parte superior do teclado ao lado da tecla F12). Ao pressionar este botão, a tela de erro ou que deseja mostrar (apresentada no momento) será capturada para a área de transferência do sistema operacional.

Evernote em Suporte de Sistemas - Teclado Windows PRT
Evernote em Suporte de Sistemas – Teclado Windows PRT

Se utilizar o Mac, utilize as teclas de atalho para captura: COMMAND + CONTROL + SHIFT + 3 (captura de toda a tela e armazena na área de transferência) ou COMMAND + CONTROL + SHIFT + 4 (permite a seleção de qual área da tela deseja capturar e armazena na área de transferencia).

Evernote em Suporte de Sistemas - Teclado Mac
Evernote em Suporte de Sistemas – Teclado Mac – Teclas de Atalho

 

Feita a captura da tela, abra o aplicativo do Evernote e cole a tela que você acabou de capturar.

No windows, basta abrir o Evernote, criar uma nota e teclas CTRL + V  (colar da área de transferência).

No Mac, basta abrir o Evernote, criar uma nota e teclas COMMAND + V (colar da área de transferência)

Vai ficar mais ou menos assim.

Evernote em Suporte de Sistemas Tela de Erro
Evernote em Suporte de Sistemas – Exemplo de Tela de Erro

Adicionada a imagem em uma nota no Evernote, você pode clicar com o botão da direita na imagem e selecionar “Anotar nesta Imagem

Evernote em Suporte de Sistemas Anotar nesta imagem
Evernote em Suporte de Sistemas Anotar nesta imagem

Se você não conhece a função de anotações em imagens pelo Evernote, assista e leia nosso vídeo tutorial (Anotações em Imagens e PDF com o Evernote) e aprenda como utilizar as anotações em imagens e arquivos PDF.

Ao realizar anotações, a imagem de erro pode aparecer com maior destaque como no exemplo abaixo.

Veja como ficou mais chamativo para o erro.

Evernote em Suporte de Sistemas Erro Final com anotacoes Evernote
Evernote em Suporte de Sistemas Erro Final com anotacoes Evernote

 

Ajustado com as anotações de destaque, você pode gerar um link desta nota para compartilhar com a equipe de suporte.

Este link poderá ser anexado na abertura do seu chamado de suporte para complementar as explicações.

Evernote em Suporte de Sistemas Compartilhar Link Público
Evernote em Suporte de Sistemas – Compartilhar Link Público

 

Pronto. Com isso tenho certeza de que a equipe de suporte poderá analisar o seu caso mais rapidamente e te orientar prontamente.

Quer ver o exemplo de nota das imagens acima? Clique no link abaixo.

https://www.evernote.com/l/AIVlYl0vKxpPL7UIrfPxROfbpBByws5b1Cw

 

Aula Gratuita

Sabia que você pode ser mais produtivo organizando as informações que lida diariamente? Seja na vida pessoal como profissional todos nós precisamos ter mais organização. Oferecemos uma aula totalmente gratuita para você aprender a tirar o máximo do Evernote.

Faça a sua inscrição e tenha acesso imediato. Você vai se surpreender com o que é possível fazer com o Evernote. Mais de 3.100 alunos já assistiram esta aula.

Faça a inscrição gratuita por aqui.

Veja o que dizem

Evernote - Comentários

Obrigado

Mauricio Aizawa


Mauricio Aizawa
Mauricio Aizawa

Empresário, professor e fundador da Organize na Prática (organizenapratica.com.br), empresa de treinamentos e consultoria com foco em produtividade pessoal e empresarial. Graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia de Software pela Universidade de São Paulo e MBA Executivo pelo Insper. • Profissional certificado pela Evernote para implantação do Evernote Business. • Mais de 15 anos de experiência com implementação de sistemas corporativos e otimização de processos na área de relacionamento com clientes, gestão empresarial, automação de marketing e business intelligence.